• Carregando...

Daniel Gilbert, professor de Psicologia da Harvard University, diz que somos péssimos em prever o que nos fará realmente alegres. Pensamos que seremos felizes ao obter uma promoção, ao ganhar um bebê ou na mudança do cenário econômico. Gilbert sugere que façamos um teste antes de implementar uma grande mudança.

Passar um mês numa pequena cidade será muito valioso para aqueles que sonham em fugir dos engarrafamentos e da violência das grandes cidades. Escolher algumas ações e acompanhar seus preços, durante um ano, será um ótimo test-drive para um produto que sempre traz grandes incertezas.

Antes de comprar um consórcio, de trocar de casa ou de mudar de emprego, teste suas idéias. Comece perguntando a alguns amigos, sugere Bárbara Hawkins. Fuja daqueles que habitualmente pensam como você e que sempre aprovam suas decisões. Para um exame mais confiável, prefira pessoas que pensem diferente, que muitas vezes lhe causam irritações. Elas tendem a ser mais rigorosas na análise.

Depois de tomar a decisão, avalie suas conseqüências. Na medida do possível, depois de um ano, compare o desempenho de sua escolha. Será que valeu a pena? Teria sido melhor continuar investindo em um fundo de renda fixa ou em imóvel mais simples? Ou num fundo de ações mais conservador?

Bem-Shahar, também de Harvard, revelou que a alegria gerada por um ganho financeiro passa rápido. Mais importante do que a felicidade gerada por sua conta bancária são as sensações de significância e de prazer.

Exercícios físicos regulares, uma boa noite de sono e o convívio com amigos costumam dar melhores resultados para os que buscam felicidade do que os ganhos financeiros proporcionam. James Montier, um estrategista do mercado acionário, afirma que sexo, de preferência com alguém que você ama, funciona muito bem. "Sexo é constantemente apontado entre os maiores geradores de alegria", diz o financista. E ele completa: "o que você está esperando?"

O leitor pergunta:

O Ibovespa bateu novo recorde. Já não foi longe demais?Os mercados são pouco previsíveis. O ciclo de alta das commodites pode trazer ainda mais alegrias. Continuo otimista, de forma conservadora. Se você tem menos de 50 anos e não tem dívidas, não deixe de investir em ações e também numa boa reserva de renda fixa.

E-mail: mauro@halfeld.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]