• Carregando...

A forte oscilação nos preços internacionais do café arábica registrada nas últimas semanas tende a perder força, avaliam analistas de mercado. O grão registrou valorização de quase 20% em três semanas, fortemente influenciado pelas condições climáticas nos campos brasileiros, que colocam em risco o desempenho da próxima safra. Os preços chegaram a uma máxima de dois meses, perto de US$ 1,37 por libra-peso na semana.

Depois do salto, o mercado avalia que os futuros do arábica na bolsa de Nova York deverão encerrar o ano em torno de US$ 1,40 dólar e pairar perto desse nível no primeiro trimestre do próximo ano. “Eu não acredito que estamos em um mercado altista. Este é apenas um platô que atrasa a tendência de queda para o arábica”, disse um analista colombiano de café.

Diante desse cenário o clima tende a assumir papel decisivo. “As chuvas têm que aparecer em algum momento. Nós só achamos que ainda há [tempo] para o florescimento [no Brasil] ficar bem”, disse Jorge Cuevas, diretor de café da importadora Sustainable Harves.

42,1 milhões de sacas

beneficiadas de café deverão ser produzidas pelo Brasil em 2015, conforme previsão da Companhia Nacional de Abastecimento. Índice é 7% inferior ao consolidado no ano anterior, sendo fortemente influenciado pelo clima.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]