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São Paulo – Nos três anos e meio do mandato do presidente Lula, o consumo das famílias com rendimento de até quatro salários mínimos (classes D e E) aumentou 11% e o gasto médio cresceu 35% com produtos dos segmentos de alimentos, bebidas, higiene pessoal e limpeza no período, porcentual próximo ao verificado nas demais classes. É o que indica pesquisa da LatinPanel. De acordo com o estudo, as classes D e E passaram a consumir 27 categorias de produtos em agosto deste ano. No final de 2002, a cesta de compras dessa classe continha 21 categorias.

De acordo com a LatinPanel, o consumo incluiu sucos em pó, massas instantâneas, caldos de tempero, esponjas sintéticas, extrato de tomate, salgadinhos, leite longa vida e maionese. "Houve uma sofisticação da cesta de consumo na baixa renda", afirmou a diretora comercial da LatinPanel e coordenadora do estudo, Margareth Utimura.

Quando considerada a possibilidade de aumento de renda, o objetivo maior de consumo do segmento é a reforma da casa e a realização de compras. De acordo com pesquisa da LatinPanel, a reforma vem em primeiro lugar, com 29%, e as compras, em segundo, com 23% das respostas. O pagamento de dívidas responde por 15% da intenções; poupança, por 11%; e construção, 10%.

Na lista de compras, imóveis são a primeira opção, com 64%; e eletroeletrônicos, a segunda, com 33%. A LatinPanel ressaltou a terceira colocação de alimentos, com 29% das intenções de compra, e o potencial de crescimento dessa categoria nessa faixa de renda. Entre os itens de eletroeletrônicos citados estão DVD, TV, som, fogão e geladeira. Na avaliação da LatinPanel, alguns deles já podem ser o segundo produto do tipo a ser adquirido pela família.

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