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10% do mercado

brasileiro de lingeries e meias-calças é dominado pela Scalina, que está no ramo há quase meio século e faturou R$ 400 milhões em 2009. No ramo de meias-calças, a participação chega a 40%. O mercado de moda íntima vem crescendo em ritmo duas vezes maior que o do PIB.

O grupo Boticário anunciou ontem a compra de uma participação minoritária do grupo Scalina, dono das marcas de moda íntima feminina Scala e Trifil. Com o negócio, a empresa, fabricante de perfumaria e cosméticos, passa a atuar também na indústria do vestuário. O valor do negócio e a participação adquirida não foram revelados. A aquisição deve ser concluída dentro de 30 dias, segundo comunicado distribuído pelo grupo paranaense.

A Scalina, que informa ter fa­­turado R$ 400 milhões em 2009, é considerada a maior fabricante brasileira de lingerie e meias-calças, com participação de cerca de 10% no mercado. A operação com o Boticário foi realizada um ano depois de a Scalina se associar ao fundo norte-americano de private equity Carlyle. Com US$ 153 bilhões em ativos sob sua gestão, o fundo vem adquirindo participações em empresas brasileiras. No ano passado, assumiu o controle da CVC, a maior operadora de turismo do país, e levou ainda uma fatia da operadora de saúde Qualicorp.

Em comunicado, o presidente do grupo Boticário, Artur Gryn­baum, enfatizou que a operação é o primeiro passo do grupo no segmento de moda. "A participação acionária contribui para a estratégia de diversificação dos negócios do grupo, que tem como objetivo ser reconhecido pela atuação nos setores de beleza e moda. Com­partilharemos com o grupo Scalina a nossa experiência na operação de varejo e franchising", disse Grynbaum. Como parte da estratégia de diversificação, o grupo Boticário lançou em fevereiro a marca de perfumaria e cosméticos Eudora, que atua principalmente por meio da venda direta.

O mercado de moda íntima vem apresentando taxas de crescimento duas vezes maior que o do Produto Interno Bruto (PIB). O grupo Scalina está no ramo há 48 anos e surgiu em São Paulo, no bairro Cambuci, graças à iniciativa de um imigrante e alfaiate alemão. Os produtos Scala são vendidos em 100 lojas franqueadas e outros pontos de venda. A Trifil é comercializada em lojas multimarcas, que somam 13,5 mil pontos de venda no país, e em lojas próprias em São Paulo.

O Boticário tem cerca de 3 mil lojas no país e faturou R$ 1,5 bilhão no ano passado, 20% mais que em 2009, sem contar as receitas de franquias. Além da compra de parte da fabricante de meias e do lançamento da Eudora, o grupo, com sede em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), tem planos de construir uma nova fábrica e um novo centro de distribuição no Nordeste, cujos investimentos podem chegar a R$ 350 milhões, segundo informações de mercado.

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