• Carregando...

Não é isso que você está pensando, pois não existe tecnologia para estocar o tempo. Por sua natureza, é um recurso não renovável e também não se estoca. Além disso, tem um certo limite para cada um de nós, e por isso nessa segunda-feira de feriadão lembraremos os mortos no dia de finados. Ou seja, tudo indica que é bom que o utilizemos bem e não o malbaratemos. No mundo dos negócios costuma-se dizer que tempo é dinheiro, e isso guarda certa verdade, pois realizar as mesmas atividades com a mesma qualidade em menor tempo impulsiona a produtividade. Embora não se possa dizer que o tempo se limite a produtividade ou a dinheiro. Você costuma utilizar bem o seu tempo? Mesmo? Enquanto está trabalhando, ou orientando e interagindo com trabalho de outras pessoas, você costuma planejar e conduzir bem para aproveitamento do tempo disponível? Se não é possível estocar o tempo, a solução então é utilizar recursos que o façam render mais. Então, vejamos aqui algumas reflexões e dicas sobre isso.

Tempo para o que importa

Se o tempo é um recurso limitado, é natural pensar em ocupá-lo com aquilo que realmente importa, que concorre o tempo todo com ninharias que atravessam a nossa frente. Mas o que importa para você? Se estivermos falando de sua rotina de trabalho, é tudo aquilo que estrutura bem o trabalho e evita retrabalhos e desperdícios. Por exemplo, se um gerente de vendas percebe que sua equipe se equivoca na abordagem e argumentos aos potenciais clientes, pode dedicar-se a corrigir pontualmente cada vendedor, o que tem valor. Mas se dedicar um tempo para estruturar uma abordagem bem explicada, que possa ser utilizada como verdadeiro treinamento de vendas específico para seu negócio, aí sim estará colocando o que importa na frente. Esse material poderá também servir para consulta de sua equipe, o que aproveitará melhor o tempo de todos. Além disso, poderá fazer essa abordagem de vendas amadurecer com novas experiências que vá acumulando, e assim a evolução será contínua e crescente. Caso permanecesse apenas com correções pontuais, possivelmente isso não aconteceria. Esse gerente de vendas está distinguindo o que é essencial do acidental. E você sabe fazer essa distinção? Em sua vida pessoal também?

Ordem

Nesses tempos de computação em nuvem e aplicativos colaborativos, não há mais desculpas para não por ordem nas coisas através de um plano e sua boa execução. Enquanto se exigia isso em papel ou arquivos estáticos, poderia se falar em alguma dificuldade, mas não atualmente. Aplicativos gratuitos como Asana ou Trello ajudam a por tudo em ordem, e automaticamente sincronizado entre os diferentes dispositivos utilizados, além de colaborar com outras pessoas sem nenhum esforço adicional. Então? Você vai por ordem nas coisas? Anime-se, pois assim você irá fazer as coisas certas na hora certa, evitando aquele arrastar-se levado pela inércia das tarefas que aparecem pelo meio do caminho. Mas como ordenar? Siga sua hierarquia de valores para priorizar as atividades em ordem de importância, e depois procure situá-las no tempo e seguir essa programação fazendo cada coisa a seu próprio tempo.

Você verá baixar a ansiedade, e aumentar o sentimento de realização, de dever cumprido. Priorizar as suas atividades pela sua importância irá garantir mais retorno em produtividade, e por isso a perseverança em executar o plano o mais próximo possível do idealizado é uma virtude a ser conquistada. Começar é de muitos, mas terminar é de poucos perseverantes e diligentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]