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O investimento da Microsoft no Facebook - US$ 240 milhões por 1,6% da rede social – indica que o site de relacionamentos avaliado em US$ 15 bilhões quer ganhar força fora dos Estados Unidos, mercado que responde por 40% de seus usuários. Isso porque, com o acordo, a Microsoft passará a oferecer a plataforma de anúncios para o Facebook também fora dos EUA, segundo comunicado divulgado pelas empresas.

Os planos de expansão também foram confirmados por Owen Van Natta, diretor financeiro do Facebook, em entrevista realizada nesta quarta. "Essa parceria vai ajudar o Facebook a expandir internacionalmente e comprar a tecnologia necessária para continuarmos crescendo rapidamente", disse Van Natta, segundo o jornal "The New York Times". A rede social afirma ter 50 mil usuários ativos e cadastrar 200 mil novos usuários a cada dia.

Com a aquisição anunciada nesta quarta, diz o comunicado das empresas, a Microsoft passará a fornecer a plataforma usada por todos aqueles que quiserem anunciar no Facebook. As duas companhias já tinham um acordo, válido até 2011, segundo o qual a Microsoft era a provedora da plataforma para anúncios no formato de banner.

"O investimento e expansão da parceria permitirá que a Microsoft e o Facebook tirem melhor proveito das oportunidades de anúncio em todo o mundo. Isso é bom não só para as empresas, mas também para os usuários e anunciantes", afirmou no comunicado Kevin Johnson, presidente da divisão de plataformas e serviços da Microsoft.

Concorrência

Apesar das parcerias, o Google também lucra indiretamente com o Facebook, fornecendo anúncios em aplicações de terceiros compatíveis com o site -- a página aceita recursos desenvolvidos por empresas de tecnologia e programadores. Essas aplicações (já são mais de 5 mil disponíveis) permitem, por exemplo, que os usuários recomendem e escutem música, insiram críticas de livros da Amazon em suas páginas, participem de jogos e associem-se a campanhas de caridade, tudo isso sem sair do site.

O Google também já havia expressado interesse em investir na Facebook, informou recentemente uma reportagem do "Wall Street Journal". Analistas ouvidos pela publicação "New York Times" afirmaram que o "valor astronômico" pago pela Microsoft mostra que a gigante dos softwares não poderia se dar ao luxo de perder essa parceria. Ela representa acesso à próxima geração de usuários de computador, um grupo que está sempre no foco do Google.

Crescimento

De acordo com Van Natta, o investimento permitirá que a companhia dobre a quantidade de funcionários até o final de 2008 – atualmente 700 pessoas trabalham no Facebook.

A rede social interliga usuários através de seus contatos em comum, com mais opções de proteção de privacidade que o Orkut, do Google. O site cresceu para 49 milhões de membros, um aumento de 63% desde maio, e está ganhando espaço contra sua maior rival, o Myspace. De acordo com o "New York Times", o MySpace tem mais que o dobro de usuários cadastrados, mas o crescimento da rede social da News Corporation é mais devagar do que aquele apresentado pelo Facebook.

A News Corporation pagou US$ 580 milhões pelo MySpace em 2005. Por isso, o anúncio desta quarta indica a valorização das redes sociais em um curto período de tempo.

O Facebook foi lançado em 2004 por Mark Zuckerberg, hoje com 23 anos. Zuckerberg -- que vem sendo comparado com Bill Gates por sair de Harvard para montar sua própria empresa, entre outras semelhanças -- tem atualmente 20% da companhia que criou (o "New York Times" avalia essa participação em US$ 3 bilhões). A Accel Partners, empresa que investiu US$ 12,7 milhões no Facebook em maio de 2005, tem uma participação avaliada atualmente em US$ 1,65 bilhão. No ano passado, a empresa rejeitou uma oferta de compra de US$ 1 bilhão feita pelo Yahoo!.

Para o dia 6 de novembro, em Nova York, o Facebook anunciou um "grande comunicado na área publicitária".

Batalha

Nos últimos meses, o Orkut – site de relacionamentos mais popular do Brasil – vem criando diversas ferramentas para melhorar a experiência do uso do serviço. Essas iniciativas podem estar ligadas a uma estratégia do Orkut para fidelizar seu público no Brasil, num momento em que outras redes sociais mostram interesse por esse mercado: o MySpace deve chegar oficialmente por aqui em novembro, enquanto o Facebook já anunciou interesse em criar versões traduzidas, para os países que não têm o inglês como língua oficial. A parceria com a Microsoft reforça esse interesse do Facebook na expansão.

Segundo informações da Agência Estado, Emerson Calegaretti, que foi o primeiro funcionário brasileiro do Google, ocupa desde setembro o posto de diretor-geral do Facebook para o país. Citando números da empresa ComScore, a agência também afirma que o MySpace teve 68,4 milhões de visitantes em setembro e o Facebook, segundo maior serviço de rede social, 30,6 milhões. O Orkut recebeu cerca de 24,6 milhões de visitantes durante o mesmo período.

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