• Carregando...

Quem nunca passou por problemas pessoais e profissionais na vida? Eu, particularmente, não conheço ninguém. Porém, se por um lado não conheço um indivíduo sequer que nunca teve problemas, por outro conheço alguns, e estes se destacam justamente por isso, que quando encontram um obstáculo pela frente acabam tirando algum proveito da situação no final. É o que chamamos, como forma de elucidar, de resiliência.

É o caso de Julio, um senhor já com seus 50 e poucos anos que, depois de subir na vida, caiu drasticamente, perdendo tudo o que conquistou, mas não perdeu a vontade de vencer na vida. Julio começou a trabalhar muito cedo, na pequena fazenda de seus pais, como peão. Era uma fazenda simples, porém o jovem sabia da importância de cuidar dos bens de sua família, mesmo que estes futuramente viessem a ser divididos com seus outros 13 irmãos. Dedicando-se à rotina de capinar, ordenhar vacas e explorar a terra que possuíam, Julio, sem querer, descobriu uma pequena mina de pedras preciosas ali mesmo na propriedade.

Como a descoberta foi do jovem rapaz, seus pais acharam mais do que justo dar boa parte dos lucros para ele. Tomado pela empolgação do momento, Julio largou seus estudos (ele ainda não havia chegado ao ensino médio) e passou a se dedicar única e exclusivamente à sua mina. Os anos passaram e o rapaz, já adulto, adquiriu pequenos terrenos na cidade interiorana em que morava, casou-se e teve filhos, e passou a se dedicar a uma nova carreira, a da política. Julio não tinha mais uma mina, mas sim pequenas minas espalhadas pela região, fazendas com gado leiteiro e uma promissora carreira política. Em sua primeira candidatura para prefeito, venceu e, por seis anos (naquela época era o tempo em que durava cada mandato), liderou uma pequena cidade do interior de Minas. Até hoje o que se comenta é que ele foi o melhor prefeito que a cidade já viu.

Porém, talvez por causa de sua falta de formação, Julio começou a meter os pés pelas mãos e executar uma besteira atrás da outra. Primeiro fez empréstimos altos a pessoas não idôneas e que nunca pagaram as dívidas. Para não ficar também endividado, vendeu parte de suas propriedades e adquiriu propriedades de menor valor, o que, futuramente, ocasionou sérios problemas de investimentos mal sucedidos. E, assim, seu patrimônio adquirido de forma admirável foi se esvaindo e, quando menos esperava, Julio não tinha mais nada para chamar de seu.

Sua vida deu uma guinada para baixo muita bruscamente e ele, sem saber o que fazer para reverter a situação, entrou em uma profunda depressão. Foram alguns anos desempregado, dependendo do salário de sua esposa. Suas filhas perderam regalias e nem mesmo com um bom estudo puderam mais contar. Até que, passado um tempo, resolveu tomar uma importante decisão. Vendeu seu carro, único bem que lhe sobrara, para fazer dinheiro e investir em uma viagem. Como grande parte dos brasileiros, foi para o exterior trabalhar. Hoje ele voltou a ganhar dinheiro, embora não tanto quanto tinha antigamente. Entretanto, mesmo indo ao fundo do poço, buscou forças para se reabilitar e voltar a viver, sem muitos luxos, mas dignamente.

Resiliência é um termo importado da física que define os materiais que têm a capacidade de resistir a choques. A matéria em questão pode até se deformar, porém consegue voltar ao seu estado original. Com Julio foi assim: depois das rasteiras que a vida lhe deu, ele se "deformou" mas, depois de entender e aceitar as perdas, voltou a seu estado original, tornando-se novamente um homem batalhador e que não tem medo de pegar no pesado para subir na vida. Suas premissas básicas de honestidade e idoneidade foram mantidas e hoje o guiam da mesma forma que sempre, erguendo-o novamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]