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DICAS

- Separe os problemas de casa dos laborais. Não use um ambiente como refúgio do outro. Com o passar do tempo tudo se mistura e ambos começam a ir mal.

- Se acha que precisa de ajuda, se abra! Não tenha medo de ficar exposto. Pelo contrário, as coisas só irão melhorar.

- Faça exercícios e marque encontros com amigos (jantares, almoços etc.). Isso tudo ajuda a aliviar a tensão do trabalho e faz muito bem à saúde!

É normal acontecer vez ou outra de você precisar ficar no escritório até tarde para atender a alguma demanda extra que surgiu de última hora com prazo para o dia seguinte. Porém, se situações como essa se tornam regra, ao invés de exceções, é melhor se preocupar. Ao contrário do que muitos profissionais pensam, acumular horas extras não é tão bem visto assim pelos empregadores não. Até mesmo porque, profissionais que frequentemente não conseguem finalizar suas tarefas em horário útil podem, na verdade, possuir um sério problema de organização de tempo.É possível, sim, evitar que isso ocorra tão frequentemente. Basta um pouco de planejamento e disciplina. É preciso, antes de tudo, reconhecer o problema para erradicá-lo, como tudo na vida. Afinal, se o profissional não conseguir reconhecer que ele só fica além de seu horário na empresa por pura falta de planejamento, dificilmente conseguirá resolver o problema.

Sem contar que existem mi­­lhões de desculpas que esses profissionais encontram para ficar no escritório até tarde. Conheço casos desde pessoas que se enrolam para acumular horas extras e tirar uma graninha a mais no fim do mês, até casos de casais que não convivem bem e, por isso, preferem ficar no escritório a ter que ir embora encarar um ao outro. Independen­temente do motivo, há algumas artimanhas que podem ajudar.

Aprenda a dizer não

Um dos principais motivos que levam os profissionais a exceder suas horas de trabalho é o acúmulo de tarefas. E, grande parte deles acumula pelo simples fato de não conseguir dizer "não" a tarefas que nem lhes dizem respeito. Por isso, quando alguém chegar a você, pedindo para executar um trabalho que não faz parte do escopo de suas funções, pense antes de responder: é apenas um favor? Dá para recusar? Se você fizer, vai atrapalhar o andamento de suas outras funções? Você gastará muito tempo ou recurso fazendo tal favor? Se chegar à conclusão de que dizer "sim" impactará negativamente no seu desempenho, responda delicada e educadamente "não". Há formas e formas de negar um pedido, não precisa ser grosso. Apenas explique que infelizmente não poderá ajudar, já que você anda muito atarefado.

Organize suas prioridades

Seguindo a linha do acúmulo de tarefas, é sempre mais fácil evitar as horas extras se soubermos priorizar as atividades da forma correta. Costumo dizer que há as atividades urgentes e as importantes. As urgentes, nem sempre são importantes, mas precisam ser feitas já e elas devem ser sempre priorizadas, já que não podem esperar. Feitas as urgentes, é a vez das importantes, que devem ter total dedicação até serem finalizadas. E, por fim, quando não há nenhuma atividade urgente e nenhuma importante, chega a vez das demais atividades. Essas são aquelas que até podem ser feitas no dia seguinte, caso não dê tempo. Elas jamais devem prender um colaborador além de seu horário habitual de trabalho.

Reuniões

Evite reuniões desnecessárias. Infelizmente alguns profissionais não sabem a importância da objetividade. Com isso, marcam reuniões e mais reuniões para resolver assuntos irrelevantes, tomando tempo de colegas, clientes e fornecedores desnecessariamente. Agora pense comigo, se você já está atribulado, sem tempo para resolver suas atividades, imagine o estrago na sua agenda se tiver, ainda, que participar de reuniões para definir temas que nem lhes dizem respeito.

Tenha vida pessoal

Crie compromissos além do trabalho. Pode ser uma pós-graduação, aulas de inglês, ginástica, dança, canto... qualquer coisa. A real importância é, na verdade, ter o que fazer após o trabalho e se obrigar a não faltar a esses compromissos. Sem contar que dando uma atenção especial às coisas pessoais, elas passam a ter maior sentido e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional vem à tona.

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Teste

Será que você tem passado da conta no trabalho?

No seu trabalho:

a) Você é organizado. Dentro de seu planejamento consegue fazer tudo que é proposto.

b) Nunca consegue dar conta do trabalho. Sempre tem um projeto novo ou mais difícil de ser feito que ocupa muito tempo.

Em casa:

a) Seu relacionamento é bom com os familiares e parentes. Sempre os vê durante a noite e faz programas nos fins de semana.

b) Os familiares reclamam muito que não há tempo para eles. Sempre há trabalho a ser feito (mesmo nos fins de semana), fica até mais tarde no serviço finalizando trabalhos e reuniões.

Quando lhe oferecem novos projetos:

a) Você diferencia o que faz da sua função do que não faz. Sendo assim, aceita as tarefas que lhe dizem respeito e nega educadamente as outras. Aceita novos projetos caso haja tempo hábil, e certamente os dividirá com a equipe.

b) Aceita muitas tarefas, mesmo as que não fazem parte do seu serviço e dificilmente as reparte com a equipe. Fica "pelo pescoço" sempre com prazos e entregas.

Seus relacionamentos:

a) Você tem uma vida social ativa! Tem amigos da faculdade, amigos da academia ou escola de dança, aulas de idiomas estrangeiros, pós-graduação e gosta muito de sair com a família também.

b) Sua vida social está comprometida. Há muito tempo não vê os amigos, não liga para eles, não há tempo para interagir com quase ninguém, há muito trabalho a ser feito!

A confiança no trabalho:

a) Os colegas confiam sempre em você. Consideram-no responsável por saber quais projetos abraçar e com quem dividi-los.

b) Não há mais tanta confiança. Não lhe dão mais tantos projetos quanto antes, mas mesmo assim continua "pendurado pelo pescoço" e ocasionalmente finaliza as tarefas com atraso.

Quanto à paixão pelo ofício:

a) Raramente precisa de um tempo extra no trabalho para dedicar aos novos projetos, mas seu desempenho nunca cai, afinal, você ama o que faz!

b) Está sempre fazendo horas extras e o banco de horas já está imenso. Apesar de estar quase morando na empresa, a paixão pelo trabalho e a eficiência decaíram imensamente de uns tempos para cá.

Caso tenha marcado uma ou mais alternativas "b", o sinal de alerta está piscando insistentemente, só você que não o enxerga. Você pode estar exagerando na carga de trabalho, estar em um cargo ou projeto muito estressante e isso certamente está te prejudicando. Reveja suas rotinas, melhore o aproveitamento do tempo no seu expediente e veja as coisas entrarem nos eixos aos poucos.

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