Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Giovane Ferreira

Em debate, a cadeia da carne e do leite

Centenas de profissionais, produtores, clientes e consumidores se encontram nesta semana em Curitiba para discutir os desafios e tendências em carnes e lácteos. Tecnologia, indústria, mercado, políticas públicas, sanidade e segurança alimentar estão entre os temas que serão abordados em palestras, seminários, cursos e mesas redondas com a presença de especialistas do Brasil e do exterior. Eles participam da Tecno Food Brasil – Feira Internacional de Proteína Animal e da Merco Lactea Milk Fair – Feira Internacional de Produtos Lácteos.

O evento vai reunir fabricantes de equipamentos e fornecedores de serviços e tecnologia da indústria frigorífica nacional e internacional e de outras áreas essenciais à promoção do setor. Um dos objetivos dos organizadores é discutir a integração entre os elos da cadeia produtiva, da produção primária ao mercado interno e internacional, como sistemas de produção. Os temas e nomes da programação sugerem um debate sobre a qualidade do produto e do serviço como condição ao desenvolvimento sustentável e ordenado do setor.

Promovidos pela iniciativa privada, tanto o Tecno Food quanto o Milk Fair conferem destaque especial ao Paraná. Não apenas como estado-sede do evento, mas como um dos grandes produtores e exportadores de carnes e lácteos do país. Liderada pela Adapar, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, a presença do estado na iniciativa traduz a importância e relevância dessas duas cadeias produtivas paranaenses. Do leite ao frango, dos suínos aos bovinos de corte, a pecuária envolve milhares de produtores, abastece milhões de pessoas e gera divisa de milhões de reais e milhões de dólares à economia.

A considerar alguns dos aspectos fundamentais aos sistemas de produção e consumo, a Adapar está à frente de um dos debates mais abrangentes do evento. O seminário Qualidade, mercado e comunicação na cadeia produtiva, coordenado pelo diretor-presidente Inácio Afonso Kroetz, vai tratar de boas práticas na produção (custos e lucratividade), acesso aos mercados, potencial do mercado brasileiro, inspeção de produtos, controle de resíduos e comunicação. Este último, sob a responsabilidade do Agronegócio Gazeta do Povo, que tem defendido e posicionado a comunicação como um dos elos da cadeia produtiva do agronegócio.

A Tecno Food e a Merco Lactea ocorrem de terça a quinta-feira no ExpoTrade Pinhas, Região Metropolitada de Curitiba. O seminário da Adapar com a participação da Gazeta ocorre na quinta-feira no auditório Barreirinha. Outras informações sobre o programa no site www.tecnofoodbrazil.com.br

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.