• Carregando...

DICAS

Período sabático não é um tempo que você tira simplesmente para descansar, mas sim um período maior onde você pode se autoconhecer e colocar em prática coisas que você não consegue por pura falta de tempo livre;

Autoconhecimento, nesse caso, significa ponderar sobre o desenrolar de sua vida profissional, sobre suas aspirações e sobre a forma com que você tem direcionado sua carreira;

Lembre-se, deixar o mercado de trabalho por um tempo (por menor que seja) requer muito planejamento. Esteja preparado, por exemplo, para encontrar dificuldade numa recolocação quando voltar;

Organize-se emocionalmente, por exemplo, para descer alguns degraus na carreira. Quem fica afastado do mercado acaba "enferrujando" e as empresas não se sentem tão segurar em aceitá-lo novamente na mesma posição que você ocupava anteriormente. Não é uma regra, mas pode acontecer.

Ficar um tempo longe da empresa e/ou profissão pode ser uma boa saída para profissionais que andam meio perdidos sobre qual rumo tomar em suas carreiras. Essa prática, mais conhecida por período sabático, tem sido cada vez mais comum entre profissionais de todos os níveis hierárquicos. Vários são os motivos que levam um profissional buscar um tempo longe da rotina dos escritórios, mas o principal deles ainda é o alto nível de estresse. Trabalhar todos os dias numa correria que parece não ter fim, viagens longas e cansativas, prazos curtos, cobranças descabidas e uma infinidade de outros fatores que influenciam negativamente na produtividade de um indivíduo são apenas alguns dos causadores desse estresse.

Por isso sair da rotina pode ser uma excelente solução. E, nesse caso, não me refiro às férias. Todos nós, aliás, precisamos de alguns dias de descanso. Mas, infelizmente, em alguns casos, nem mesmo os 30 dias merecidos de férias são suficientes para voltar ao fôlego de antes. A propósito, o período sabático nada tem a ver com férias. Trata-se, na verdade, de um tempo em que o indivíduo tira para se dedicar a coisas, na maioria das vezes, não relacionadas à carreira do momento. Não é uma regra, mas é o que acontece em grande parte dos casos. O termo sabático significa repouso no idioma hebraico. Tem relação ao dia semanal em que os judeus tiravam para descansar e se dedicar aos assuntos de interesse pessoal.

Porém quem opta ficar tanto tempo afastado do emprego, acaba tendo de abrir mão de uma série de coisas e se adaptar a uma nova realidade. Alguns profissionais precisam lidar, por exemplo, com desníveis hierárquicos, ou seja, deixam um posto alto de trabalho e, após se retirar por um período refletindo sobre sua vida, volta num posto mais baixo (dentro da mesma empresa ou em outra). Ficar muito tempo longe do mercado nem sempre é uma boa ideia. Porém, se esse tempo for bem aproveitado e dele for sugado a maior quantidade de benefícios para a carreira ou para a própria vida pessoal, poderá ser um dos melhores presentes que uma pessoa pode dar a si mesma.

É importante entender o principal objetivo de um período sabático. Profissionais que o fazem, normalmente, são aqueles que se encontram em dúvidas profundas de que rumo seguir em suas carreiras, ou que se encontram insatisfeitos com o direcionado que o mercado tem dado a sua vida profissional. Alguns aproveitam esse tempo para fazer cursos, estudos e/ou viagens que não conseguem colocar em prática por causa da rotina atribulada enquanto funcionários.

Muitos, inclusive, aproveitam um tempo como esse para decidir que querem continuar como colaboradores de uma empresa ou se preferem (e po­­dem) seguir uma carreira solo, abrindo um negócio ou atuando como consultoria de um ramo que domine muito. Significa, em suma, "sair do mercado" por um tempo para conhecer a si próprio, suas capacidades, anseios e desejos.

Tomar uma decisão como essa, porém, requer uma avaliação profunda da validade dessa ação. Algumas empresas liberam seus profissionais para um ou dois anos sabáticos. Nego­­ciam sua volta em outro setor, ou numa posição abaixo, por reconhecerem a importância de dar esse tempo à pessoa. Preferem, na verdade, garanti-lo dali dois anos, do que, simplesmente, abrir mão de alguém que pode voltar de um "descanso" assim com garra total. Porém reconheço que a maioria das empresas recusa qualquer tipo de negociação nesse sentido. É exatamente por isso que o profissional que decide se afastar precisa ter uma boa estrutura estratégica de como agirá pelo tempo que não trabalhará, pois nesse tempo não contará com nenhuma receita. Alguns precisam abrir mão de um padrão de vida para entrar num modelo muito mais enxuto. Outros, mais abastados, não precisam se preocupar com esse fator. Porém, independentemente de qual é a sua situação, vale lembrar que tudo tem seu ônus e seu bônus. Por isso a importância de pesar muito bem os prós e contras de uma atitude tão significativa como essa.

* * * * *TESTE

Você está preparado para um período sabático?

1- O que você acha de tirar um período sabático?

a) Perda de tempo.

b) Oportunidade de tirar uma folga.

c) Oportunidade de ajustar as coisas na minha vida.

2- Se você fosse tirar um período sabático, seus planos seriam:

a) Nenhum, pois jamais faria isso.

b) Sem planos, vou onde a onda levar.

c) Uma viagem, um retiro para reflexão ou até escrever um livro.

3- Quanto ao orçamento:

a) Não gastaria minhas economias com uma bobagem desta.

b) Tenho uma graninha, vou usando até acabar.

c) Tenho uma reserva e vou montar um plano de acordo com ela.

4- Quanto à sua empresa:

a) Não vejo porque aprovaria.

b) Se a empresa não aprovar, não iria, pois não quero ficar sem emprego.

c) Se a empresa não concordar, posso optar pelo meu desligamento, caso seja importante e viável para continuidade dos meus planos.

5- E a família?

a) Jamais deixaria minha família por um período longo.

b) É até bom ficar um tempo longe deles.

c) Vou sentir saudades, mas todos nós estamos preparados e sabemos a importância deste período.

6- Quanto ao planejamento:

a) Não perderia meu tempo com isso.

b) Quanto menos planejar melhor.

c) Acredito que pelo menos um ano de planejamento é importante para garantir que esse será um período proveitoso.

Ao responder à maioria "a" definitivamente você não se interessa por tirar um período sabático. Se a maioria das suas respostas foi a letra "b", você parece não entender os objetivos desse período. Cuidado para não cair numa furada! Já se você respondeu à maioria "c", você tem tudo para fazer desse período muito produtivo para sua vida e carreira.

* * * * *

Mande sua história para coluna@debernt.com.br e siga www.twitter.com/bentschev.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]