• Carregando...
Bohn Gass (PT-RS) foi relator do Plano Plurianual 2024-2027.
Bohn Gass (PT-RS) foi relator do Plano Plurianual 2024-2027.| Foto: Vinicius Loures/ Câmara dos Deputados

A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (5) o relatório final do deputado Bohn Gass (PT-RS) para o projeto do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 (PLN 28/23). Agora, a proposta será votada pelo Plenário do Congresso.

O PPA é um plano de quatro anos que orienta a elaboração dos orçamentos anuais. O projeto do governo, apresentado em agosto de ano, dispõe de R$ 13,3 trilhões distribuídos em 88 programas nos eixos social, econômico e institucional.

No relatório aprovado, o deputado apresentou uma complementação de voto para incluir, a pedido do governo, uma revisão das metas de emissão de gases de efeito estufa. O objetivo é atualizar as metas aos patamares pactuados pelo Brasil no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Clima. Ele também acrescentou uma recomendação para que o Executivo inclua uma análise sobre as políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência na primeira revisão do plano.

Bohn Gass criou um anexo para incluir propostas de investimentos feitas pelos parlamentares que não estavam no projeto do governo. Mas elas devem depender da destinação de recursos de emendas nos orçamentos anuais. Também foi acrescentado na proposta, temas relacionados a proteção, resgaste e recuperação de animais domésticos; produção de semicondutores; ampliação de recursos para a Embrapa; inserção da pecuária familiar dentro das políticas do governo; e a expansão do ensino superior em regiões onde não haja universidade pública federal.

A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) votou contra o projeto. “Porque existe um viés aqui que me incomoda, que é a questão do governo fazendo o que, na minha visão, a iniciativa privada deve fazer”, lamentou.

Das 284 emendas apresentadas ao PPA, Bohn Gass rejeitou 114 e inadmitiu 10. A maior parte das emendas, 114, era de investimentos novos, sendo que 45 relativas ao transporte rodoviário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]