i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Joaquim Silva e Luna

Como foi a gestão de general indicado para Petrobras à frente da usina de Itaipu

  • 23/02/2021 16:39
General Joaquim Silva e Luna discursa na posse como diretor-geral de Itaipu, em 2019: gestão marcada pela austeridade e por investimentos em infraestrutura.
General Joaquim Silva e Luna discursa na posse como diretor-geral de Itaipu, em 2019: gestão marcada pela austeridade e por investimentos em infraestrutura.| Foto: Alan Santos/PR

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para comandar a Petrobras, o general de Exército da reserva Joaquim Silva e Luna vai deixar a direção-geral de Itaipu após uma gestão marcada por medidas austeras de corte de custos e de investimento bilionário em obras estruturantes na região oeste do Paraná.

Aos 71 anos, o general acaba de completar dois anos à frente da usina. Nomeado no dia 21 de fevereiro de 2019, teve como uma de suas primeiras ações centralizar em Foz do Iguaçu todas as atividades administrativas da hidrelétrica, que até então mantinha um escritório com 115 funcionários em Curitiba. Desses, 97 foram transferidos para a sede e 18 aderiram a um programa de demissão voluntária – entre eles, Rosângela da Silva, a Janja, namorada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Áreas que tinham unidades nas duas cidades, como tesouraria, compras, recursos humanos e serviços gerais, foram unificadas na sede da usina. Na própria diretoria-geral, cinco superintendências e duas divisões foram extintas. A economia com o fechamento da unidade na capital paranaense deve chegar a R$ 7 milhões até 2023, segundo cálculos da binacional. No fim de 2020, a mesma medida foi adotada com o escritório de representação em Brasília.

Em outra frente, Silva e Luna mandou revisar todos os projetos, convênios, ações e patrocínios da hidrelétrica. “O principal critério foi verificar se havia aderência à missão da Itaipu. Se não havia, cancelamos; se havia, verificamos se podíamos reduzir o escopo”, disse o general em entrevista recente à Gazeta do Povo. Segundo ele, com a medida, apenas no primeiro ano de gestão foram economizados cerca de R$ 600 milhões.

Na lista de convênios cancelados, estava, por exemplo, o patrocínio ao VII Fórum Jurídico de Lisboa, no valor de R$ 1.236.850. O evento, realizado em abril de 2019 em Portugal, teve entre seus organizadores a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o IDP (então Instituto Brasiliense de Direito Público, hoje Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), que tem entre os sócios-fundadores o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

A parceria entre as instituições previa um total de R$ 3.369.225 desembolsados por Itaipu e incluía patrocínio a outros eventos, com o II Seminário Direito e Economia em Nova York e o Seminário sobre Visões Comparadas: Brasil e França, em Paris. Entre 2015 e 2018 outros 11 eventos de Direito da FGV e do IDP haviam sido patrocinados por Itaipu, um investimento de R$ 2,41 milhões em valores nominais.

Além da FGV e do IDP, entidades como a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Instituto Justiça e Cidadania (IJC) também tiveram convênios com Itaipu cancelados logo nos primeiros meses da gestão de Silva e Luna.

A mesma alta do dólar que pesou nos reajustes de preços de combustíveis feitos pela Petrobras – que pratica a paridade internacional – ajudou a construir um cenário favorável para Silva e Luna em Itaipu. Por ser binacional, fruto de tratado assinado com o Paraguai, a usina tem orçamento em dólar, o que rendeu caixa com a valorização de cerca de 45% da moeda norte-americana nesses dois anos.

No fim de 2019, em uma negociação da geradora com sindicatos de trabalhadores, Silva e Luna concedeu a todos os funcionários um bônus equivalente a 2,8 salários como compensação por possíveis perdas decorrentes de acordo coletivo. O próprio general, que, como diretor, tinha salário de R$ 79 mil à época, foi beneficiado com um pagamento extra de R$ 221,2 mil.

Sob Silva e Luna, investimento de Itaipu em obras soma R$ 2,5 bilhões

O redirecionamento de recursos permitiu um programa de investimentos em obras de infraestrutura para a região que já soma R$ 2,5 bilhões. A menina dos olhos é a construção da Ponte da Integração, segunda ligação entre Foz do Iguaçu e o Paraguai, que deve ser concluída em 2022. O projeto, uma demanda de décadas da região, receberá um total de R$ 324 milhões da empresa.

A lista de investimentos inclui ainda obras de ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (R$ 55 milhões), duplicação de estradas da região, como a Rodovia das Cataratas (R$ 136 milhões), e até reforma de hospital e construção de um mercado municipal na cidade onde a hidrelétrica está instalada.

A nova política da empresa agradou o governo do Paraná. Após o anúncio da indicação de Silva e Luna para o comando da Petrobras, o governador do estado, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), elogiou a gestão do general. “Não tenho dúvidas que ele [Silva e Luna] vai transformar a empresa e revolucionar a gestão da Petrobras”, escreveu em uma rede social. “Sua gestão foi marcada com recordes de investimentos, geração de energia, obras de infraestrutura e gestão eficiente e moderna.”

Na próxima quinta-feira (25) está prevista a quinta visita oficial do presidente Jair Bolsonaro ao município para lançamento do projeto de revitalização da linha de Furnas, que leva energia de Itaipu para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O projeto receberá cerca de R$ 1 bilhão em recursos da usina ao longo de 60 meses.

General enfrentou crise em acordo com Paraguai

Ainda no primeiro ano de sua gestão, o diretor de Itaipu integrou as negociações sobre um acordo entre a brasileira Eletrobras e a paraguaia Ande (Administração Nacional de Eletricidade), que gerou uma crise diplomática e quase levou ao impeachment do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez.

Em uma primeira versão do acordo, assinada em maio de 2019, o Paraguai aumentava a previsão de compra da chamada energia garantida, que é mais cara, reduzindo o consumo da energia excedente, mais barata. A oposição do país criticou duramente a negociação, levando o então presidente da Ande, Pedro Ferreira, e o ministro das Relações Exteriores paraguaio, Luis Castiglioni, a renunciarem. Em meio à ameaça de um processo de impeachment de Abdo Benítez, o acordo acabou anulado em agosto.

Em meio ao impasse, Silva e Luna foi convocado pelo próprio Bolsonaro para resolver a questão. A solução para o imbróglio veio em dezembro, com uma previsão de aumento gradual de compra de energia garantida pelo Paraguai, para até 42,5% em 2022. “Depois de me entender com o lado paraguaio, tive que convencer os brasileiros também, o que foi ainda mais difícil”, disse o general à época.

Entidade binacional, a usina de Itaipu foi criada e é regida, em igualdade de direitos e obrigações, por um tratado assinado, em 1973, por Brasil e Paraguai. Com 2,76 bilhões de megawatts-hora acumulados desde 1984, a hidrelétrica é considerada liderança mundial em produção de energia.

Ex-ministro da Defesa no governo de Michel Temer (MDB), Silva e Luna foi o primeiro diretor-geral de Itaipu com formação militar desde 1990, quando terminou a gestão do também general e ex-governador do Paraná Ney Braga, ocupante do cargo a partir de 1985. Para seu lugar, Bolsonaro indicou outro general de Exército da reserva: João Francisco Ferreira.

61 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 61 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • F

    Francisco Alves da Rocha Neto

    05/03/2021 14:31:17

    Petralhada da Petrobrás está com o toba na mão kkkkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      CLAUDIA FREIRE

      25/02/2021 13:19:34

      Cancelou projetos que não tinha relação com o core da empresa, o que foi ótimo. Mas o que "obras de ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (R$ 55 milhões), duplicação de estradas da região, como a Rodovia das Cataratas (R$ 136 milhões), e até reforma de hospital e construção de um mercado municipal", magrado serem obras importantes, tem a ver com a empresa?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • R

        romeu decio vanelli

        25/02/2021 5:45:24

        NÃO ADIANTA, QUEM É LIBERAL SABE QUE BOLSONARO É COMUNISTA E NÃO NOS ENGANA, SÓ GOSTA DELE ESSE BANDO DE COMUNISTAS QUE IDOLATRAM ELE DE FORMA DOENTIA E INSANA.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          JAPA

          25/02/2021 0:30:18

          deixa um legado no oeste do Paraná com uma administração séria, competente, de grandes investimentos na região que nunca foram vistos antes , uma pena sua saida da Itaipu !!! Se deixarem o homem trabalhar fará uma grande limpeza e colocará nos trilhos a Petrobras

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • C

            CARLOS_PG_48

            24/02/2021 20:33:14

            Trabalho excelente do General, fico estarrecido em saber que a Itaipu enfiava no C* do Gilmar mendes milhões em patrocínio, palhaçada, herança do Lula que muitos veneram, suas sujeiras estão aparecendo cada vez mais. Acredito que a Petrobrás só tem a ganhar com isso.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • S

              Sérgio Maurício

              24/02/2021 18:23:20

              Excelente escolha. Petrobras no caminho certo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                RODRIGO

                24/02/2021 14:39:35

                Otimo! Irrepreensível texto e seu conteudo! Excelente!!! Porem a pergunta q nao quer calar, onde esta Freitinhas, sadan, e cia??? Será q foram pro bueiro descansar???

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • P

                  Paulo Roberto Pinheiro

                  24/02/2021 13:59:41

                  Depois não sabem por que os Freitas da vida odeiam os militares.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Paulo Roberto Pinheiro

                    24/02/2021 13:58:14

                    Depois não sabem por que os Freitas da vida odeiam os militares. i

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Alberto João Pucci

                      24/02/2021 13:33:29

                      É o que falta neste País: administração séria voltada para resultados e sem apadrinhamento. Organização e objetivos, sem vagas para apadrinhamentos inexplicáveis e convenientes para atendimentos pessoais, até de concubinas.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      3 Respostas
                      • M

                        Marcelo Santos

                        25/02/2021 14:28:57

                        VC sabe o significado de cargos de confiança???? É onde os gestores de mais alto nível colocam técnicos de SUA CONFIANÇA para lhe assessorarem. Se ele tem uma vida de carreira militar, é meio óbvio que as pessoas de sua confiança sejam militares. Qual é o problema nisso? Se fossem civis tudo bem? Ou queria que ele chegasse ao comando e continuasse trabalhando com os petistas que estavam lá??????? Leia mais em: gazetadopovo.com.br/econ…?ref=escolhas-do-editor Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Marcelo Santos

                        25/02/2021 14:28:27

                        VC sabe o significado de cargos de confiança???? É onde os gestores de mais alto nível colocam técnicos de SUA CONFIANÇA para lhe assessorarem. Se ele tem uma vida de carreira militar, é meio óbvio que as pessoas de sua confiança sejam militares. Qual é o problema nisso? Se fossem civis tudo bem? Ou queria que ele chegasse ao comando e continuasse trabalhando com os petistas que estavam lá???????

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Alexandre Paranaense

                        24/02/2021 13:58:12

                        Pois é, o General levou 20 militares apadrinhados para Itaipu. Muitos deles na diretoria.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • R

                      Ricardi Quarelli

                      24/02/2021 13:25:58

                      As ratazanas entraram em desespero. Privatização já !

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        LUIMAR SZCZEPANSKI

                        24/02/2021 13:21:16

                        Alguem sabe do Freitas, não tenho visto comentários dele

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • E

                          Ernani

                          24/02/2021 13:40:32

                          KKKKKKKKK BOA! O FREITAS PARECE QUE SAIU DE FÉRIAS! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Antonio Cousseau

                        24/02/2021 13:09:12

                        GENERAL PASSA POR DUROS E PRECISOS ENSINAMENTOS DE SABEDORIA ESTUDA ESTRATÉGICAMENTE DESDE ECONOMIA, DEFESA, DESENVOLVIMENTO ETC. VI VÁRIOS POLITICOS DECEPCIONAREM. VÍ POUCO OU NENHUM GENERAL DECEPCIONAR. VALEU BOLSONARO!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • A

                          Alexandre Paranaense

                          24/02/2021 13:59:13

                          Impressionante a capacidade de logistica do General Pazuello

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • J

                        Joao Jose da Silva

                        24/02/2021 13:05:33

                        general Luna é um cara serio, honesto ..mas nao esperem a baixa dos precos dos combustiveis ...vai fazer umas mudancinhas aqui ..ala ...e tudo volta como dantes !!!! Lembram da caixa preta do BNDES ??? Gastamos 50 milhoes pra encontrar ...nada !!! Coitado do Levy ..experiente ..conhecedor da area foi fritado em publico !!!! Lembram do Adelio Bispo ??? O Moro dancou porque nao encontrou chifre em cabeca de cavalo !!! cade os mandantes ??? a faca nao era Tramontina !!!!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • E

                          Ernani

                          24/02/2021 13:44:31

                          O inveja! Como os canhotos torcem para dar errado! Esperem 2022 e tentem de novo! bando....

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • W

                        Wanderley menezes de almeida

                        24/02/2021 12:58:59

                        Fica claro a choradeira de alguns.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          J. MOACIR

                          24/02/2021 12:50:57

                          Acompanho o comentário do Sidnei , abaixo : " Precisa Desenhar ? "

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            José Luiz A. C.

                            24/02/2021 11:37:32

                            A Petrobras ainda usufrui do patronato estatal graças aos resquícios do mantra "o petróleo é nosso" que deixou o povo de fora ao proteger o corporativismo de seus funcionários e os interesses dos políticos no loteamento de suas diretorias. Falta protagonismo do capital privado na defesa aberta e decisiva da sua privatização.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • S

                              sidnei

                              24/02/2021 11:26:58

                              Precisa desenhar???

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • H

                                Hélio

                                24/02/2021 10:59:25

                                PETROBRAS; enxugar, aumentar o valor de mercado e vender. Vender para várias outras companhias, estimulando a concorrência, criando um sistema onde não haja monopólio e sim concorrência. Governos cuidam principalmente de educação e saúde, não de combustíveis.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  josewammes1@hotmail.com

                                  24/02/2021 10:37:20

                                  Estatais, sinônimo Mamatas. Contribuinte **** . Petróleo é nosso! Nosso, quem? Energia elétrica abundante (fontes de): Caríssima. Correios: Para que serve no mundo atual? Vender Tele Sena (Silvio Santos). Água e saneamento: Água de qualidade insatisfatória e falta de abastecimento. Saneamento, para mais da metade da população, quimera. E, por aí vai.... Mamata, falcatruas, indicações políticas, apadrinhamentos, desvios.....Mamatas.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    julio marcos Correia

                                    24/02/2021 2:36:38

                                    Para as Forças Armadas terem o Super Cardápio, tem-se que ECONOMIZAR de "algum lado".... Kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk Qdo esse governo terminar (como tds acabam um dia) vão "aparecer os ROMBOS".... KKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKK

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    4 Respostas
                                    • R

                                      romeu decio vanelli

                                      25/02/2021 5:48:29

                                      É igual o bozo dizer que acabou a corrupção. Claro, se ninguém mais investiga não há corrupção. Ultra mega stonks.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Ernani

                                      24/02/2021 19:11:18

                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • V

                                      Valmir Souza

                                      24/02/2021 11:59:37

                                      Também consta no cardápio férias em Cuba para ajudar na digestão ?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • S

                                      Sou Brasil

                                      24/02/2021 11:04:28

                                      Como você pode ver Júlio, está sozinho na sua desvairada opinião, portanto...aceite que dói menos, Bolsonaro 2022 é certo!!!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • S

                                    salcutrim

                                    24/02/2021 1:22:00

                                    Tomara que ele de conta de acabar com o maior cabide de emprego do mundo. Nao sera facil, pois vao logo falar que o petroleo é nosso, enquanto eles engordam seus altos salarios, mas quem sabe o Brasil ainda tenham jeito. Deus o ajude.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      Renata

                                      24/02/2021 1:17:10

                                      A escolha pode ser boa, mas o certo e o ideal seria mesmo privatizar.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • T

                                        Tatiane doro

                                        24/02/2021 1:15:45

                                        Aqui no oeste do Paraná por onde o General Luna passa é ovacionado!! Competência e integridade em sua gestão na Itaipu foram palavras de ordem... e não será diferente na Petrobras!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          JULIANO BERWANGER

                                          24/02/2021 1:11:39

                                          Um excelente trabalho !!!! Que faça o mesmo no petrolífera!!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • I

                                            Inô Gazotti

                                            24/02/2021 0:06:51

                                            Pois é. Parece que o sujeito é bom. E agora, vai continuar a choradeira?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • B

                                              Bussola

                                              24/02/2021 10:11:55

                                              Claro que vai aparecer o choro! Afinal, muitos que não trabalham, não produzem, mas recebe vão ver o convite: ou produza ou saia! Muitos vão sair, pois não conseguem trabalhar, só mamar!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            Luiz Renato Stival

                                            24/02/2021 0:03:31

                                            PODERIA SER APENAS UMA MILITAR NAS FILEIRAS DO PRESIDENTE, ENTRETANTO, CHEGOU COLOCOU ORDEM NA CASA, ACABOU COM A FARRA DE CARGOS POLITICO-INDICADOS, FEZ A EMPRESA AUFERIR LUCROS E ATRAVÉS DESTES, RETORNO EM INFRA-ESTRUTURA NA REGIÃO A QUAL A USINA PERTENCE. ESPERO EM DEUS QUE NA PETROBRAS, CASO SEJA LHE CONCEDIDA A FUNÇÃO, ACABE COM O MAIOR CABIDE DE EMRPEGOS POLITICOS QUE SE TEM NOTICIA NESTE PAÍS, 100 DIRETORES PARA CADA CINCO QUE TRABALHAM.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              Carlos F. W.

                                              23/02/2021 23:51:58

                                              Um dia a historia será reescrita, ppde demorar 1000 anos, mas será!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • R

                                                Rogério R

                                                23/02/2021 23:38:34

                                                Com toda essa choradeira dos chupins, é claro que o cara só podia ser honesto e competente!!! Mais uma excelente escolha do Presidente!!!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • S

                                                  Sou Brasil

                                                  23/02/2021 23:21:47

                                                  Eu já havia comentado aqui logo que saiu a posse...1000 vezes um militar que bate continência ao Brasil desde jovem, doque uma Gleisi Hoffman ou Gedel, ou qualquer político do PT , PSDB ,MDB PCDB...que só querem roubar órgãos públicos...

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • P

                                                    Paulo Afonso Pasquotto de Lima

                                                    23/02/2021 23:19:04

                                                    Deu para entender porque falam mal dele. Limpou as ratazanas.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • H

                                                      Humberto B

                                                      23/02/2021 23:17:27

                                                      O cara é Fera! Viva a escolha!!!!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • R

                                                        Roberto Silva Cruz

                                                        23/02/2021 22:39:47

                                                        Ótima escolha.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • G

                                                          GEGE

                                                          23/02/2021 22:10:34

                                                          Muito simples olha como a Petrobras e rentável o Pt quebrou ela e a individou já se pagou o rombo gigante hoje colhe lucros com essa picaretagem toda e nos aqui pagando caro pelo litro de gasolina de 65 octanas ideal seria acima de 85, cabide de emprego de caciques ATÉ QUANDOOOO

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • G

                                                            GEGE

                                                            23/02/2021 22:10:34

                                                            Muito simples olha como a Petrobras e rentável o Pt quebrou ela e a individou já se pagou o rombo gigante hoje colhe lucros com essa picaretagem toda e nos aqui pagando caro pelo litro de gasolina de 65 octanas ideal seria acima de 85, cabide de emprego de caciques ATÉ QUANDOOOO

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • P

                                                              Paulo César de Castro Silveira

                                                              23/02/2021 22:01:59

                                                              No escritório da Itaipu, em Curitiba-PR, eu fui carinhosamente bem atendido por uma loira linda chamada Margareth, em outubro de 2000. Que ela esteja bem hoje.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • C

                                                                Carlos F. W.

                                                                24/02/2021 19:11:20

                                                                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • C

                                                              Constantino Frollini Neto

                                                              23/02/2021 22:01:21

                                                              Excelente troca precisamos de profissionais que baixem o custo e não que fique em casa ganhando uma fortuna. Estamos cansados de pagar a conta.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • W

                                                                WILLIAM MARCELO BONFIM DE OLIVEIRA

                                                                23/02/2021 21:56:59

                                                                Que ele faça um bom trabalho a frente da Petrobras, porque o **** que está de saída, estava a um ano sem trabalhar, em casa, ganhando 400 mil reais por mês para ferrar o povo todos os meses. O presidente Jair Bolsonaro está de parabéns pela troca.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • A

                                                                  André R.

                                                                  23/02/2021 21:43:24

                                                                  Nao pode ser "milico" bem formado, experiente, capaz, integro ? Tem que ser mulambo politico, incapaz, ladrao ? Tendi.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    Alexandre Paranaense

                                                                    23/02/2021 21:41:11

                                                                    Recebeu um bônus considerável, como o Presidente da Petrobrás, criticado pelo Bolsonaro.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • G

                                                                      Georgia Souza

                                                                      23/02/2021 21:33:34

                                                                      Caminho para a privatização.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.