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O pagode com Arlindo Cruz acontece na quinta | Reprodução www.tcvultura.com.br/bembrasil
O pagode com Arlindo Cruz acontece na quinta| Foto: Reprodução www.tcvultura.com.br/bembrasil

O comércio de Curitiba espera faturar até 8% a mais neste Dia dos Namorados – comemorado na próxima terça-feira – do que no ano passado, de acordo com levantamento da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) realizado entre 100 lojistas. "O número de pessoas comprando deve crescer, não o valor gasto por elas", explica o coordenador da pesquisa, Vamberto Santana. Outra sondagem, feita com mil empresas pela entidade de consulta de crédito Serasa, revela que apenas 10% delas temem redução nas vendas.

A expectativa dos lojista do Paraná supera o resultado alcançado no Dia das Mães, quando as vendas cresceram 6% – abaixo do esperado, que era de 8%. Expectativa frustrada ou não, o volume faturado com os presentes dos filhos costuma superar em 25% o faturamento do comércio com o Dia do Namorados.

Concorrência

Ao mesmo tempo em que o número de pessoas que compram presentes aumenta, cresce a concorrência entre lojistas, sempre em busca de novas "iscas". As estratégias para vender mais vão dos tradicionais brindes até a oferta de massagem durante as compras. Esta última foi a idéia da fabricante de calçados Diplomata, em parceria com a Calçare, loja da Rua Teffé. Até a próxima terça, os clientes que passarem pela loja das 14 h às 18 h ganham massagem nos pés. Detalhe: não precisa comprar nada. "Achei criativo e me sinto bem recebida", diz a cliente Alessandra Cidral, enquanto conhece a técnica da reflexologia. À procura de um tênis para o namorado, ela diz que aqueles que reclamam do aspecto comercial da data não devem estar apaixonados.

O shopping Omar também lançou sua isca, e propõe aos namorados tirar fotografias atrás de painéis de personagens famosos, como Romeu e Julieta. O shopping oferece ainda um consultor em etiqueta de relacionamento para tirar dúvidas de que comprar.

Outros shoppings têm brindes mais tradicionais, mas nem por isso menos apetitosos. No Curitiba, quem gasta R$ 150 tem direito a um kit com dois alfajores da marca argentina Havanna (que não tem loja na capital paranaense). Com a estratégia, o shopping espera superar o público de 2006 em 12%, e as vendas em 18%.

O Mueller também espera vender 11% mais com o auxílio de lojas que vendem linhas exclusivas. É o caso da Imaginarium, que tem fronhas que abotoam uma na outra e jogos provocantes. "Para nós, o Dia dos Namorados é a segunda data mais importante do ano", diz a gerente Tatiana Riges. O Es-tação tem como chamariz a nova loja de chocolates Kopenha-gen, e o Shopping Cidade aposta na decoração e em kits de presentes para aumentar as vendas em 12%.

A necessidade de inovar estimulou a joalheria H.Stern a dar descontos de 20% (menos para alianças e relógios) pela primeira vez em 60 anos. A visita à loja rende ainda bombons decorados e espumante.

Lojas populares da Rua XV também estão oferecem brindes. A Quill’s tem bermudas de verão estocadas e dá uma de brinde para quem levar duas calças. "Assim estimulamos o cliente a comprar mais e renovamos o estoque", justifica a gerente Juliane Mendonça.

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