• Carregando...

Ao fazer a declaração final do Imposto de Renda (IR) referente ao espólio de seu falecido pai, leitor da coluna ficou estarrecido ao constatar que a base de cálculo do IR era inferior ao limite da declaração de ajuste anual e mesmo assim apurou imposto a pagar.

Pergunta se para o espólio não há deduções e quais seriam as alíquotas e tabelas utilizadas para que o cálculo do IR seja tão diferente da declaração de ajuste anual.

Modelo único

Em uma palavra, pode-se afirmar que a distorção decorre do tipo de formulário imposto pela Receita Federal para a declaração final do espólio, embora sejam permitidas todas as deduções legais nessa declaração especial.

Em outras palavras, na declaração final de espólio não pode ser usado o modelo de formulário simplificado, aquele em que são substituídas todas as deduções por um desconto geral de 20% dos rendimentos brutos até o limite estabelecido a cada ano. Trata-se do chamado desconto padrão.

Na declaração final de espólio adota-se o formulário conhecido como modelo completo de declaração, em que se permite a utilização de todas as deduções legais, como contribuições à previdência oficial e complementar, dependentes, despesas com instrução, despesas médicas e pensão judicial (ou por escritura pública), além de despesas apuradas em livro caixa.

Outro detalhe importante nesse tipo de declaração diz respeito ao limite de isenção e às alíquotas progressivas, que são contados de janeiro até a data da sentença ou escritura. No caso desse contribuinte, em que o inventário foi ultimado em setembro do ano passado, a tabela mensal do Imposto de Renda deve ser multiplicada por nove meses para obtenção de uma segunda tabela (distinta da anual) para o período aplicável ao espólio.

Exemplo

Limite de isenção do IR pela tabela cheia: R$ 21.453,24; isenção do IR para o caso: 9 x 1.787,77 = 16.089,93.

Em resumo, o inventário é mero sepultamento jurídico da pessoa física. A entrega da declaração final de espólio constitui o derradeiro tijolinho que se coloca no túmulo do súdito para fechá-lo. Mas ainda é preciso o Darf para o lacre final.

Só a partir deste momento o falecido pode descansar em paz. É a lei do Leão!

No vão da jaula

Para esclarecer dúvidas do Imposto de Renda, a FAE Centro Universitário mais uma vez desenvolve o seu tradicional projeto Amansando o Leão. A ação, que orienta gratuitamente os cidadãos quanto às dúvidas das pessoas físicas, acontecerá em diversos pontos de Curitiba e em São José dos Pinhais até o dia 26 de abril.

Serão solucionadas dúvidas relacionadas a cônjuges, bens imóveis quitados ou financiados, rendimentos de aposentados, autônomos e demais profissionais, inclusão de dependentes e alimentados, despesas com educação e saúde, etc.

É necessário levar cópia da declaração anterior do IR (caso tenha declarado) e os informes de rendimentos do ano passado. Os atendimentos devem ser agendados pelo telefone 0800-727-4001. Doações de alimentos não perecíveis são bem-vindas.

Os locais de atendimento são: Shopping Água Verde, nos dias 11 (sábado), das 10h às 20h, e 12 (domingo), das 14h às 20h; FAE São José dos Pinhais - Núcleo de Prática Jurídica, no dia 18 (sábado), das 9h às 17h; Shopping Total, dia 19 (domingo), das 14h às 20h; Hall de Entrada FAE (Rua 24 de Maio, 135 – Centro – Curitiba – PR), dias 22 e 23 de abril, das 9h às 17h; e no Shopping Cidade, nos dias 25 (sábado), das 10h às 20h, e 26 (domingo), das 14h às 20h.

Carf

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), diante das bombásticas denúncias de manipulação de julgamentos de recursos submetidos à sua deliberação, suspendeu todas as sessões marcadas para este ano. Será reprogramada nova agenda de julgamento, sem prejuízo do total de sessões previstas para 2015. Uma lástima que um tribunal administrativo com tão caudaloso histórico de idoneidade esteja agora exposto à execração pública. Todavia, é imperioso separar o trigo do joio. Ilustres juristas e destacados magistrados escreveram páginas de ouro em suas passagens como conselheiros do importante colegiado, composto de representantes do fisco e da sociedade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]