• Carregando...

Teste

Quer ser efetivado? Marque as alternativas com as quais você se identifica e confira se está no caminho certo para transformar o emprego temporário em um fixo.

Pontualidade é o seu ponto forte. Você se preocupa com a sua imagem e não deixa que detalhes como atraso passem a ideia errada sobre que tipo de profissional que você é.

Você é flexível a fazer horas extras se necessário. Afinal, entende que a demanda é grande e a empresa precisa da sua ajuda.

Você acha um absurdo quando um colega de outro setor te pede ajuda, afinal você foi contratado temporariamente, então não precisa fazer trabalho que não é de sua responsabilidade.

Apesar de saber que o emprego é de curta duração, você o encara como se fosse fixo. É engajado, proativo e tenta oferecer ideias para melhorar a produtividade.

Você não gostou do seu emprego temporário e com o tempo começou a não se importar com a qualidade do seu serviço. Não vê a hora de sair de lá!

Se você marcou as alternativas 1,2 e/ou 4, você está no caminho certo para a sua efetivação. Coisas aparentemente pequenas como pontualidade são extremamente importantes e você entende isso. Dessa forma, as chances do seu contratante gostar do seu trabalho e achar que você trará benefícios para a empresa são maiores. Continue nesse ritmo até o fim do seu contrato. Se não for efetivado, no mínimo terá uma excelente recomendação.

Se você marcou as alternativas 3 e/ou 5, cuidado. Não é porque o trabalho é temporário que você deve trabalhar de qualquer jeito. Por mais que não deseje ser efetivado, se não for esforçado, colaborativo e respeitar os outros, não terá uma boa recomendação. Além disso, não aprenderá nada novo, o que é um grande desperdício de tempo.

Quem ainda tem medo ou até preconceito dos trabalhos temporários pode perder uma grande chance de aprimorar os seus conhecimentos e até mesmo, dependendo do caso, ser contratado como um profissional fixo. No artigo de domingo, contei a história de um profissional que foi contratado temporariamente para ajudar na produção de ovos de chocolate para a Páscoa, mas acabou sendo efetivado devido ao seu excelente desempenho durante esses poucos meses.

Acredite, um estudo da Assertem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário) e do Sindeprestem (Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo), em parceria com o Ipema (Instituto de Pesquisa Manager), revelou que, para essa Páscoa, 71,5 mil trabalhadores temporários provavelmente seriam efetivados em todo o país. Esse número mostra como é grande a demanda e, consequentemente, as chances de alguém ser contratado efetivamente.

Para os jovens

Por não ter conhecimento suficiente sobre o mercado na prática e o que ele realmente oferece, o trabalho temporário pode ajudar o jovem a tomar uma decisão baseada em experiências e não apenas teorias. Devido a isso, poupa tempo "perdido" em cursos e empregos que o profissional não se encaixa. Todo mundo conhece alguém que passou por mais de um curso de graduação para descobrir o que realmente deseja fazer com sua vida profissional. Então, se você está nesse processo de decidir que futuro dar à sua carreira e possui tempo livre, procure um trabalho temporário. Mesmo se você não gostar do emprego, ganhará conhecimento, experiência e uma visão mais abrangente dos negócios.

Para quem gostou da ideia

Se você tinha algum preconceito, espero que agora não tenha mais. As vantagens do trabalho temporário são muitas e podem trazer mudanças positivas na sua vida. Acredito que a maior dúvida de quem nunca teve um emprego desses é como transformar esses benefícios que aqui citei em sua própria realidade. Para entender, primeiramente, é preciso saber que, por lei, o padrão de contrato para um trabalho temporário é de no máximo três meses, podendo ser prorrogado por mais três meses. Isso significa que quem foi contratado no final do ano passado por causa da Páscoa, está chegando a um momento decisivo – pode ter seus contratos prorrogados, ser efetivado, ou não.

O profissional que está em um trabalho temporário não deve ver a sua situação como instável ou ameaçadora, afinal é uma oportunidade dupla: tanto de aprendizado e aquisição de experiência e conhecimentos, quanto de efetivação.

Cada caso é um caso e transformar um emprego temporário em um fixo depende da empresa e do funcionário. Em alguns casos, não há possibilidade de contratação, pois a empresa precisa de funcionários extras somente por um determinado período. Entretanto, dependendo do profissional e do perfil da empresa, ele pode vir a ser contratado por apresentar características comportamentais e competências técnicas compatíveis com a empresa ou por realizar um trabalho com desempenho acima da média.

Num emprego temporário, o tempo para mostrar a sua competência e eficiência é muito curto, portanto, procure dar o máximo de si todos os dias e de todas as maneiras possíveis. Isso significa ser flexível, ter espírito de equipe, ser proativo e comunicativo. Ou seja, se você realmente desejar ser efetivado, mostre que merece.

Dicas

Em um trabalho temporário, a falta de organização e o atraso são ainda mais mal vistos que em um emprego fixo. Não deixe que esses detalhes o impeçam de ter um bom desempenho ou, até mesmo, de ser efetivado.

Seja proativo. Faça as coisas sem esperar uma ordem e, apesar do curto período de tempo, procure conhecer, o máximo possível, os produtos, a cultura e a empresa como um todo.

Toda experiência, por melhor ou pior que seja, traz algum aprendizado. Portanto, se você acredita que a experiência de um trabalho temporário pode ser boa para a sua carreira, não tenha medo de "perder tempo" com algo que não se identifica. De uma forma ou de outra, você, no mínimo, ganhará conhecimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]