• Carregando...

Você adora o que faz, é comprometido com o trabalho e procura cultivar bons relacionamentos com colegas e superiores. No entanto, ainda acredita que mereça algo a mais, seja uma promoção ou um aumento de salário. Com esse objetivo em mente, está buscando coragem para entrar na sala de seu chefe e dizer o que precisa. Entretanto, coragem não seria sua única preocupação para um momento como esse. Quer dizer, para a eficácia do seu plano, é preciso levar em conta muitos outros fatores que podem ser determinantes para sua conquista.

No artigo de hoje, contarei um pedaço da minha história para vocês, sobre como esse momento pode não sair como o esperado, ou como podemos preparar o terreno para que este renda os frutos desejados.

Desde o início de minha carreira eu determinei um objetivo: crescer. Independentemente de onde estivesse, eu gostaria de buscar um crescimento contínuo. Entretanto, mesmo sendo uma vontade inerente à minha personalidade, naquela etapa da minha vida, a decisão dependia também do outro lado da moeda, meus dirigentes.

Lembro-me de umas das empresas em que trabalhei e de um chefe em especial que tive. Naquela época, minhas funções pouco mudavam e a promoção parecia um passo muito distante. Essa noção de "distância" da promoção parecia tão longa que senti a necessidade de falar com meu chefe sobre esse assunto. Pouco depois de apresentar minha disponibilidade ao crescimento, meu chefe interrompeu minha fala. No momento, a aflição me dominou, pois imaginei que conseguiria falar todo o discurso que havia planejado. Porém, não foi o que aconteceu. Além de não ceder espaço para o diálogo, disse-me que não pretendia perder tempo com aquela conversa e que o seu desejo era apenas que eu realizasse minhas obrigações, nada mais do que isso.

Nada poderia ter sido tão desmotivador do que aquela situação tinha representado para mim naquele momento. Um tempo depois, para minha sorte, acabei sendo transferido para outra área e saí da supervisão daquela pessoa.

Já no novo setor, meu novo chefe era uma pessoa muito carismática e que acreditava no valor do capital humano e no desenvolvimento de seus funcionários. O que fez com que eu não perdesse o apetite de progredir na carreira. Em nossa primeira conversa, contei-lhe minhas intenções, e o meu objetivo em construir carreira naquela empresa.

Momentos propícios para tocar no assunto

Falar sobre promoção geralmente é um tabu para muitas pessoas. Uma alternativa é aproveitar a entrada na empresa para tocar no assunto – como fiz logo que entrei na nova área. Nessa ocasião, é preciso expor o seu desejo em construir carreira e se dispor a sempre enfrentar novos desafios. Outra ocasião favorável a tocar no assunto é na avaliação de desempenho. Algumas empresas realizam anual ou até semestralmente essas avaliações, que visam tanto o desenvolvimento profissional quanto o pessoal dos funcionários. É uma ferramenta importante para identificar os perfis profissionais existentes na companhia, o potencial de crescimento, o planejamento de carreira, o desempenho em si, entre muitos outros benefícios para as duas partes envolvidas.

Desde que demonstrei essa minha disposição de maneira clara e ativa, os dirigentes começaram a enxergar meu potencial e minhas entregas de maneira mais atenta. Com o tempo foram surgindo oportunidades na empresa e não demorei a começar a traçar a carreira que tanto desejava.

O importante é traçarmos nossos objetivos e determinarmos a melhor estratégia para alcançá-los. Para isso, precisamos buscar conhecer a política da empresa, o melhor momento para falar com nosso chefe e outras particularidades organizacionais que poderão fazer toda a diferença em nossa negociação.

Na coluna de terça-feira abordarei algumas destas dicas sobre o que fazer e o que não fazer quando pensamos em pedir uma promoção ou um aumento de salário. Até lá!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]