Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Café nos eixos

A forte oscilação nos preços internacionais do café arábica registrada nas últimas semanas tende a perder força, avaliam analistas de mercado. O grão registrou valorização de quase 20% em três semanas, fortemente influenciado pelas condições climáticas nos campos brasileiros, que colocam em risco o desempenho da próxima safra. Os preços chegaram a uma máxima de dois meses, perto de US$ 1,37 por libra-peso na semana.

Depois do salto, o mercado avalia que os futuros do arábica na bolsa de Nova York deverão encerrar o ano em torno de US$ 1,40 dólar e pairar perto desse nível no primeiro trimestre do próximo ano. “Eu não acredito que estamos em um mercado altista. Este é apenas um platô que atrasa a tendência de queda para o arábica”, disse um analista colombiano de café.

Diante desse cenário o clima tende a assumir papel decisivo. “As chuvas têm que aparecer em algum momento. Nós só achamos que ainda há [tempo] para o florescimento [no Brasil] ficar bem”, disse Jorge Cuevas, diretor de café da importadora Sustainable Harves.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.