• Carregando...

Dicas

Para quem trabalha em casa:

- Mantenha o ambiente limpo e organizado para que seu trabalho possa render satisfatoriamente;

- Crie hábitos profissionais dentro de casa;

- Respeite os horários, como se estivesse no escritório;

- Dedique-se de forma plena;

- Evite deixar que fatores externos o distraiam.

- Não mantenha ambiente favorável a isso.

É muito comum que profissionais, autônomos ou não, precisem estabelecer um ambiente profissional favorável para o desempenho de suas atividades. No escritório, normalmente é oferecido ao profissional mesas e cadeiras confortáveis, infraestrutura de tecnologia e informação adequadas e ambientes aderentes ao tipo de trabalho de cada um. Porém, infelizmente, sei que, apesar de isso ser o desejável, não é bem o que acontece com muitas organizações. Mesmo assim, não é sobre isso que falarei hoje. Minha coluna será dedicada aos profissionais autônomos, que trabalham em casa mesmo, ou aqueles que, por algum motivo, precisam se ausentar da empresa e passar um ou dois dias, quiçá uma semana, em casa.

Antes de tudo, acho importante dizer que esses profissionais deveriam entender que trabalhar em casa não significa levar uma atividade de qualquer jeito, ou na hora que "der na telha". Quem trabalha em casa precisa estabelecer uma rotina compatível com qualquer outro profissional. Suas tarefas e horários precisam ser bem definidos e seguidos. É preferível, inclusive, que horários de entrada, saída e de almoço, sejam estabelecidos previamente e obedecidos à risca. Para vendedores que precisam estar na rua, é fundamental que problemas pessoais sejam resolvidos fora do horário do expediente. Veja, é da sua profissão que estou falando. Não há porque você boicotar seu tempo e jogar contra si mesmo.

O espaço físico precisa ser tão propício, quanto uma empresa em si. Para alguns, inclusive, é possível separar um espaço em casa apenas para o trabalho. Mas, para os que não têm essa possibilidade, é fundamental que o ambiente destinado ao trabalho ofereça o mínimo de conforto e silêncio (dependendo do trabalho) para que fatores externos não o atrapalhem. Não é porque você está em casa que deverá assistir à televisão, enquanto trabalha. Se no escritório você não assiste, em casa também não deverá utilizá-la.

Aliás, se for para simplificar essa história, poderia dizer que o caminho para o sucesso no trabalho em casa é tratá-lo como você trata (ou trataria) o seu trabalho no próprio escritório. A mesma dedicação, o mesmo respeito e a costumeira atenção às tarefas, deveres e direitos. Nenhum trabalho, seja ele qual for, prospera se você não souber se dedicar de forma adequada.

Assim como reconheço que os méritos de um trabalho bem feito devem ser comemorados de acordo. Sabe aquelas ações de endomarketing que valorizam os profissionais que se destacaram no mês? É claro que você não precisa fazer uma plaquinha de "melhor vendedor do mês" e pendurar na sala de sua casa. Porém há ações que podem ser feitas para que você mesmo saiba se valorizar: comprar aquele sapato que você tanto queria, ou fazer aquela viagem tão almejada, enfim, presentear-se. Há várias formas para isso. Para os mais metódicos, inclusive, pode-se fazer programas de porcentagem. Caso a meta seja ultrapassada, as premiações ficam a escolha do próprio profissional. E, assim como o restante das tarefas, as premiações também devem ser levadas à risca, para que isso também não se perca. Motivar-se é fundamental para que o trabalho prospere.

Já para os profissionais que são empregados, mas que, por algum motivo, precisam se ausentar do escritório e desempenhar suas funções em casa mesmo, é preciso entender que a casa deve ser uma extensão da organização. Em situações assim, considero ainda mais importante que os horários sejam respeitados e a dedicação redobrada, afinal, se a empresa acredita que você está em função dela, você precisa honrar o crédito que ela lhe dá. Isso implica estar à disposição da companhia para o que ela precisar e na hora em que ela precisar. Ter o telefone acessível a qualquer chamada, respeitar os prazos estabelecidos, dedicar-se de forma semelhante à que você se dedica no escritório. Tudo dentro de suas limitações, é claro. Reconheço que quando um profissional faz um pedido para trabalhar em casa durante alguns dias, é porque ele tem causas para isso. Pode ser por motivos de saúde, ou até mesmo por outras questões quaisquer. Mas, independentemente do que o leva a solicitar o trabalho remoto, se você firma o compromisso de estar à disposição da empresa mesmo longe dela, deve honrar isso e fazer por onde a organização lhe dar essa abertura sempre que necessário.

* * * * * * * *

Teste

Você está preparado para trabalhar em home office? Assinale as afirmações com as quais você concorda:

1. Você tem facilidade em trabalhar sozinho sem ter pessoas por perto para trocar ideias.

( ) Sim ( ) Não

2. Você tem em casa um espaço adequado para montar um escritório onde a rotina doméstica não interfira na sua atividade.

( ) Sim ( ) Não

3. Você consegue resistir à tentação de dar uma espiada no que está passando na tevê ou dar aquela rápida esticada no sofá durante o horário de expediente.

( ) Sim ( ) Não

4. Você é organizado e tem habilidade de planejar suas atividades, assim como cumprir o planejado.

( ) Sim ( ) Não

5. Você tem disciplina para obedecer ao horário de trabalho (tanto não trabalhar de menos como não trabalhar demais).

( ) Sim ( ) Não

6. Você consegue separar as tarefas domésticas das tarefas profissionais, não deixando que o resultado de seu trabalho seja prejudicado.

( ) Sim ( ) Não

7. Para você, trabalhar em casa oferece mais facilidades que dificuldades.

( ) Sim ( ) Não

8. Você tem autonomia e capacidade de tomar decisões sozinho e sem supervisão.

( ) Sim ( ) Não

9. Você tem facilidade de se manter focado em sua atividade, independentemente dos ruídos da rotina de casa.

( ) Sim ( ) Não

10. Você acredita que pode ter maior qualidade de vida ao trabalhar no formato de home Office?

( ) Sim ( ) Não

Se você respondeu sim à maioria das questões, você parece estar pronto para trabalhar home office. Será que não está no momento de pensar na ideia?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]