i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Vídeo

Como funciona o PIX, novo serviço de pagamento? Entenda em 1 minuto

  • PorGazeta do Povo
  • 13/09/2020 11:53

Em novembro deste ano será lançado o PIX, serviço bancário que permite pagamentos e transferências de maneira muito mais rápida.

Entenda o que é e como funciona essa novidade com a gente em 1 minuto.

>> Especial: Quem terá a primeira vacina confiável contra a Covid-19?

O Banco Central (BC) vai lançar em novembro o PIX, um serviço de pagamento e transferência muito mais ágil do que o existente atualmente.

Ele será uma opção ao DOC e ao TED que existem hoje e que podem levar até dias para completar a operação. Com o PIX, isso será feito em segundos.

Pagamento PIX

Outra diferença é que o PIX funcionará todos os dias do ano, 24 horas por dia, enquanto os outros meios funcionam somente em dias úteis e em horário comercial.

Para a pessoa física, o serviço não terá custo, enquanto que para as instituições, será algo no valor de 1 centavo a cada 10 transações.

Os bancos e as startups de serviços financeiros, as fintechs, já começam a preparação tecnológica para disponibilizar o serviço aos seus clientes com segurança.

Para usar o PIX basta possuir uma conta em banco, instituição de pagamento ou fintech.

As transações financeiras poderão ser feitas em caixas eletrônicos ou pelo smartphone. Outra novidade ainda é a possibilidade de utilizar QR code tanto por pessoas físicas, quanto por estabelecimentos comerciais.

Qualquer tipo de transação poderá ser feita, como transferências de dinheiro entre pessoas e empresas, compras presenciais ou online, pagamento de contas como luz e água e até taxas de impostos ou serviços públicos.

Tarifas do PIX

Muitos se questionam se avanços tecnológicos como o Pix reduzirão alguns serviços dos bancos tradicionais. É fato que há um novo elemento para competir com DOCs, TEDs, boletos, cartões de crédito e débito – basicamente, todas as formas de pagamento pelas quais um banco obtém lucro. Segundo o Banco Central, o custo do PIX deverá recair sobre quem recebe o dinheiro e não sobre quem transfere, e repassar o valor aos usuários também já foi vetado pelo BC.

Isso sem falar no aumento de gastos com segurança, uma vez que o PIX funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. A Associação Brasileira de Internet já manifestou sua preocupação com a proteção contra fraudes e invasões no sistema e apontou que esse investimento certamente elevará o custo com pessoal e tecnologia.

>> Leia também: Eleições 2020 - Pesquisa Eleitoral 2020

Conteúdo editado por:Rodrigo Fernandes
2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Adenir Moreira de Souza

    ± 2 dias

    Se essa nova modalidade servir para identificar transações fraudulentas , que venha logo .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Fernando K.

    ± 2 dias

    Graças a Deus, tem banco que chega a cobrar R$ 24,00 reais uma TED

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]