• Carregando...

Já falamos aqui algumas vezes sobre tomar decisões, afinal é uma atividade típica de negócios, e de fundamental importância para seu direcionamento – para um bom resultado ou nem tanto. Mas quando se fala em “tomada de decisão”, você pensa logo em altos executivos diante de decisões de milhões de reais, mas não é sempre assim. Existe uma gama de decisões a serem tomadas nos negócios, que vão desde aspectos do seu dia a dia até aqueles, de fato, estratégicos. Trocar de fornecedor é uma decisão, assim como o tempo que é estimado para a realização de uma atividade ou projeto. Será que você toma a decisão correta ao estimar prazos, por exemplo? A questão é que sua decisão está influenciada por uma série de fatores que você carrega dento de si e que influenciam também o resultado que você irá obter. Por isso, entender a maneira como tomamos decisões, que influências interferem, e acompanhar o nível de sucesso que obtemos historicamente são importantes para que nos aperfeiçoemos e possamos tomar decisões cada vez mais assertivas.

  • Entender a maneira como tomamos decisões e que influências interferem são importantes para que possamos tornar nossas decisões cada vez mais assertivas.
  • A maneira como nosso cérebro funciona está no centro da análise e com isso as influências exercidas por fatores de motivação ou vieses de experiências passadas.
  • Excesso de otimismo ou de confiança, o viés da confirmação ou da escala de compromisso, são alguns exemplos bem típicos.

Como as decisões são tomadas?

A revista de negócios Harvard Business Review de maio último publicou matéria de capa, dada a relevância do tema. No artigo intitulado “Os líderes como arquitetos da decisão”, explorou a maneira como as pessoas tomam decisões e que influências são exercidas sobre elas nessa hora, com intuito de compreender todo esse processo e sugerir maneiras de melhorar a qualidade das decisões. A maneira como nosso cérebro funciona está no centro da análise e com isso as influências exercidas por fatores de motivação ou vieses de experiências passadas são considerados grandes pontos de atenção para achar o caminho para melhores decisões.

Que vieses influenciam as decisões?

De forma prática foram mapeados alguns vieses que nos influenciam na hora de tomar uma decisão e é interessante reconhecer-se em alguns deles. Afinal, quem já não falhou por excesso de otimismo ou de confiança? São dois vieses apontados, onde o primeiro tende a superestimar a probabilidade de eventos favoráveis ocorrerem (e subestimar os desfavoráveis) – “fique tranquilo, tudo vai dar certo”. Já no segundo caso, há uma tendência de superestimar o nível de capacidade comparados com os outros – “eu me garanto!”.

Outro viés que chama a atenção é o “viés da confirmação”, que é a tendência em darmos mais valor a informações e evidências, que sejam compatíveis com nossas ideias preconcebidas, crenças e valores. Isso nos deixa um pouco cegos para outras evidências importantes, mas que não nos sensibilizam e julgamos não merecerem estar no rol das atenções. Já o viés da “escala de compromisso” é aquele que ocorre quando já se investiu um bom tempo e dinheiro em uma decisão, que está levando a um fracasso, mas se insiste em investir um pouco mais, dado o compromisso já gerado – seria como manter um carro velho que dá manutenção toda semana, mas que dessa vez vai ficar ótimo!

Procure avaliar as decisões que você tomou nos últimos tempos, separando aquelas onde julga ter obtido sucesso e insucesso. Investigue o seu padrão de decisão e as influências que teve em cada uma delas, e identifique o que você deve promover e o que deve evitar. Boas decisões de negócio! E sucesso!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]