• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O empreendedorismo é uma marca do engenheiro civil João Luís Hyczy. Administrador das lojas Compagnia Internazionale, incluindo a unidade de objetos de design e decoração para casa, o empresário é também investidor no mercado imobiliário, engajado em projetos sociais ligados à educação – ajudando crianças em reforço escolar em finais de semana e em ensino profissionalizante no contraturno – e fundador de uma confraria de negócios, que reúne empresários de diversas áreas uma vez ao mês para gerar oportunidades comuns entre os diversos membros da equipe, resolver questões operacionais e parcerias com instituições do terceiro setor. Junto com a família, Hyczy é, também, pioneiro no comércio charmoso da rua Deputado Antônio Baby, próxima à pracinha do Batel, que se transformou em um bulevar de marcas de estilo e design com o colorido dos sobradinhos restaurados e transformados em lojas. Hyczy falou à coluna sobre o bom momento da empresa e a expansão da Compagnia Internazionale.

Sendo engenheiro civil, como você migrou para o mercado de moda, design e decoração?

Quando escolhi o curso era muito jovem, não tinha certeza da minha vocação, mas já na faculdade percebi que queria ser empresário. Comecei a participar do negócio da família, que é de Ponta Grossa. Nossa agência de turismo cresceu e nos mudamos para Curitiba para atender a um público mais amplo. Depois de me formar, passei sete anos em São Paulo cursando pós graduações em administração na FGV e USP. Também trabalhei em uma grande empresa de aviação executiva. Ao voltar, assumi a parte financeira e administrativa do negócio familiar.

A engenharia ainda está presente?

Profissionalmente, não mais. Só quando visito obras de empreendimentos nos quais atuo como investidor. No momento, com outros sócios, estamos construindo um edifício comercial, o Eurobusiness, que tem certificação LEED.

Como a Compagnia Internazionale surgiu a partir de uma agência de turismo?

Minha mãe sempre teve gosto e talento para a moda. Quando viajava para o exterior acompanhando grupos da agência, ela percebia que muita coisa que havia lá fora não era encontrada no Brasil, e que as clientes gostavam. Começou, então, a importar roupas. O negócio da moda, que era paralelo ao turismo, cresceu e se tornou o principal. Já são vinte anos de Compagnia. Fomos a primeira loja a se instalar na Rua Antônio Baby.

A loja foi pioneira na rua, que hoje é um bulevar de compras de charme. A chegada de outros empreendedores foi natural?

Sim. Quando abrimos a loja, percebemos que a rua, que era somente residencial e tinha alguns escritórios modestos, tinha vocação para ser um eixo comercial de estilo em um bairro nobre como o Batel. Os sobradinhos antigos eram sem vida, pintados de branco. Seguindo um conceito europeu de lojas de rua charmosas, começamos assim, colorindo a fachada e criando um estilo que se manteve. Hoje a Compagnia ocupa três sobrados, incluindo a loja de objetos para casa, inaugurada há dois anos. Temos como vizinhos marcas e serviços de alto padrão. Esse eixo está crescendo para a Rua Gonçalves Dias, ao lado, que já tem boas lojas de móveis e decoração, e onde vamos inaugurar um novo espaço em breve.

Será um showroom da Compagnia Internazionale Casa?

Ao contrário. Onde a loja está hoje, na Rua Antônio Baby, será showroom. A nova loja, na Gonçalves Dias, terá mais peças e estoque. Poderemos atender melhor aos arquitetos e decoradores nesse espaço. Temos muita demanda por objetos de decoração variados e diferentes. O segmento de design e arquitetura de interiores segue crescendo, e a finalização desse trabalho é na decoração. O curitibano está, mais do que nunca, investindo na montagem da casa ou na reforma, e contratando profissionais para projetar esse trabalho de forma adequada.

Inspiração para o futuro

Na palestra sobre inspirações para novas perspectivas, promovida pela Docol na terça-feira no MON com apoio do Balaroti, o diretor da agência Esfera, de Curitiba, Julcio Torres, a gerente de marketing da Docol, Fernanda Prado, a gerente de marketing do Balaroti, Karina Lemes, a arquiteta Luize Bussi e um dos palestrantes da noite, Maurício Arruda, comemoram o sucesso do evento, que lotou o auditório Poty Lazzarotto. A arquiteta Carolina Bueno, do escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture, de São Paulo, fez a explanação sobre o tema ao lado de Arruda, londrinense que tem escritório de arquitetura e design em São Paulo.

Brinde no Água Verde

A gerente de incorporações da Cyrela Paraná, Silvia Fernandes, o diretor executivo da empresa, Marlus Dória, e a advogada Lourdes Helena Rocha dos Santos, sócia do escritório Santos Silveiro, confraternizam no evento de entrega do Le Jardin Residencial, terça à noite. Um coquetel de boas-vindas recepcionou os novos moradores do empreendimento da Cyrela no Água Verde.   

Expansão com identidade

Os sócios da Pastilhart, Alexandre de Lara e Fábio Pacheco, acompanham de perto a obra do novo showroom, no Batel, que será inaugurado em outubro, comemorando os 15 anos de sucesso da marca no segmento de revestimentos. A loja, com 1,3 mil metros quadrados, marca uma nova fase da empresa, que oferece marcas consagradas e terá bandeiras de porcelanatos e linhas de louças suspensas trazidas da Itália, Alemanha e EUA. O projeto da nova loja é do arquiteto Francisco Almeida.

Início promissor

Com apenas um ano de atuação, a Fibonacci Construções Civis, fundada por Carlos Tadeu Forville e Milena Schulmeister, tem se destacado ao apresentar novas propostas no mercado da construção civil. A empresa integra a comissão técnica da Casa Cor Paraná 2014, como responsável pelos laudos técnicos e supervisão dos serviços de reforços estruturais dos ambientes que sofreram demolições em decorrência das reformas no antigo Cine Ribalta.

Conforto com estilo

A arquiteta Ana Letícia Virmond assina o projeto da unidade decorada do edifício comercial H.A. Offices Jardim Botânico. Ambientes funcionais e confortáveis, pensando em quem passa muitas horas no trabalho, foram criados pela profissional no empreendimento da Hafil Inc., lançado em março deste ano, que será entregue em outubro de 2016. 

Arquitetura da saúde

Referência em cardiologia no Brasil, o Hospital Cardiológico Costantini acaba de passar por completa repaginação. A reforma tem a assinatura da Bioeng, empresa especializada em construções e estruturas de tecnologia na área da saúde, e foi supervisionada pela diretora do hospital, Isela Costantini. Seguindo a nova linha de decoração, os ambientes se tornaram mais aconchegantes, refletindo no bem estar dos pacientes e qualidade de atendimento. 

Subindo com ritmo

Com avanço de um pavimento a cada 12 dias de obra, o Lifespace Curitiba já chama atenção no skyline de Curitiba. O empreendimento da Invespark em parceria com a Rossi, lançado em 2012, alcança o 14.º pavimento da torre A, em frente à Avenida Visconde de Guarapuava, e o 16.º pavimento na torre B. O Lifespace terá 30 andares em cada torre e será entregue em abril de 2016. Os processos de otimização realizados fora do canteiro e a utilização da grua telescópica, que viabiliza a movimentação vertical da obra com maior velocidade e segurança, colaboram com o ritmo da construção.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]