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 | Mauro Campos
| Foto: Mauro Campos

Quando se fala em arquitetura de shopping centers, o nome Dória Lopes Fiuza é referência nacional. Atuando em diversos estados, e cada vez mais em cidades do interior que recebem novos shoppings, os três sócios – Manoel Dória, José Vicente Lopes e Waldeny Fiúza – comandam uma equipe de quase 40 pessoas e estão sempre antenados, buscando as inovações nesse mercado competitivo. Formados pela UFPR em 1988, eles são amigos desde o tempo de faculdade, quando se encontravam fora das salas de aula para trocar ideias sobre arquitetura e política estudantil. A sociedade entre os três só aconteceu depois de alguns anos, quando Lopes e Fiuza já mantinham um escritório e Dória se uniu aos amigos. O clima de amizade se espalha pela empresa, mas o profissionalismo não sai da pauta. Entre um projeto e outro para shoppings, supermercados e edifícios, e viagens a trabalho para Florianópolis e São Paulo, Manoel Dória conversou com a coluna. 

Como está o mercado de shopping centers?

O segmento é competitivo e se atualiza constantemente. Costumo dizer que shopping center é um ser em mutação. Grandes centros de compras devem seguir as tendências mundiais de consumo, que mudam rapidamente.

O quê vem mudando?

Assim como os supermercados deixaram de ser "caixotes" e seguem agora um conceito de loja, hoje os shoppings estão mais eficientes, preocupados com o bem-estar dos usuários e questões de sustentabilidade. Equipamentos de acessibilidade adequados, malls amplos e iluminados e acesso facilitado são itens fundamentais. Hoje há, cada vez mais, a integração com outros empreendimentos de serviços e até residenciais.

Arquitetura para shoppings tem outras particularidades?

Há muitos detalhes que só conhece quem atua com o segmento. Além de projetos para novos shoppings, trabalhamos bastante com renovação. Depois de alguns anos, todo shopping precisa passar por uma repaginação. Uma das dificuldades é fazer obras com tudo funcionando. Então o projeto tem que prever a logística, pois o shopping não pode parar. No caso dos novos, a instalação de um shopping center determina uma nova ocupação urbana. Os projetos devem prever espaços multiusos, que sejam totalmente integrados ou inseridos no entorno urbano. 

Existe uma tendência atual em arquitetura para shoppings?

Muito do projeto é determinado pela localização, tamanho do terreno e perfil do empreendimento, mas os shoppings horizontais vêm se destacando como os mais eficientes tanto na técnica quanto no operacional, e também comercialmente. A arquitetura passou a ser a verdadeira âncora de um shopping. É preciso investir em estratégias que reproduzam cenários urbanos do dia a dia, sem perder de vista o conforto, a segurança e a convivência.

O projeto do Jockey Plaza Shopping Center segue esses conceitos?

Sim, o shopping terá dois pavimentos de lojas totalmente integrados, malls amplos, muita luz natural e pés-direitos majestosos. A praça de alimentação e muitas lojas terão vista para o hipódromo. O usuário terá sensações diferentes em cada ponto, percebendo a harmonização proposta na arquitetura. Os empreendedores, Grupo Tacla, Paysage e Casteval, preveem movimentação mensal de 1,2 milhão de visitantes, em uma região da cidade que ainda não possuiu um grande equipamento de varejo, serviços e lazer.

* * * * *Leveza e modernidade

Pablo Contreras

O apartamento decorado do plantão de vendas do EOS Barigui, assinado pela arquiteta Juliana Longo Raad, revela o conceito do novo empreendimento da construtora Laguna. Com arquitetura minimalista e contemporânea, o edifício proporciona vista privilegiada para o Parque Barigui nas 42 residências suspensas, todas voltadas para a face norte. O hall de entrada e elevador privativos foram incorporados ao projeto da unidade decorada, oferecendo uma experiência de compra ainda mais próxima da realidade. O aproveitamento de muita luz natural, uso de vidro, cores claras e tons neutros, além da geometria com poucos elementos, se alinham ao conceito do EOS. O plantão fica na Rua Padre Agostinho, 2545. 

Sucesso de vendas

Com descontos a partir de 10%, o Feirão Digital da Apolar Imóveis completa um mês de lançamento com resultados bastante positivos. De acordo com o diretor comercial da imobiliária, Helio Alves, o índice de velocidade de vendas do Feirão foi de 45% no período.  Todos os proprietários de unidades da carteira da Apolar podem participar da promoção, que está em um hotsite dentro do portal da empresa na internet. Para interessados em adquirir imóveis, basta entrar no site.

Inovação em pauta

Divulgação

Kasper Guldager Jorgensen, sócio-arquiteto na 3XN e diretor da GXN – unidade de inovação da empresa dinamarquesa que desenvolve design sustentável e novos materiais – é um dos palestrantes confirmados para a terceira edição do Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo. O SISAU acontecerá em Curitiba nos dias 21 e 22 de março. Promovido pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Paraná (AsBEA-PR), o evento terá também participação de outros arquitetos e urbanistas internacionais, como Ken Yeang e Federico Mesa.

Com mais potência

Divulgação

O piloto oficial da Honda, André Bragantini Jr, estará em Curitiba nesta quarta-feira, dia 20, para o lançamento do Civic 2014. A marca está iniciando a comercialização das novas versões do sedã, agora equipadas com motor 2.0 Flex e câmbio automático de cinco marchas. Mais moderno que o motor 1.8 Flex, presente na linha Civic desde 2007, o novo bloco 2.0 tem 155 cavalos de potência com etanol e 150 cv com gasolina, dispensando o uso do tanquinho de partida a frio. O coquetel para convidados será na concessionária Honda Prixx a partir das 19 h.

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