• Carregando...

DICAS

- Quando perceber que está sobrecarregado, chame logo seu chefe para uma conversa. Não espere consequências ruins acontecerem;

- Abrace apenas os projetos que você é capaz de executar. E se, mesmo assim, observar que precisará de mais tempo, deixe isso claro para seus superiores;

- Não prometa o que não pode cumprir. É muito pior não cumprir, do que dizer "não" a uma solicitação;

- Com uma equipe formada, deixe claro a função de cada um. Assim, é mais fácil atribuir tarefas novas quando elas surgirem;

- Não comprometa a sua qualidade de vida. Crescer profissionalmente exige dedicação, que não é sinônimo de abdicação de sua vida pessoal.

Aquela história de ter profissionais com capacidade de absorver o maior número de trabalho possível foi por água abaixo há um bom tempo. Chegou-se à conclusão que os profissionais sobrecarregados de trabalho acabam rendendo aquém do esperado e que essa prática não é algo bom para a empresa e, tão pouco, para o próprio funcionário. Por isso, a construção de equipes sólidas e bem formadas têm sido cada vez mais bem vista por gestores de vários tipos.

A verdade é que muitos profissionais, quando submetidos a uma carga muito pesada de trabalho, tendem a assumir tudo que lhes é solicitado, mesmo já estando com a agenda completamente cheia. Isso se deve a incapacidade da maioria deles em dizer não a seus superiores. O resultado disso, muitas vezes, é a abdicação do tempo que se tem livre para se dedicar ao trabalho. Muitos profissionais, no intuito de atender a todas as demandas, acabam abrindo mão de seus horários de almoço, dos finais de semana e do tempo com a família, para passar horas dentro do escritório, desenvolvendo projetos com prazos curtíssimos.

Com o tempo, infelizmente, acaba acontecendo o inevitável. A qualidade do trabalho desses profissionais acaba diminuindo de forma notória. Sem contar nos casos mais graves, onde esses profissionais adquirem doenças psicossomáticas. Mas não é a esse nível de detalhamento a que pretendo me ater. Considero fundamental montar equipes sólidas dentro das empresas. Não é por menos que vivo "batendo na tecla" de que é preciso desenvolver o espírito de equipe, ampliar a capacidade de liderança, e, independente da posição que se ocupa, estreitar os relacionamentos com todos da empresa.

Não há dúvida que um profissional que trabalha sozinho, em algum momento terá que escolher entre um projeto e outro para focar suas energias. Já, quando existem equipes, há a possibilidade de, com a divisão de tarefas, levar dois ou mais projetos ao mesmo tempo, respaldando a todos sem prejudicar qualidade e prazos. Sem contar, é claro, que duas cabeças pensam melhor do que uma. Quanto mais pessoas (competentes) numa equipe, mais chances de achar as melhores soluções para possíveis problemas que possam surgir no caminho.

Para que um profissional renda e dê bons frutos é fundamental que ele tenha um tempo para si. Não é balela aquela história de que é preciso saber a hora de começar e a hora de parar. Há, realmente, grande necessidade de que todos possam ter férias e horários de trabalho regulares. Exigir (mesmo que nas entrelinhas) de um profissional que ele abdique de seus finais de semana, noites de folga e dias de férias a favor da empresa, não é uma atitude coerente com uma empresa que preza por seus funcionários. E, havendo uma equipe bem formada, não há porque isso acontecer.

Digo sempre em minhas palestras que não conheço nenhum grande executivo que trabalhe apenas oito horas por dia. E, isso é a mais pura verdade. Porém, até os executivos do mais alto escalão possuem equipes para lhes auxiliarem, dentre secretárias e assessores, sem contar todo um corpo diretivo que os auxilia na tomada de decisões.

Por outro lado, sei que há a dúvida: como dizer para meu chefe que estou sobrecarregado de trabalho e que preciso de ajuda? Essa pergunta só é muito frequente porque a maioria dos profissionais possui a equivocada mania de acatar tudo que lhes é pedido. Muitos ainda não descobriram a melhor forma de dizer "não". Com isso, mesmo antes de terminar alguns projetos, vão acumulando trabalho atrás de trabalho, sem saber, ao certo, de onde tirarão tempo para colocar tudo em prática. E o pior, acham que, desta forma, contribuem para sua própria imagem, sem entender que, lá na frente, quando não conseguirem entregar, mancharão de forma muito mais grave sua própria imagem.

O ideal é abrir o jogo. Dizer que gostaria muito de abraçar o novo projeto, mas que, para isso, precisará de mais pessoas em sua equipe, ou, até mesmo, apoio de outras áreas.

Mande sua história para coluna@debernt.com.br e siga twitter/bentschev.

* * * * *

TESTE

Será que o excesso de responsabilidades está impactando na qualidade do seu trabalho?

1. Você tem a sensação de que a sua lista de pendências não para de crescer?

a) Sim.

b) Não.

2. Ao concluir um trabalho, qual a sensação?

a) Alívio, mesmo que temporário.

b) Orgulho pelo trabalho bem feito.

3. Os colegas de trabalho têm reclamado que você demora em dar retorno?

a) Sim.

b) Não.

4. Em relação a erros no trabalho, ultimamente:

a) Tem cometido com cada vez mais frequência.

b) Não houve aumento.

5. Você se sente cada vez mais cansado?

a) Sim.

b) Não.

6. As distrações e esquecimentos têm sido:

a) Cada vez mais constantes.

b) Nada fora do normal.

7. Em relação ao seu trabalho, você pode dizer:

a) Faz o essencial, sem inovar.

b) Está sempre aperfeiçoando, buscando agregar um diferencial.

8. Quanto ao seu horário de trabalho:

a) Sempre ultrapassa 8 horas diárias.

b) Raramente ultrapassa 8 horas diárias.

9. Trabalho aos finais de semana é:

a) Muito comum, senão você não dá conta de todas as tarefas.

b) Ocorre somente em casos especiais.

10. Como está sua agenda para a próxima semana?

a) Lotada, já não tem mais vaga para nenhum novo compromisso.

b) Tem alguns compromissos marcados, mas está razoavelmente tranquila.

11. Como está sua relação com seus colegas de trabalho?

a) Ruim. Existe muita cobrança. As pessoas não entendem suas dificuldades.

b) Tranquila.

12. Você sente que poderia fazer seu trabalho com muito mais qualidade que faz hoje?

a) Sim.

b) Não.

Se entre as suas respostas, você escolheu na maioria a letra "a", fique ligado. Você parece estar trabalhando demais e pior, isso pode estar interferindo na qualidade do seu trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]