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Demissão em massa virou um assunto tabu. Nin­guém gosta de ouvir, ver e muito me­­nos vivenciar uma situação como essa. Porém, precisamos enfrentar esse pesadelo e acordar para a realidade. Ao contrário do que muitos pensam, as grandes empresas que demitem boa parte de seus colaboradores, normalmente, não têm outra solução a não ser essa. Muitas empresas passam por falências, fusões ou mudança de local de atuação e, infelizmente, a demissão em massa é necessária.

Por mais que pareça algo que afetará só a vida dos funcionários, na verdade abala, e muito, a estrutura da empresa em diversos aspectos. As corporações que passam por essa situação precisam repensar o sistema de produção, cuidar da imagem da marca que fica exposta à mídia e agir de forma socialmente responsável com a demissão de seus funcionários, garantindo que eles não tenham uma transição tão traumática.

Portanto, se não existe nenhuma alternativa além da demissão em massa, resta a você encará-la de frente e saber lidar com a situação da melhor forma possível. Existem diversos exemplos de empresas nacionais e internacionais que vivenciaram esse problema e algumas conseguiram solucioná-lo de forma ética e responsável, além de manter a imagem da marca o mais intacta possível.

Há alguns anos, uma grande empresa de alimentos precisou demitir três mil funcionários como medida de reestruturação organizacional. Era um número assustador tanto para quem seria demitido quanto para quem iria demitir, afinal, a ação exigia grande cuidado e planejamento. Entretanto, o que parecia ser uma situação catastrófica na realidade foi amenizada da melhor forma possível. A empresa auxiliou os funcionários nessa transição, certificando-se que fizeram o máximo possível para que a demissão não afetasse de maneira traumática as suas vidas.

Para isso, a empresa criou um programa de apoio aos colaboradores. Cada funcionário que seria demitido tinha duas opções: ou receber suporte para montar seu próprio negócio ou participar de um programa que os ajudava a serem recolocados no mercado de trabalho. Dos três mil funcionários envolvidos, 20% escolheu iniciar o negócio próprio e tiveram o auxílio não só financeiro como também profissional para orientá-los na administração e gestão da nova empresa.

O restante que optou pelo auxílio na recolocação no mercado de trabalho também teve grande ajuda da empresa, com orientações sobre a atualização do currículo, como procurar um novo emprego, dicas de entrevista, etc. Além disso, a empresa contratou serviços de outplacement para recolocar os profissionais de cargo gerencial no mercado.

Ao final da história, a empresa conseguiu amenizar o impacto que as demissões teriam na vida dos funcionários, cuja grande maioria foi reposicionada no mercado de alguma forma, e também na imagem da marca. Apesar de nunca ser uma notícia positiva na imprensa, a empresa conseguiu contornar a situação e ainda ser muito elogiada pela sua postura ética perante os colaboradores demitidos.

É claro que muitas empresas não possuem recursos financeiros suficientes para bancar uma ação como essa, ainda mais em um momento de crise. Mas não se desanime. É possível amenizar situações de demissão em massa através de programas de auxílio financeiro ou emocional para os funcionários. É muito importante que eles recebam algum tipo de ajuda e orientação num momento como esse, afinal é o mínimo que merecem após anos de contribuição na sua empresa. Mostre que você os respeita e seja transparente, pois com certeza os impactos na vida dos colaboradores, na empresa e na mídia serão muito mais leves.

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