• Carregando...

As vendas no comércio varejista no Paraná tiveram queda de 4,6% no mês de abril em relação a março. O resultado só não foi pior do que o registrado no Espírito Santo, onde a redução das vendas chegou a 5,3%. Na comparação com abril de 2009, o saldo é positivo, alcançando crescimento de 6,7% no estado. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta quarta-feira (16).

Em todo o país, a retração em abril chegou a 3%. Das 10 atividades econômicas pesquisadas pelo IBGE apenas duas registraram alta no volume de vendas: artigos de uso pessoal e doméstico (2,5%) e tecidos, vestuário e calçados (2,2%). Já as maiores quedas ocorreram na venda de materiais de escritório, equipamentos de informática e de comunicação (-10,5%) e veículos (–11,7%).

Na comparação com abril de 2009, todas as atividades do varejo obtiveram aumento. Destaque para a venda de móveis e eletrodomésticos que cresceu 22,7%. O resultado, segundo o IBGE, pode ser atribuído às vendas relacionadas a Copa do Mundo.

No Paraná, os setores que tiveram desempenho positivo na comparação com o mesmo mês do ano anterior foram equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (73,1%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (20,8%), livros, jornais, revistas e papelaria (20,6%), móveis e eletrodomésticos (18,6%), tecidos, vestuário e calçados (16,6%), e outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,9%).

As vendas de combustíveis e lubrificantes ficaram praticamente estáveis (-0,1%) e o segmento de hipermercados e supermercados teve uma pequena queda (-2,4%).

O secretário estadual da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, afirmou que a economia do Paraná continua aquecida apesar da queda registrada em abril.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]