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Pontos de destaque

• Análise SWOT, um ponto de partida simples e que aponta o rumo.

• Baseie-se em informações, e não apenas em exercícios mentais.

• Comece com algo prático e simples.

Você acha que perdeu o rumo? Está ansioso por fazer algo, mas não sabe exatamente o quê? Respire fundo, acalme-se, e invista algum tempo analisando o negócio, seus rumos possíveis e objetivos estratégicos a serem alcançados. Um método bem conhecido, mas explorado de maneira superficial, é a Análise SWOT, dos termos em inglês que definem Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). É utilizada para compor o planejamento estratégico, mas ajuda em correções de curso a qualquer momento. Infelizmente, essa análise é realizada de modo superficial, como um exercício mental de uma equipe em torno de uma mesa, ao invés de envolver também levantamento e análise de informações. Às vezes, também se limita a listar itens para cada fator mencionado, sem que isso resulte em objetivos claros a serem perseguidos. Isso não é prático, não é mesmo? Então como fazer?

Um ponto de partida simples e que aponta o rumo.

Ao listar as forças e as fraquezas de sua empresa, você realizará um levantamento sobre seu ambiente interno, ou seja, tudo aquilo que você pode controlar e agir diretamente. Saber isso é muito importante, pois está aí tudo aquilo que você deve potencializar (no caso das forças) e fortalecer (no caso das fraquezas). Por outro lado, ao listar as oportunidades e ameaças de mercado, você estará analisando o ambiente externo, ou seja, tudo aquilo que você não controla, mas que pode preparar-se para enfrentar e influenciar. As oportunidades de mercado podem converter-se em objetivos e ações nos quais investir, sobretudo se suas forças as potencializam, o que é identificado confrontando as duas coisas. Da mesma forma, o cruzamento dos outros fatores também leva à identificação de objetivos e ações práticas a serem adotadas. Veja no quadro.

Baseie-se em informações e não apenas em exercícios mentais.

É comum a realização da Análise SWOT muito mais baseada na discussão e experiência das equipes do que em levantamento de informações e análises. Ambos são importantes e devem coexistir. Entretanto sabemos que apurar informações e fazer análises toma tempo e dinheiro, o que acaba desestimulando essa abordagem em momentos de correria e recursos escassos. Porém, é inegável o valor de pesquisas com clientes e colaboradores, o levantamento de capacidades instaladas na empresa e de seus processos. Da mesma forma, avaliações sobre seu ambiente competitivo, seu segmento de mercado e concorrentes são importantes para desenvolver estratégias vencedoras, que se possam converter em ações práticas de mercado.

Comece com algo prático

Dessa forma, você poderá sair de situações de ansiedade, onde se sente sem rumo, para uma situação onde já enxerga um caminho razoável. Através dele poderá definir e perseguir objetivos claros e consistentes, identificados com um método simples.

Sandro Gomes é sócio-diretor da CrossVision – Consultoria e Assessoria em Gestão de Negócios e Marketing

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