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Comportamento é um conjunto de reações de uma pessoa em face do meio social em que está inserida, sendo um reflexo direto de sua missão, visão e valores pessoais que regem todas as suas decisões e procedimentos morais. Em outras palavras, precisamos mediar as nossas ações de acordo com a resposta desta pergunta: "Como quero ser lembrado pelas pessoas?" – por exemplo, no trabalho. Quero ser referência de um profissional ético, responsável, perfeccionista ou amigável? Tudo depende de como gostaríamos de ser e do que estamos fazendo para conquistar tal imagem.

Em tempos em que um bom currículo não significa mais garantia de emprego e o diploma universitário, um diferencial absoluto, como podemos nos diferenciar entre os demais no mercado de trabalho ou mesmo em nosso trabalho? Todos nós podemos nos tornar exclusivos de diversas maneiras, mas se há algo que pode nos impulsionar para uma carreira de vitórias ou nos abandonar à inércia é o nosso comportamento. Um famoso escritor e professor, considerado o pai da administração moderna, Peter Drucker, proferiu uma frase que pode resumir toda a importância que se dá para este tema: "As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos".

Dessa maneira, listei três dos principais comportamentos que levam um funcionário a ser demitido e como esse fator (comportamento) está, na maioria dos casos, à frente dos demais.

Em primeiro lugar, podemos dizer que a dificuldade de manter relacionamentos saudáveis é o motivo que mais leva os profissionais ao desligamento compulsório. No trabalho, há muitas situações que nos deixam abalados, mas com o controle das temperanças podemos evitar muitos atritos e, assim, enfrentar melhor as situações que acontecem diariamente. Ou seja, saber lidar com as emoções e não deixar que elas atrapalhem a convivência com os demais colegas.

Em segundo, está a falta de engajamento com a equipe. Pessoas com baixa competência em articulações sociais, quando se deparam com um desafio, costumam se isolar dos colegas de trabalho, atitude que pode adiar ainda mais a resolução dos problemas. É importante lembrar que a habilidade de fazer parcerias é essencial para alcançar bons resultados. Saber trabalhar em grupo é uma das principais características dos bons profissionais e também uma estratégia pessoal para a ascendência profissional.

Em terceiro está uma situação que também pode decorrer de um aspecto interno, a falta de entusiasmo, ou externo, a falta de reconhecimento. Mas independentemente da causa, é um dos motivos que pode desencadear muitos outros, inclusive os anteriormente citados. A falta de motivação faz com que o funcionário, por exemplo, não tenha vontade de atingir as metas, ou de dar o seu melhor para a execução dos projetos.

Comportamento nas redes

Com a hegemonia da cibercultura em nosso cotidiano, há de se ressaltar que os profissionais também precisam tomar cuidado com o seu comportamento nas redes. Principalmente no horário do expediente. Entretanto, proibir o acesso dos funcionários em sites de relacionamento é uma atitude um pouco agressiva, afinal, todos precisam de um tempo de distração. Porém, é preciso que cada um estabeleça seus próprios critérios e limites. Como fazer isso? É importante não deixar que o acesso demasiado prejudique a produtividade. Para isso é possível promover campanhas internas ou até produzir um manual de acesso, como algumas empresas já estão fazendo. Para o controle pessoal, uma das soluções é não deixar a rede social aberta no navegador e reservar o horário do almoço, início e final do expediente para tal atividade.

Atuação em grupo

Cada vez mais no ambiente de trabalho, temos a oportunidade de conviver com pessoas de diferentes nacionalidades. Para saber lidar com toda essa diversidade é preciso deixar o preconceito de lado. Até porque essa diversidade traz, muitas vezes, novas ideias e novas dinâmicas à empresa. Esse intercâmbio cultural é sempre uma mais valia dentro de uma organização e os empregadores precisam aproveitá-la como uma oportunidade e não como uma adversidade.

E em muitos momentos, no trabalho, podemos ser líderes em alguns momentos e liderados em outros. E para saber transitar nesse contexto, é preciso saber ser liderado. Isso não tem nada a ver com ser submisso. Saber ser liderado é saber cumprir orientações e não deixar romper o elo de relacionamento porque acredita no ideal desenhado pela liderança.

As qualificações, comportamentos e atitudes dos bons profissionais são muitas e estão em constante mudança. Mas com certeza aqueles que procuram o auto aprimoramento estarão mais bem preparados para tornarem-se excelentes profissionais. Com isso, procure sempre mediar suas atitudes e, não se preocupe, todos estamos suscetíveis a erros. O que irá nos diferenciar um dos outros é como lidamos com eles.

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