• Carregando...

Todos os anos, nesta época, é muito comum as pessoas criarem planos e expectativas para o futuro. Elas prometem novas atitudes, novas posturas, novo trabalho, novos projetos, nova dieta, mais qualidade de vida, etc. Porém, na maioria das vezes, não cumprem o que prometem. Aliás, nem se lembram do que haviam proposto. Por isso, a história de hoje serve como uma mensagem de final de ano. Com ela, espero incentivar todos os profissionais a construir um 2010 mais próspero e feliz. Boas festas!

João era um empregado comum. Formado em Enge­nharia da Produção, executava somente o que lhe pediam - nada a mais, nada a menos. Concluía suas funções no expediente normal e jamais ficava na empresa até mais tarde para finalizar qualquer trabalho. Exatamente às seis da tarde ele deixava sua mesa e dirigia-se para casa. Em contrapartida, nunca chegava atrasado e era sempre um dos primeiros a bater o cartão de ponto. Não reclamava do trabalho e achava seu salário justo, adequado ao seu esforço. João estava satisfeito com sua vida profissional e, aos 39 anos, não almejava algo diferente.

Contudo, a proximidade do final do ano mexeu com ele de forma especial. Pela primeira vez sentiu-se inadequado, medíocre. Achou que fosse o peso da idade, pois estava quase chegando na casa dos 40. Depois, pensou que o sentimento tivesse relação com a emoção das festas de final de ano, que sempre o emocionavam. Mas, ao refletir com mais cuidado, concluiu que seu desempenho profissional, estagnado há muito tempo, era a real causa de sua aflição.

A importância de planejar

João lembrou que diversas vezes, no início de sua carreira, havia feito resoluções de ano-novo, como: aprender inglês, aprimorar seus conhecimentos em informática, ingressar no plano de promoções da empresa, entre tantas outras. Porém, todo início de ano apagava sua insatisfação e varria de sua vontade o interesse por se aprimorar. Durante sua vida, João não fez nada efetivo para mudar sua realidade; somente seguiu o fluxo dos acontecimentos. O profissional jamais construiu um planejamento, deixando que o futuro fosse surgindo inesperadamente, sem rumo e sem objetivo.

Então, aos quase 40 anos de idade, percebeu que poderia ter feito as coisas de maneira distinta, sem ter que, necessariamente, desgastar-se ou arriscar-se mais. O engenheiro percebeu que estava na hora de direcionar sua carreira e que o próximo ano seria o marco de sua mudança. Para ajudá-lo no seu planejamento profissional, pediu aos seus colegas e superiores que escrevessem – anonimamente – três aspectos positivos em seu desempenho e outros três pontos que precisaria melhorar. Assim, teria subsídios suficientes para escrever seu plano com precisão, pois não iria se basear, somente, em sua análise pessoal, mas também na percepção daqueles à sua volta.

Munido das informações necessárias, João colocou no papel o planejamento para 2010 e pediu aos seus companheiros que cobrassem dele a conclusão de seus objetivos. Desse jeito, não teria como se esquivar das promessas feitas, pois teria testemunhas de sua performance. Feito isso, o sentimento de angústia que o afligia sumiu imediatamente. No seu lugar, sentiu paz e força para superar todos os obstáculos.

Mudança verdadeira

Todos os anos nos enganamos achando que as doze badaladas da noite de 31 de dezembro irão marcar um novo tempo que começou. E esquecemos que os problemas que tínhamos cinco minutos antes da meia-noite são os mesmos cinco minutos depois. Esquecemos que qualquer mudança em nossa vida, nossas atitudes, posturas, em nosso trabalho, projetos, dieta, qualidade de vida, etc., depende apenas de nossa vontade de fazer acontecer. A verdadeira mudança não está no toque mágico das doze badaladas, mas dentro de cada um de nós.

Se queremos um mundo melhor, cabe a nós fazê-lo. Todo ano, o ano todo. Aproveite a festa de Natal de sua família, de sua empresa, e reflita sobre sua vida nos últimos doze meses. Perceba em que você pode melhorar, pois tudo pode e deve ser aprimorado. Procure sua motivação interior e crie suas próprias metas e desafios. Aí, então, o verdadeiro espírito de Natal, de renovação, de renascimento, de alegria e consciência tranqüila estará presente. E você poderá realizar milagres no novo ano!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]