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 | Hugo Harada / Gazeta do Povo
| Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo

A família do empresário Maurício Aurélio Dombrowski, 56 anos, de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, vem aumentando os gastos com compras nos últimos meses. Além do sofá, da tevê e da cama para o quarto, adquiridos no início do ano, a casa, de 250 metros quadrados, vai passar por uma reforma a partir de julho. "Vamos trocar algumas paredes, o forro e o telhado", prevê Maurício.

Ele, a mulher Ana Marlene, 54 anos, e o filho Gustavo, 29 anos, gastam principalmente com a manutenção e combustível para os três carros da família e com alimentação. Um quarto carro, ganho em um sorteio, acaba de ser incorporado aos gastos.

Do orçamento também fazem parte as despesas com a tevê a cabo, o plano de saúde, que absorve cerca de R$ 800 por mês, e as saídas para restaurantes, principalmente no shopping da cidade, jantares dançantes e cinema. "Não temos do que nos queixar. Sempre compramos bastante, a diferença é que no passado precisávamos pensar mais sobre isso. Agora temos uma segurança maior para comprar", afirma ele. Dono de uma empresa de assistência funeral, ele divide os negócios com o filho. As viagens também estão mais frequentes, mas a preferência é por destinos nacionais. Maurício acaba de adquirir um pacote de viagens de quatro dias para Maceió para comemorar os 34 anos de casamento com a esposa.

As compras em shopping, antes realizadas em Curitiba, hoje são feitas na cidade. "Antes ia de carro, todo fim de semana, para levar minha esposa para um shopping na capital. Agora só compramos aqui", diz.

Comércio

São José dos Pinhais vem computando a abertura de lojas de redes de varejo, como Havan, Coppel e Colombo, além do shopping São José, aberto em 2008. "Nos últimos 12 meses as vendas cresceram 33% e o fluxo de pessoas, 27%", afirma José Alcir Gruber, superintendente do shopping São José, que tem 142 lojas. De acordo com ele, a presença das montadoras de automóveis na cidade, que geram muito emprego e "boa renda" para a população, vem se refletindo não apenas no comércio, mas também em outros setores, como o de imóveis.

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