• Carregando...

A intenção pode ter sido das melhores, mas o resultado foi o pior possível. Ao inovar o visual de sua página na internet, a Receita Federal complicou a vida de milhões de contribuintes, contadores, cidadãos comuns e, pasmem, da maioria dos seus próprios agentes.

Dia desses, uma servidora lotada na Delegacia da Receita Federal em Curitiba revelou ao colunista que ela e a maioria de seus colegas ainda não tinha assimilado onde estava a suposta facilidade ou praticidade de acesso às informações e aos serviços disponibilizados aos súditos pelo referido sítio.

De fato. Para quem estava acostumado com a grade anterior de serviços do órgão (emissão de certidões, consulta à legislação e ao CPF, por exemplo), agora perde muito tempo para acessar as mesmas informações. O acesso deixou de ser simples e direto.

Esta é a opinião de contadores e outros profissionais da área. Veja-se o caso da busca de informações relacionadas ao Cadastro das Pessoas Físicas (CPF). Agora ficou bem mais complexa. O link de acesso a esse serviço, localizado na parte final da lateral direita da atual página eletrônica da Receita, pede para o interessado acessar outro link. Feito isso, a informação procurada só é disponibilizada para quem possui senha de acesso ou certificação digital. Do contrário, o cidadão irá desperdiçar preciosos minutos para descobrir que deve acessar um terceiro link, que nada mais é senão a lista de serviços constantes da página anterior.

O visual da página também perde pontos na questão de atrair ou não o interesse dos consulentes. O predomínio da cor azul-fralda cansa a vista dos mortais e não ressalta itens importantes, habitualmente visitados pelos contribuintes.

Enfim, se a cara do Leão já não é convidativa, com essa maquiagem ganhou palidez cansativa e pouco transparente.

E se a página for visitada pela primeira vez pelo cidadão comum, certamente ele ficará estressado ao final da consulta. Não encontrará o menor conforto nem a mínima comodidade.

Mas nem tudo está perdido. O novo sítio do Leão exibe um vídeo com a fala do secretário da Receita Federal enaltecendo a fiscalização nas fronteiras. O combate aos crimes de contrabando e pirataria agora podem ser acompanhados em tempo real, de forma "simples e direta"..

Estamos muito interessados nisso!!!

Afinal, somos apenas míseros e indefesos súditos pagantes dos tributos internos, nada além de escravos diuturnos de obrigações acessórios, como preenchimento de Dctf, Dfc, Dirf, Dimob, Dimof, Dmed, Dacon, D-Cide, Dcp, Decred, e tome "D".

Os contrabandistas, que dispensam CPF e qualquer declaração para as suas façanhas, de fato, ficarão lisonjeados com essa propaganda online, gratuita, em tão sóbrio sítio eletrônico.

No vão da jaula

A Receita Federal alerta para as mensagens falsas continuam se espalhando pelo correio eletrônico em seu nome A mensagem falsa busca iludir o cidadão ao avisá-lo sobre supostas divergências na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física do exercício 2012, e orientá-lo a abrir arquivos e links para uma pretensa regularização.

Segundo a Receita, sempre invocando "urgência", iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, com a utilização de nomes e timbres oficiais. Também estimulam o contribuinte a responder questionamentos ou instalar programas nos computadores utilizados, que, assim, acabam por repassar dados pessoais e fiscais aos fraudadores. A orientação é no sentido de não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]