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Dólar

A especulação eleitoral e os sinais de que o Fed, banco central dos EUA, vai subir os juros antes do previsto, fizeram o dólar chegar a um novo patamar, de R$ 2,37.

Em baixa

Comércio

As vendas do comércio de Curitiba em agosto caíram 6%, na comparação com o ano passado, segundo a pesquisa ACP/Datacenso. O Dia dos Pais foi magro.

Não é um acaso a notícia de que a desigualdade cai muito pouco no país – segundo os dados da PNAD, revisados na sexta, o índice de Gini, que mede a desigualdade, ficou em 0,495 em 2013, contra 0,496 em 2012. Esse é um dos efeito da combinação de inflação alta e crescimento baixo dos últimos três anos. E isso que 2014 ainda não está na conta.

INFOGRÁFICO: Veja as projeções para o crescimento do PIB das maiores economias do mundo

Neste ano, o tema da desigualdade entrou com força na pauta econômica por causa do livro de Thomas Piketty, O Capital no Século 21. Mas é em um estudo do Fundo Monetário Internacional, também publicado neste ano, que está um dos insights mais importantes sobre o tema. Três economistas do banco concluíram que o aumento da desigualdade causa uma queda no crescimento. Se a desigualdade cai, o crescimento aumenta. É uma relação de causa e efeito. O Brasil precisa prestar atenção nos dados, por mais que não sejam tão ruins quanto divulgado inicialmente.

A questão que vem na sequência é: o que causa a desigualdade? No caso brasileiro, há uma combinação de inflação razoavelmente alta (a renda do trabalhador menos qualificado é menos protegida do aumento de preços), perda de impacto dos programas sociais (o Bolsa Família eleva a renda até um certo ponto) e sistema tributário injusto. Estudos do Banco Mundial sobre taxação colocam o país entre os poucos do mundo com um sistema tributário regressivo. Quem tem menos, paga mais. Este é, portanto, um bom momento para o país voltar a discutir uma reforma tributária decente e os investimentos em educação profissional que façam com que a renda do trabalho cresça mais rapidamente.

Matte Leão

Há algum tempo a Coca-Cola vinha mudando o posicionamento da marca Matte Leão, comprada em 2007. Ela vinha sendo associada sutilmente à sua marca global de chás, a Fuze. Agora, a mudança vai ficar mais visível com uma campanha que chega à TV e que traz a marca Leão Fuze. O tradicional Matte Leão continua existindo, mas os outros produtos da linha, como chás com sabores de frutas, trazem a Leão Fuze como sua marca.

Mestre Cervejeiro

A rede de franquias curitibana Mestre-Cervejeiro.com inaugura nesta semana sua sexta loja. Curiosamente, é a primeira da marca em Curitiba. A empresa surgiu como um site e consultoria sobre cervejas e acabou entrando no mundo das franquias. O objetivo é inaugurar outras sete lojas franqueadas até o início do ano que vem. Já existem pontos de venda no interior do Paraná e de São Paulo, e a expansão deve levar o negócio para Santa Catarina, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Venture Fórum

O Paraná foi bem representado no último Venture Fórum Sul-Brasileiro. Sete das dez empresas que apresentaram seus cases para possíveis investidores eram do estado. Entre os candidatos a investimento estavam a Carob House, que produz chocolate de alfarroba, e a Daysoft, que produz sistemas de monitoramento de doentes crônicos.

LinkedIn

O LinkedIn realiza na terça-feira o 10º Encontro Networking Curitiba, um evento pensado para ser um canal de networking presencial patrocinado pela rede social, que é focada no mundo corporativo. No evento, haverá uma apresentação do jornalista Cristiano Santos e também um bate-papo com a gerente sênior de comunicação para a América Latina da companhia, Fernanda Brunsizian. As inscrições são feitas pelo site www.networkingcuritiba.com.br/inscricao.

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