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DICAS

Alguns atos que podem levar à demissão por justa causa:

- Furto, roubo e falsificação de documentos;

- Atos incompatíveis com regras sociais (atos sexuais, deixar o trabalho sem justificativa etc);

- Negociações dentro da empresa que não condizem com a própria;

- Preguiça ou má vontade para executar suas funções;

- Embriaguez;

- Insubordinação;

- Prática de jogos de azar;

- Atos lesivos.

Assunto polêmico, po­­rém de grande importância, são as questões que envolvem as demissões por justa causa. A verdade é que há muitos profissionais que acreditam que, por a lei quase sempre pender favoravelmente para o empregado, podem fazer o que bem entender dentro da organização. Mas, não é bem assim. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), quando iniciou sua vigência, tinha a intenção de trazer para o trabalhador alguns direitos capazes de respaldá-los para uma melhor vida profissional. Mas não dá pra viver só de flores e a CLT também definiu uma série de deveres aos trabalhadores, dentre elas as proibições que configuram uma demissão por justa causa.

Posso citar aqui quais são elas, porém acredito que o mais importante não sejam as proibições em si, mas o efeito devastador que elas ocasionam na carreira de qualquer profissional. Por isso, apego-me às questões de manutenção de imagem e preocupação com o desenvolvimento profissional, aspectos fundamentais para o sucesso. Afinal, qual é o profissional que quer ser conhecido no seu campo de atuação como aquele que vai trabalhar bêbado e que não pode ver um "rabo de saia"?

Não é novidade para ninguém, por exemplo, que furtos, agressões físicas e verbais, dentre outras atitudes incompatíveis com a ética e moral, podem resultar em prisão para as pessoas que as executam. E, obviamente, a demissão por justa causa é inevitável. Porém alguns profissionais insistem em cometer atos aparentemente inocentes, sem pensar nas consequências disso ao longo de anos.

Um exemplo disso é aquela pessoa que vive se envolvendo emocionalmente com seus colegas de trabalho. Quando a empresa permite e quando a própria pessoa "assediada" não se importa, tudo bem. O problema é quando esse costume vai além dos padrões estipulados pelas empresas e, o pior, quando esse profissional migra para outra organização que não aceita esse tipo de conduta entre seus funcionários e já acostumado com manias antigas, acaba cometendo os mesmos erros. Infelizmente a marca da pessoa fica e em seu novo emprego acaba sendo taxado e prejulgado pelas outras coisas que já cometeu.

O mesmo vale, e se agrava, para o demitido por justa causa. Seja lá qual for o motivo dessa demissão, e por menos grave que ela seja, a rotulação o seguirá por toda a sua carreira. Seus futuros empregadores saberão dos motivos pelos quais ele fora demitido em certa ocasião e ficarão de olho em suas atitudes de forma redobrada. E, o que considero ainda pior, algumas pessoas desconfiarão de suas atitudes, mesmo que sua pretensão seja não repetir os erros do passado.

Por isso, a minha recomendação é o máximo de disciplina possível. Lembre-se, você está em seu ambiente de trabalho e não em casa, por isso as regras que valem são as da organização e não as suas. O máximo de cautela ainda é muito pouco. Cuidar com a forma de tratar os colegas, deixar as brincadeiras para hora e local adequado, evitar se envolver emocionalmente com outros funcionários e respeitar os segredos da empresa, são algumas das precauções que todos devem tomar para evitar que a empresa tenha subsídios para lhe demitir justamente.

Se pararmos para pensar, são atitudes que dizem respeito, em sua maioria, aos bons modos e costumes. Muitos dos atos considerados como justa causa são muito mais condizentes com educação do que qualquer outra coisa.

Em contrapartida, os gestores que enfrentam esse tipo de problema precisam ficar atentos a essas infrações. Muitas vezes, passamos informações erradas aos nossos colaboradores, simplesmente pela nossa forma de agir, e deixamos com que eles se sintam à vontade para cometer tais feitos. Por isso é prudente ter cuidado com os sinais que passamos aos nossos subordinados. Dar o bom exemplo é o primeiro passo para evitar algumas situações desagradáveis. E se mesmo sendo modelo, não adiantar, a melhor forma de alertá-lo sobre sua má conduta é conversando reservadamente, com calma e escolhendo bem as palavras. Como citei anteriormente, as leis estão quase sempre mais pendentes para os empregados. Se eles erram, e o superior abusa do seu poder para corrigi-los, o feitiço pode virar contra o feiticeiro.

* * * * *

Fique atento ao seu comportamento. Será que você não está passando dos limites? Assinale as afirmações com as quais você concorda:

1. ( ) É comum você ir direto da balada para o trabalho.

2. ( ) A empresa é um excelente lugar para paquera, pois tem muita gente bonita e disponível.

3. ( ) Dar uma olhadinha em sites adultos, realmente não deve ser feito durante o expediente, mas após o expediente ou no horário do almoço não há problema algum.

4. ( ) Quando você sai com o carro da empresa, aproveita para resolver alguns assuntos pessoais, mas que não atrapalha em nada o seu trabalho.

5. ( ) É normal as pessoas se irritarem e extravasarem suas emoções nos colegas, seja por meio de gritos ou xingamentos. Mas isso é só uma forma de desabafo.

6. ( ) Para ganhar um dinheirinho extra, organizo apostas e jogos entre os funcionários.

7. ( ) Você guarda todo material da empresa onde trabalha em "meus arquivos pessoais", assim quando mudar de empresa, já tem tudo pronto é só copiar.

8. ( ) Se você não está satisfeito com o seu trabalho, começa a chegar atrasado e fazer "corpo mole". Desta forma, a empresa vai perceber que você está no lugar errado e lhe proporá outro desafio.

9. ( ) Você costuma falar mal daquelas pessoas que você considera insuportáveis ou incompetentes, inclusive para pessoas que não são da empresa.

10. ( ) Se um cliente é mal pagador, você espalha para todos os demais clientes e fornecedores para que eles não corram o risco de sofrer um calote.

A empresa não exige mais do que a regra de conduta social adequada. Se você marcou algumas dessas alternativas, reveja seus comportamentos.

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