• Carregando...

Pontos de destaque

• US$ 32,4 bilhões deve ser o valor do mercado de Big Data até 2017, com crescimento de 27% ao ano.

• Os 5V’s do Big Data - volume, variedade, veracidade, velocidade e valor.

• Tecnologia é utilizada para identificação de novas fontes de receita, atrair e reter clientes e desenvolver novos produtos e serviços.

A ideia de conhecer tudo, sobre todos, o tempo todo, é algo que mexe com o imaginário e atiça o sentimento de poder. Talvez seja esse o apelo que tem trazido o Big Data aos noticiários de negócios nos últimos meses. O estudo realizado pela International Data Corporation (IDC) dá uma noção de como o Big Data irá invadir o dia-a-dia das organizações, pelo nível de investimentos previstos. O estudo mostra que os serviços de Big Data devem crescer em média 27% ao ano, chegando a um mercado estimado em US$ 32,4 bilhões em 2017. Isso é cerca de seis vezes o crescimento previsto para todo o mercado de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's). Mas de forma breve, o que é isso? Como afeta a vida dos profissionais de negócios?

A revolução da informação com significado e velocidade

Poderosas ferramentas de coletas de informação, ou "bots" na linguagem da área, são programas de computador que funcionam como robôs. Esses "bots" são capazes de identificar e coletar quantidades monumentais de informação, mesmo as não-estruturadas, como textos de redes sociais, tabelas e gráficos em websites, e tudo isso de acordo com os interesses do seu negócio. Vasculham fontes públicas oficiais e não-oficiais de informação, como em órgãos de governo e redes sociais, por exemplo. Mas de que adiantaria tanta informação sem confiabilidade?

Pensando nisso, a tecnologia Big Data também se ocupa da qualificação da informação através de cruzamentos e análises capazes de validá-las, e referenciar as fontes de onde foram coletadas. Por fim, com toda informação organizada e qualificada, ocorre a sua entrega ao profissional que irá utilizá-la a uma velocidade nunca antes vista. Isso resume o que se convencionou chamar dos 5V's do Big Data: volume de informações, com variedade de fontes e categorias, veracidade e velocidade, que finalmente entregam valor a quem precisa dessas informações para suas importantes decisões de negócio.

Para que serve o Big Data?

No último dia 12, o Valor Econômico mostrou a pesquisa da consultoria Accenture, na qual 92% dos executivos que estão utilizando o Big Data dizem que estão satisfeitos com os resultados obtidos, e 82% concordam ser uma fonte significativa de valor para suas empresas. Entre os principais usos estão a identificação de novas fontes de receita (94%), atrair e reter clientes (90%) e desenvolver novos produtos e serviços (89%). Segundo Jaime de Paula, presidente da Neoway, empresa catarinense que fornece serviços de inteligência de mercado com tecnologia Big Data, seus clientes utilizam suas soluções em áreas comerciais para identificação de novos clientes, aplicando as informações trazidas pela plataforma na preparação de abordagens mais assertivas, mais rápidas e com maior chance de fechamento de negócio. Além disso, utilizam também para análise de riscos, fraudes e recuperação de ativos no mercado financeiro. Um de seus clientes aumentou sua base de prospecção em mais de 50%, bem como a percepção que tinha sobre o tamanho de seu mercado.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]