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| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

A Agência Esfera está autorizada a negociar com empresas do Paraná e de Santa Catarina pacotes corporativos para todas as cidades sede da Copa do Mundo de 2014. Responsável pela organização da Rio + 20, ela vai revender pacotes de hospitalidade que incluem ingressos, em camarotes e na arquibancada, e serviços exclusivos para os funcionários de companhias. Em entrevista à repórter Lana Canepa, o proprietário Julcio Torres (foto) conta como recebeu o convite.

Como foi a negociação?

Foi uma surpresa agradável. Fomos convidados como empresa parceira. A empresa MH (Match Hospitality), que é autorizada pela Fifa para o trabalho, fez contato por telefone para saber do nosso interesse. Quando eles nos chamaram era para a Copa do Mundo e para a Copa das Confederações, mas não havia mais tempo para o torneio deste ano. Achei uma grande Após o primeiro contato veio uma lista grande de exigências que a gente teve de responder. Foi muito trabalhoso, mas tranquilo.

Quanto vão custar os pacotes?

A Match Hospitality definiu cinco categorias para a comercialização. São pacotes corporativos para pessoa jurídica e ingressos específicos para pessoas físicas. Uma pessoa pode seguir os jogos da seleção brasileira investindo de US$ 700 a US$ 2,5 mil.

Os valores são os mesmos para todo o Brasil?

Os valores da compra de pacotes corporativos variam de cidade para cidade, e são vendidos somente a partir de quatro ingressos, sendo um para cada jogo na mesma cidade sede. O investimento mais em conta é para as cidades de Cuiabá, Natal, Manaus e Curitiba, onde o pacote tem valor inicial de US$ 2,35 mil.

E qual é o público alvo?

Qualquer empresa que tenha plano de relacionamento com os clientes, mas estamos dando preferência para a nossa carta de clientes, primeiramente, e depois para as grandes companhias do Paraná e Santa Catarina.

Qual a estrutura de vendas?

Definimos estratégias e montamos uma equipe para cada estado, mas tudo concentrado em Curitiba. A equipe é formada por profissionais que já atuam na comercialização de feiras e patrocínios de grandes eventos.

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Positivo administra expectativa

Apesar da pressão em torno da possibilidade de venda das operações nas área de educação e gráfica, o presidente do grupo Positivo, Helio Rotenberg, diz que continua a tocar os negócios normalmente. "Estamos tranquilos, não interrompemos nenhum projeto", diz ele, que prefere não falar das negociações. A iniciativa de vender a área de educação partiu do próprio Positivo que contratou os bancos Credit Suisse e BTG para representar as famílias sócias do grupo.

O Positivo avalia o negócio entre R$ 2 bilhões e R$ 2,5 bilhões e estaria conversando com fundos e com empresas. Uma outra solução seria lançar ações, mas o mercado acionário brasileiro vive um momento de baixa, o que torna essa possibilidade mais difícil. O grupo, que já tem a Positivo Informática com ações na bolsa, tem interesse em vender os colégios, o curso pré-vestibular e a universidade, além do sistema de ensino (com apostilas) e a área gráfica.

Cruzeiro vai para SC

O navio Grand Mistral, da Ibero Cruzeiros, programou sete operações em Itajaí e uma em São Francisco do Sul para a próxima temporada 2013/2014. É o terceiro ano que a companhia faz cruzeiros a partir de Santa Catarina. A cada saída, são mais de 100 passageiros que, antes de poderem embarcar aqui no Sul, se deslocavam até Santos ou Rio de Janeiro. Para esta temporada, sem vaga para atracar em Itajaí dia 27 de janeiro, a Ibero incluiu São Francisco do Sul no roteiro para acomodar os clientes.

"A logística em São Chico é mais fácil para o transfer de passageiros para ida e volta, a partir de Itajaí", explica Dario Parazzoli, gerente de Operações do Grupo Costa (Costa Cruzeiros e Ibero Cruzeiros). Segundo Parazzoli, Paranaguá não seria uma alternativa agora, por causa da distância. "Mas nenhum porto está descartado. Precisamos pesquisar a região, ver o potencial turístico, para temporadas futuras", diz. A caça a novos portos começa em março do ano que vem.

Mais duas

Com um cronograma acelerado, a gaúcha Panvel inaugura mais duas farmácias em Curitiba nesta semana, uma no Centro e outra no Cabral. Com isso, a rede chega a 18 unidades na capital e caminha para as 30 lojas que pretende abrir até o fim do ano, num investimento total de R$ 9 milhões e cerca de 200 empregos.A Panvel administra 300 lojas nos três estados da Região Sul.

Entre as melhores

Os empresários paranaenses Ricardo Fachin e Fábio Michalak Hauagge, diretores da FH Consulting, comemoram a colocação entre as dez melhores do Brasil no ranking que lista 80 empresas de terceirização na área de tecnologia. O resultado vai ser divulgado pela revista Série Estudos ainda neste mês. A FH Consulting foi fundada em 1999, tem sede em Curitiba, filiais em São Paulo (SP) e São Leopoldo (RS), e escritórios na Espanha e na Alemanha. Na carteira de clientes estão empresas como Grupo Boticário, Leão Júnior (Grupo Coca-Cola), Kraft Foods (Mondelez), Spaipa, Get Net, Duas Rodas Industrial, Bunge, Cacau Show, Embratec, Stemac e Cia Providência.

Agenda

Em 4 de julho, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Paraná (Ibef-PR) realiza ciclo de palestras abordando as responsabilidades legais dos administradores. Entre os conferencistas, o superintendente do Grupo Liberty Brasil, Klaus Barretta, e o advogado Ricardo Becker, da Becker, Pizzatto & Advogados Associados, tendo como mediador Christiano de Oliveira, diretor regional da Fesa para os estados do Paraná e Santa Catarina. Informações: (41) 3016-2499 e inscricao@ibefpr.com.br

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