• Carregando...

DICAS

Para o bom aproveitamento das redes sociais:

- Se for postar material pessoal, não tenha contatos profissionais. E vice-versa.

- Você é o que você posta.

- Não há porque ter dois perfis na mesma rede social (um pessoal e outro profissional). É mais fácil ter o cuidado duplicado com tudo que for postado.

- Recrutadores olham perfis pessoais para saber mais sobre a personalidade de quem estão pensando em contratar.

- Ser membro de certas comunidades de discussão pode facilmente lhe tirar de um processo seletivo.

- Em redes pessoais, cuidado ao expor e postar intimidades e opiniões.

- Ao publicar algo, você está mostrando seus pensamentos ao mundo todo e você é o único responsável e culpado por isso.

É claro que nem todos se adaptam aos modismos virtuais, mas antes de começar a falar sobre o tema de hoje, peço que o leitor faça um levantamento mental de quantas contas virtuais tem: e-mails, Twitter, Facebook, LinkedIn, Blogs, Orkut, MSN, Skype etc. Após esse levantamento mental, reflita sobre o uso que faz sobre cada uma delas. Feito isso, vamos aos fatos.

Com tanta informação correndo em tempo real, tornou-se mais do que comum termos várias contas em redes sociais. Mas o uso inadequado delas pode causar um estrago muito grande na imagem profissional. O primeiro cuidado, portanto, eu diria que é fazer uma separação adequada sobre o quê é pessoal e o quê é profissional. O LinkedIn, por exemplo, é uma das redes utilizadas com foco profissional, enquanto o Face­book é muito mais utilizado com intuito de compartilhar dados pessoais, como fotos de viagens, festas e passeios.

Decidido isso, é bom definir o que será abordado em cada uma delas (das redes) e quem você adicionará. Por exemplo, nas redes em que você expõe coisas do seu dia-dia é bom que apenas pessoas que você conhece pessoalmente, com uma proximidade maior, sejam adicionadas. Não há porque você expor a viagem que você fez com seu companheiro e seus filhos, por exemplo, aos contatos profissionais. Imagine aquele fornecedor, com quem você trata apenas por telefone, visualizando as fotos da sua esposa de biquíni na praia. Ou, pior, imagine seu chefe (com o qual você nem tem tanta afinidade) vendo as fotos de você vestida de mulher gato na festa à fantasia do clube!

Por outro lado, em redes com foco profissional, como o LinkedIn, não há porque adicionar a família inteira, se parte dela nem mesmo está no mercado de trabalho. Ali devem ser tratados e discutidos assuntos pertinentes ao mundo profissional, e não se a festa de fim de ano foi boa ou não. E, por falar em discussões, a principal finalidade dessas redes é levantar debates acerca de assuntos de interesses mútuos entre grupos conectados. Porém vale um alerta àqueles que se exaltam em discussões calorosas, utilizando palavras chulas e comentários pejorativos para expor uma opinião controversa. Sem contar que informações confidenciais da empresa devem permanecer entre suas quatro paredes, e jamais poderão ser publicadas em redes sociais.

Outro cuidado importante é quanto ao uso exacerbado dessas redes. O twitter, por exemplo, é uma troca intensa de informações que ocorre o tempo inteiro. Al­­guns profissionais nem utilizam mais as ferramentas da empresa para "burlar" suas re­­gras, já que de qualquer smartphone é possível twittar a torto e direito. Mesmo assim, é válido lembrar que no horário comercial você está à disposição da empresa e não é de bom tom ficar postando coisas acerca de assuntos "irrelevantes" à organização durante esse tempo. O mesmo vale para outras redes. Aliás, essas outras redes merecem uma atenção especial, já que seria inadmissível que alguém ficasse postando fotos e comentários fúteis durante o expediente, em redes sociais.

Um detalhe que não podemos deixar de citar é que hoje em dia, em processos de seleção, os recrutadores buscam informações dos candidatos de todas as formas possíveis, inclusive em redes sociais. Por isso os cuidados acima devem ser redobrados. Cuidado com a imagem que anda passando de si próprio.

Pensando por esse lado, seria muito bom ter na internet um domínio próprio: nomesobrenome.com.br. Assim, quem te procura na internet consegue seus dados que sejam realmente relevantes. Para jornalistas, por exemplo, os Blogs são muito úteis, já que podem atualizar com textos próprios e divulgar, assim, seu modo de escrever. Para os demais profissionais, os Blogs também podem ser úteis, desde que seja para atualizar com temas pertinentes ao seu escopo de trabalho. Apresentar um portfólio, por exemplo, é uma excelente maneira de se expor de forma inteligente na internet.

Construir uma imagem pode demorar anos. Mas destruí-la leva segundos, ainda mais com a rapidez que as informações viajam no meio virtual. Por isso, antes de postar algo, pense dez vezes antes... é realmente importante que eu poste isso? Isso pode afetar negativamente minha imagem? Se ficar em dúvida quanto à resposta, não poste.

* * * * *

Você sabe aproveitar bem sua rede social?

Veja as afirmações abaixo e marque as que você se identifica:

a) Ligou todas as contas que tem. É muito melhor para postar fotos e mensagens.

b) Falar sobre a rotina, dados da empresa, assuntos corriqueiros que não condizem com o meio.

c) Reclama do frio ou calor excessivos, do trabalho, fala mal do colega e do chefe nas redes pessoais.

d) Participa de comunidades polêmicas ou preconceituosas. Fala sobre temas polêmicos como religião, política.

e) Tenta atingir o colega negativamente comentando suas atualizações.

f) Puxa o saco do chefe ou expõe pensamentos negativos sobre a empresa.

g) Tenta passar críticas à empresa ou colegas nas entrelinhas das mensagens.

h) Posta fotos íntimas, comprometedoras ou de momentos peculiares.

i) Ligou somente às pessoais profissionalmente ou fez questão de manter isolado para preservar sua identidade profissional intacta.

j) Uso minha rede social profissional para networking. É prático e rápido, e pode ser público ou privado.

k) Fala sobre amenidades ou expõe sua opinião, porém com critério ao escolher as palavras.

l) Comunidades sobre gosto musical, hobbies e até mesmo interesses sobre a área de atuação.

m) Estimula a produtividade dos colegas por meio de comentários e brincadeiras sadias e positivas.

n) Contribui e partilha com os colegas conteúdos de interesse da área de atuação e outras notícias importantes.

O comportamento na rede social é algo ainda muito debatido, mas os cuidados básicos são os mesmos para todas as redes. Se você marcou uma ou mais alternativas entre as letras "a" e "h", tome cuidado para não se expor demais – você nunca sabe para que fins os outros podem utilizar o material que você posta. Em contrapartida, se marcou alternativas entre "i" e "n", parabéns. Você faz uso mais consciente das plataformas que a web lhe proporciona.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]