• Carregando...

A maioria das ações recomendas pelas corretoras registrou ganhos na semana passada. Dentre essas, a maior alta ficou com a ação preferencial da Petrobras, que terminou com uma apreciação de 8,01%. "A alta dos preços das commodities ajudou a bolsa brasileira a ter uma semana positiva, puxada principalmente pela recuperação da Petrobras e da Vale. A boa expectativa para esse setor deve seguir afetando positivamente o mercado nesta semana’’, diz o diretor da Prosper Gestão de Recursos, Júlio Martins. Ele avalia que a divulgação da revisão do PIB norte-americano, prevista para quinta-feira, deve trazer volatilidade ao mercado na semana.

Dentre os 66 papéis que estão na composição do índice Ibovespa, 39 registraram alta na última semana. No topo ficou o papel ON da TIM Participações, que subiu 10%. Em seguida, apareceu Eletrobras ON, com ganhos de 8,94%. Na sexta, um dos destaques foram as ações ON da MMX Mineração. Os papéis registraram valorização de 12,09%, embalados por rumores de que a companhia pode ser vendida a alguma estrangeira.

Com o cenário turbulento, as corretoras já falam em uma redução de até 25% no número de ordens processadas dos pequenos investidores, o suficiente para "queimar a gordura’’ que o segmento conseguiu desde a onda de IPOs [aberturas de capital] de 2007. "Hoje, a gente consegue dividir dois tipos de investidor. Um é o especulador, o cara que entrava e saía do mercado e que se machucou. O que aplica em longo prazo continua’’, disse Roberto Lee, do homebroker Win. Gabriel Leal, sócio da XP Educacional, uma escola para investidores ligada à corretora XP, afirma que a procura por cursos de dez horas de introdução ao mercado também desacelerou. "Essa crise assusta as pessoas físicas, que ficam mais afastadas. A procura por cursos deu uma esfriada’’, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]