• Carregando...

Dicas

Para não se prejudicar por causa de envolvimentos no trabalho:

> "Blinde" seus olhos para pessoas que possam te atrair de alguma forma;

> Lembre-se sempre do ditado "onde se ganha o pão, não se come a carne";

> Entenda que o que acontece com sua vida, diz respeito apenas a você. Não dê sorte ao azar;

> Ambiente de trabalho é um local com finalidade exclusiva para trabalhar. Deixe o prazer para outros locais, horários e pessoas;

Acredite, tudo que começa pode um dia acabar. Imagine a situação que pode ficar na empresa caso isso aconteça com você.

Domingo abordei um tema bastante complexo em minha coluna e que, tenho certeza, fez com que muitas pessoas se identificassem com a história. Refiro-me aos relacionamentos nascidos no ambiente de trabalho, sejam eles apenas uma amizade, ou em alguns casos, namoricos e até casamentos. Grande parte das empresas, principalmente as de grande porte, tem como regra a proibição de relacionamentos mais íntimos entre funcionários. Isso se deve ao fato de que o envolvimento, na maioria dos casos, acarreta baixa produtividade e uma série de outros problemas. Quer ver quais?

Olhemos caso a caso. Primeiramente falarei dos mais brandos, as puras e simples amizades. Quem diz que falar sobre a vida pessoal com os colegas de trabalho é uma má ideia, tem a mais pura razão. Quando expomos nossos segredos no ambiente de trabalho, acabamos entregando poderosas armas aos nossos inimigos. Quando digo inimigos, quero simplesmente elucidar o fato de que, num ambiente de trabalho, os profissionais brigam o tempo inteiro por posição. Quando se trata de cargos comissionados por vendas, então, a briga se torna ainda mais acirrada. Por isso, por maior afinidade que um profissional tenha com o outro, mais cedo ou mais tarde, todos estão sujeitos a disputas. Ou seja, quanto mais seu "inimigo" tiver "armas" contra você, mais ele se sobressairá no trabalho.

Veja, não quero, com isso, fazer com que você se isole e não aproveite momentos prazerosos com aquele seu colega lá do trabalho. Apenas alerto para que todos tomem os devidos cuidados com o quê falar e como falar para as pessoas que passam a maior parte do tempo em sua companhia. Além do que, você não quer ficar exposto a julgamentos, não é mesmo?

Outra questão que me preocupa bastante é o de relacionamentos que nascem no ambiente de trabalho e, pela sua proibição, acabam sendo ocultados. Para estes, costumo utilizar a máxima de que "mentira tem perna curta". É normal que pessoas que convivem diariamente durante um longo período, acabem se sentindo atraídas pelos seus colegas de trabalho. Porém, como citei anteriormente, muitas empresas não aceitam este tipo de envolvimento entre funcionários e, por isso, estes acabam ocultando do resto da equipe a sua aproximação. Porém, o que eles não sabem é que, mesmo sendo o mais discreto possível, uma hora ou outra acabarão dando alguma bandeira, deixando transparecer que estão juntos de alguma forma.

Acredito que o maior problema, nestes casos, sejam as mentiras. Imagine a seguinte situação. Um profissional é tido como exemplar na empresa. Apresenta bons resultados, relaciona-se bem com colegas e fornecedores e é extremamente respeitado pela sua postura ética e honesta. Entretanto, este profissional mantém um relacionamento com um colega às escuras e acredita que ninguém seria capaz de descobrir seu segredo. Porém, depois de alguns meses mantendo o relacionamento, outro funcionário acaba descobrindo o caso dos dois colaboradores e coloca o assunto na rádio peão da empresa. Todos, sem exceção, ficam sabendo do ocorrido e o profissional que era respeitado por todos, de uma hora para outra, passa a ser alvo de fofocas e comentários maldosos.

Sem que ele esperasse, todo o seu esforço por se tornar o melhor profissional vai por água abaixo por uma questão que nem diz respeito a seu desempenho. Porém, como um profissional é construído por um conjunto de coisas, inclusive sua capacidade de respeitar as regras organizacionais, o fato de ele não ter levado isso em consideração faz com que ele seja relacionado a algo ineficiente. Sua imagem é borrada e anos de dedicação desmoronam em questão de segundos.

O terceiro caso e também muito comum, são aqueles de casais que começam a trabalhar juntos e/ou se formam através do relacionamento de trabalho (em empresas que não proíbem este tipo de relacionamento). Neste caso, o casal fica exposto em conjunto. Uma série de problemas pode ocorrer por causa disso, por exemplo: tomados pelo ciúme, podem ocorrer brigas com demais funcionários; quando o casal está mal e precisam, mesmo assim, debater assuntos da empresa, podem acabar se estressando um com o outro, causando situações desagradáveis para seus colegas de trabalho; o desempenho pode diminuir, pelo fato de trazerem seus problemas pessoais para a empresa etc.

Vale lembrar que toda e qualquer questão pode ser vista de uma forma positiva, caso os envolvidos sejam responsáveis com suas atitudes. Há muitos casos que são exceções, porém, quando se trata de relacionamento no ambiente de trabalho, estas questões que citei são a regra. Por isso a dica é... Pense muito antes de tomar alguma atitude neste sentido, principalmente se sua carreira for importante para você, pois, uma vez manchada sua imagem, depois fica difícil de refazê-la.

Assista na próxima sexta-feira, 5 de junho, no Bom Dia Paraná, quais são as profissões em alta neste momento.

* * * * *

Teste

Você já deixou que o envolvimento emocional com colegas de trabalho, colaboradores ou chefia interferisse no seu desempenho e/ou decisões. Verifique se você já se percebeu com algum desses comportamentos:

1. ( ) Promoveu, aumentou salário ou favoreceu colaboradores de sua equipe baseado no envolvimento emocional (amizade / amoroso).

2. ( ) Ao contratar colaboradores para sua equipe deu preferência a pessoas que você tinha algum tipo de envolvimento emocional em detrimento de outros profissionais com maior competência para a função.

3. ( ) Já sentiu dificuldade em chamar a atenção de um colaborador por ter um laço afetivo com ele (amizade/amoroso).

4. ( ) Chegou a ter discussões de cunho pessoal com colegas de trabalho.

5. ( ) Percebeu-se com ciúme de um colega ou colaborador por este dar mais atenção para outra pessoa.

6. ( ) Evitou demitir um colaborador por ser seu amigo (namorado/paquera).

7. ( ) Por ser seu amigo, o colega ou chefe deve lhe contar tudo que acontece no trabalho, pois amigos não têm segredos.

8. ( ) Utilizou meios de comunicação da empresa para tratar de assuntos pessoais com colegas de trabalho (fofocas, paqueras, etc).

9. ( ) Cortou laços afetivos com algum colega de trabalho por este ter sido promovido e você não.

10. ( ) Encobriu erros de seu colega ou colaborador por ser seu amigo / namorado / paquera.

Se você assinalou a maioria dessas alternativas fique atento, pois o envolvimento emocional com colegas de trabalho, se não for bem administrado, pode se tornar prejudicial aos seus resultados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]