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 | Gerson Lima
| Foto: Gerson Lima

A aposta da Construtora Baggio na criação de um departamento voltado para serviços especializados tem um experiente nome à frente: Alceu Bueno. O executivo responde pelo Núcleo de Obras Especiais na empresa, que é bastante conhecida pela construção de residências personalizadas. Há quatro anos, a Baggio vem atuando no segmento de obras corporativas e obtém fatias crescentes desse mercado. Bueno montou uma operação que oferece assessoria completa ao cliente, desde aconselhamento sobre localização, terreno, materiais e metragem, até questões jurídicas e financeiras. A construtora oferece também uma linha de crédito própria.

Em 2013, nesta mesma coluna, a diretora comercial, Blanca Baggio, disse que a proporção de obras realizadas era de 80% residenciais e 20% comerciais. Como está hoje?

Dobramos o número de obras corporativas, que hoje está em praticamente 40%.

O que motivou a entrar no segmento corporativo?

O próprio cliente. A empresa tem uma história antiga na construção residencial e as pessoas que construíram suas casas conosco começaram a pedir para que fizéssemos as obras para os negócios deles, como escritórios e clínicas. Tínhamos estrutura para atender o público residencial e o perfil de obra corporativa é totalmente diferente – orçamento, engenharia, prazos. Então montamos o Núcleo de Obras Especiais com uma equipe própria para isso, formada por engenheiros experientes e especializados. Atuamos no nicho de até 20 mil m² de obra, em que as grandes empreiteiras não operam. Agora estamos expandindo este núcleo para São Paulo.

A desaceleração da economia em 2014 teve impacto na contratação de obras corporativas?

O mercado residencial se retraiu e o cliente ficou mais receoso, isso é fato. Já o corporativo nem tanto. Nesta área, se a pessoa tem interesse em construir ela vai ter que investir, então existe uma busca. Nosso crescimento talvez seja maior que o de outras construtoras porque faz quatro anos que abrimos o núcleo corporativo e ele está evoluindo como resultado do nosso trabalho. A demanda é menor do que poderia ser por causa dos índices econômicos, mas como temos uma proposta diferente e inovadora, fornecendo uma assessoria toda especial ao cliente, conseguimos melhorar esse resultado.

Como assessorar negócios tão diferentes como um hospital, uma churrascaria e uma escola?

Mais do que possuir conhecimentos específicos sobre cada área, temos que ter um relacionamento muito bom com o mercado e parceiros especializados em cada área. Hoje, contamos com o apoio de escritórios de arquitetura que trabalham com foco nas áreas de saúde, educação ou hotelaria, por exemplo. Assim conseguimos fazer um bom trabalho em cada segmento.

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Um ano de sucesso

À frente da Todeschini Batel, a empresária e arquiteta Ana Paula Zordan comemora o primeiro aniversário da loja com boas notícias: além do movimento maior do que o esperado para o período, o empreendimento encerra 2014 com parcerias firmadas com renomados profissionais de arquitetura e decoração. O showroom de 260 m² tem móveis e complementos para ambientes de residências, empresas e hotelaria, com todas as linhas de produtos da Todeschini, empresa líder no mercado mobiliário do país e uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina.

Quatro décadas em festa

A empresária Maria Schwartsburd, proprietária da Decormade – na foto, ao centro, com a decoradora Yara Mendes, o arquiteto Jayme Bernardo e o casal de arquitetos Dilva e Orlando Busarello – recebeu, ao lado de Mauro Schwartsburd, dezenas de convidados na festa que celebrou os 40 anos da marca. Durante o evento, aconteceu também o lançamento das peças do projeto Design Invisível, realizado em parceria com o Instituto Paranaense de Cegos e o Furf Design Studio. As peças produzidas pela Decormade foram criadas por adolescentes com deficiência visual.

Homenagem aos parceiros

A festa de confraternização da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura do Paraná encerrou um período de muito trabalho da nova diretoria. O evento, no restaurante Mezza Notte, reuniu representantes da diretoria, dos escritórios associados e empresas colaboradoras e patrocinadoras, que receberam um quadro de homenagem pela parceria. Na foto, Fabrício Búrigo, gerente da Gail, recebe a placa das mãos do presidente da Asbea-PR, Keiro Yamawaki.

Detalhes finais

Os 14 escritórios de arquitetura, design e decoração que assinam espaços na 1ª Mostra Adornié, que foi inaugurada na última quarta-feira, trabalharam até os últimos dias para acertar detalhes antes da abertura da exposição, onde os ambientes trazem papéis de parede, cortinas, tecidos, persianas e outros produtos da loja com propostas exclusivas. O arquiteto Vinícius Trevisan, na foto com o sócio proprietário da loja, Gustavo Celante, acertou os últimos detalhes de seu espaço, a Suíte do Casal.

Anos iluminados

Nessa terça-feira, dia 16, a Ideally Iluminação promove uma comemoração especial com os profissionais de arquitetura e design de interiores que fazem parte da trajetória da loja. O evento, no showroom da Ideally, será uma confraternização pelas parcerias realizadas ao longo de 25 anos. A proprietária Soraya Ribas, que atualmente reside no Japão, está em Curitiba para a festa.

Foco em 2015

O mercado imobiliário curitibano vive a expectativa pelo início de 2015 porque, historicamente, a tendência é de aquecimento nos primeiros meses do ano. Entre as razões estão as mudanças das pessoas de cidade para trabalhar ou estudar, os upgrades (troca do imóvel por outro maior ou em melhor localização), mobilidade, segurança e outras questões. Carlos Eduardo Pereira, diretor da Imobiliária Paraíso – empresa que completa 40 anos em 2015 – estima que o volume de negócios deve aumentar entre 30% e 40% em janeiro, fevereiro e março. Para responder à alta demanda do primeiro trimestre, a imobiliária contrata funcionários para as áreas administrativa e de atendimento.

Indústria verde

A Coca-Cola Femsa Brasil em Maringá acaba de se tornar uma Fábrica Verde. É a primeira planta de refrigerantes do Brasil a obter a certificação de sustentabilidade LEED, a Liderança em Energia e Design Ambiental, graças aos altos índices de economia de água e energia e à eficiência produtiva que reduz o impacto no meio ambiente e aumenta a qualidade do ambiente interno. O selo, emitido em mais de 130 países, é considerado como a principal certificação de construção sustentável para os empreendimentos no país, onde é representado pelo GBC - Conselho de Construção Sustentável do Brasil. A certificação da fábrica de Maringá também levou em conta elementos utilizados na construção, como materiais recicláveis, aquisição de materiais num raio de até 800 km da obra e madeira com selo FSC de manejo sustentável. O projeto agrega características como captação de água da chuva, telhado verde, 39% de área verde, bicicletário, vaga para carro de baixa emissão, vaga para carona solidária e proteção da radiação solar nas janelas.

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