Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fim do prazo

Com risco de derrota, governo adia votação da “MP da Taxação”

Com risco de derrota, governo adia votação da “MP da Taxação”
Votação nos plenários da Câmara e do Senado ocorrerá no último dia de validade da "MP da Taxação". (Foto: EFE/Andre Borges)

Ouça este conteúdo

A Câmara dos Deputados adiou para esta quarta-feira (8) a votação da Medida Provisória 1.303/25 após a aprovação por apenas um voto de diferença na comissão mista. A MP foi editada em junho com o objetivo de elevar tributos para compensar o recuo do decreto de maio sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O texto foi desidratado para viabilizar a votação, que havia sido adiada diversas vezes. Nesta tarde, a comissão aprovou o substitutivo do relator, Carlos Zarattini (PT-SP), por 13 votos a 12. O Executivo corre contra o tempo para salvar a MP, que perderá a validade nesta quarta-feira (8), às 23h59.

O governo estimava arrecadar R$ 35 bilhões com a proposta. Depois das concessões, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prevê que arrecadação deve chegar a R$ 17 bilhões.

VEJA TAMBÉM:

O relator recuou do aumento na tributação das bets e das Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) após a pressão da bancada do agro. Durante a votação na comissão, Zarattini decidiu aumentar a alíquota de Imposto de Renda sobre diversas aplicações financeiras e investimentos para 18%.

Já alíquota do IR para Juros sobre Capital Próprio (JCP) foi fixada em 18%. Neste caso, o o governo havia elevado o imposto de 15% para 20%. Mais cedo, Haddad se reuniu com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para discutir a votação.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sinalizou que o texto não perderá a eficácia. Em entrevista à GloboNews, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), presidente da comissão mista, afirmou que a tramitação no colegiado "foi dificultada". Segundo ele, a MP é "fundamental para o equilíbrio nas contas públicas", mas foi muito desidratada.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.