• Carregando...
 | Marcos Ravagnani
| Foto: Marcos Ravagnani

O novo portal da New Line Operadora de Turismo está quente e fresquinho, de tão novo que é. O comentário é do gestor da empresa, Antonio Tody Navarro (foto), sobre a ferramenta lançada nesta semana para agilizar a rotina dos agentes de viagem que trabalham com a operadora. O portal faz o link direto entre o agente e o fornecedor e possibilita que as reservas de hospedagem e passagens aéreas sejam negociadas on-line e recebam confirmação imediata. A New Line chega aos 20 anos de mercado com novo fôlego, depois do arrendamento da empresa, com sede em Curitiba, pela Nascimento Turismo, de São Paulo, há quase dois anos. A parceria ampliou os pontos de venda e a rede de fornecedores. Navarro conversou com a jornalista Anna Paula Franco sobre o desempenho da companhia e as projeções de crescimento para 2013.

Como a nova ferramenta vai ajudar os agentes de viagem?

O site antigo foi desativado e acabamos de lançar o novo portal da New Line (www.newline.tur.br). É ele que vai colocar o agente de viagem em contato direto com o fornecedor do produto que o passageiro pretende contratar quando compra uma viagem, seja na hotelaria ou nas reservas aéreas. E isso pode ser feito on-line, na frente do consumidor, alterando as categorias de hospedagem ou horários de voos, a partir do perfil desse cliente. É uma agilidade que antes não havia. O operador fazia cotações e encaminhava para aprovação do passageiro. Agora tudo pode ser feito on-line, como nas operadoras ‘ponto com’. A diferença é que mantemos o suporte 24 horas para atendimento do consumidor, em caso de imprevistos.

Qual a principal característica da New Line?

Desde que foi criada, em 1993, a New Line sempre trabalhou com atendentes que também são operadores, ou seja, que têm contato com fornecedores locais e negociam o melhor preço. Essa característica dá aos nossos operadores mais agilidade nas negociações. E o novo portal vai tornar tudo ainda mais rápido. Em 30 dias, devemos cadastrar mil agências de viagens para uso da ferramenta. A previsão para os próximos três meses é aumentar as vendas em até 30%.

Qual foi o resultado do arrendamento da New Line pela Nascimento Turismo?

A New Line superou a crise com a parceria da Nascimento, que viu na empresa uma boa oportunidade de investimento. No último trimestre (abril, maio, junho) tivemos um aumento de 42% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. E a projeção para 2013 é crescer 20%.

* * * * *

A economia subterrânea

A produção de bens e serviços não informados ao governo – também conhecida por economia subterrânea – registrou em 2012 o menor nível em dez anos. A taxa correspondeu a 16,6% do PIB (Produto Interno Bruto, conjunto de bens e serviços produzidos). Em valores, somou R$ 730 bilhões, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco) e do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). A marca foi alcançada no ano em que a economia teve alta de apenas 0,9% e representa queda de 0,3 ponto percentual em relação a 2011.

O que explica esse comportamento é o mercado de trabalho forte, com geração de empregos formais. Mas é preciso considerar que, apesar de o quadro ser positivo, o Brasil ainda está distante de níveis internacionais de informalidade, que giram em patamares de 10%. Além disso, a informalidade pode voltar a crescer com os sinais de esgotamento do emprego, da renda e do crédito.

De mudança

A construtora e incorporadora Gafisa – que reúne as marcas Gafisa e Tenda– chegou ao mercado imobiliário curitibano em 2009 e depois de quatro anos pode estar de malas prontas: funcionários foram informados que serão realocados para outras unidades, no interior de São Paulo, porque a construtora estaria encerrando as operações em Curitiba nos próximos meses, com a finalização de alguns empreendimentos.

A empresa, por meio da assessoria de imprensa, nega que as atividades no Paraná estejam perto do fim e afirma que não há planos para deixar de atuar na cidade.

Novo Bristol no Ceará

A rede paranaense Bristol Hotéis e Resorts, especializada em administração hoteleira, será a marca do hotel que a Sibi Empreendimentos vai construir em Maracanaú, no Ceará. Com 242 apartamentos e na categoria executiva, o novo hotel Bristol deve ficar pronto em 2014. A empresa paranaense tem 13 hotéis em operação e mais 20 em negociação em todo o país.

"A maior parte dos nossos contratos são de hotéis novos, que foram construídos a partir de projetos propostos pela administradora", explica o diretor de novos negócios, Carlos Gava. A meta da rede é chegar a 20 hotéis em 2015 e já está praticamente fechada. "Temos sete hotéis já contratados, em diferentes fases de acabamento, que entram em atividade em até dois anos". Em março de 2014, a Bristol abre um em Belo Horizonte.

Tirol nos Campos Gerais

A catarinense Tirol Laticínios Ltda decide nos próximos dias o município dos Campos Gerais em que vai instalar um laticínio de R$ 140 milhões. Cinco cidades da região estão na disputa, entre eles Castro e Ponta Grossa. A fábrica vai processar produtos como leite e derivados de longa duração.

Terceiro no ranking nacional de produção de leite, com uma produção de 3,81 bilhões de litros por ano, o Paraná venceu a parada sobre o Rio Grande do Sul na localização do investimento. Hoje, o estado conta com 301 estabelecimentos de laticínios, de pequeno e grande portes.

Agenda

Nesta terça, 16, a ABRH-PR (Associação Brasileira de Recursos Humanos) promove bate-papo sobre Empreendedorismo, com apresentação de experiências concretas de empreendedores de sucesso. O evento será na Escola de Gestão da Fiep, a partir das 19h30. Informações: (41) 3262.4317 ou http://www.abrh-pr.org.br/

Na sexta, 19, o presidente da Federação do Comércio do Paraná, Darci Piana, lidera as homenagens aos empresários do setor que se destacaram em 2012. Será às 20 h, no Centro de Eventos Expo Unimed, com jantar de adesão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]