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Os gastos dos turistas brasileiros em compras no exterior superaram as despesas com hospedagem e somaram US$ 1,3 bilhão apenas com cartões da bandeira Visa no ano passado, um crescimento de 73% em relação a 2009. Os segmentos com maior crescimento foram lojas de eletrônicos, com alta de 90% e um volume de gastos de US$ 307 milhões; lojas de departamento, com elevação de 78%, para R$ 290 milhões; e lojas de materiais esportivos, com crescimento de 69%. Os gastos com hospedagem atingiram US$ 565 milhões, alta de 53%. Os dados fazem parte da pesquisa "Perspectivas do Turismo: Brasil", apresentada hoje na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) e realizada pela Visa.

Ao todo, os brasileiros gastaram no exterior um volume de US$ 4 8 bilhões em cartões da Visa em 2010, 58% a mais do que no ano anterior. Os Estados Unidos foram o destino preferido dos brasileiros, onde os turistas gastaram US$ 1,9 bilhão, um crescimento de 63%. A Argentina aparece em segundo lugar, com US$ 410 milhões, um crescimento de 109% em relação ao volume de 2009.

Em seguida aparecem França (US$ 289 milhões), Paraguai (US$ 217 milhões) e Itália (US$ 207 milhões). Entre os 25 principais destinos dos brasileiros, chamaram a atenção o crescimento dos gastos na África do Sul, de 112% em relação a 2009, motivados pela Copa do Mundo, Emirados Árabes Unidos (99%), México (85%) e Turquia (75%).Estrangeiros

Os estrangeiros, por sua vez, gastaram no Brasil 12% a mais no ano passado, comparativamente a 2009: ao todo, US$ 2,1 bilhões em cartões da Visa. Mais da metade desse valor (US$ 1,2 bilhão) foi gasto no Rio de Janeiro e em São Paulo. No ano passado, as despesas dos estrangeiros no Brasil em hospedagem somaram US$ 282 milhões, um crescimento de 24% em relação a 2009. Também se destacaram os gastos com varejo (US$ 256 milhões, alta de 5%) e restaurantes (US$ 137 milhões, alta de 20%). O maior volume (US$ 1 bilhão, alta de 10%) foi gasto no segmento Outros Mercados, que inclui ferrovias, marinas, caixas eletrônicos, instituições financeiras, seguro e transferência de fundos.

Entre os estrangeiros, os que mais gastaram no Brasil foram os americanos, com US$ 480 milhões, um crescimento de 5%, seguidos pelos franceses, com US$ 165 milhões, britânicos, com US$ 152 milhões, portugueses, com US$ 129 milhões, e italianos, com US$ 126 milhões. Na sexta posição, aparecem os angolanos, que gastaram US$ 113 milhões, um crescimento de 94% em relação a 2009. Segundo a Visa, grande parte desse valor foi destinada a despesas com vestuário. O crescimento dos gastos de turistas entre 2009 e 2010 também foi destaque entre os que vieram da Coreia do Sul, que gastaram 101% a mais, China (51%), Uruguai (36%) e Paraguai (31%).

Diferenças

De acordo com a presidente do Conselho de Turismo e Negócios da Fecomercio-SP, Janine Pires, o estudo evidencia as diferenças entre os gastos do turista brasileiro e estrangeiro. "Grande parte dos gastos dos brasileiros é de compras de artigos que até existem no Brasil, mas que aqui custam bem mais caro", afirmou. "A viagem do brasileiro ainda é vinculada ao consumo de bens, beneficiado pelo câmbio favorável. Já o estrangeiro tem seu gasto muito ligado a restaurantes, hotéis e bens culturais."

Para Janine, o estudo mostra a necessidade de desenvolver atividades e programas para aumentar os gastos dos estrangeiros no Brasil. "Vendemos muito pouco para o estrangeiros, que possuem pouca informação e conteúdo sobre o que fazer aqui", afirmou.

Segundo dados citados por Janine, o número de brasileiros que viajaram ao exterior em 2010 (4,5 milhões, de acordo com o International Tourism Consulting Group) foi menor que o total de turistas estrangeiros que vieram ao País no ano passado (5,2 milhões, de acordo com o Ministério do Turismo), mas, mesmo assim, o gasto dos brasileiros superou o dos estrangeiros.

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