• Carregando...

Os produtos eletrônicos devem entrar na lista de compras de fim de ano de 34% dos curitibanos. Levantamento realizado pela Paraná Pesquisas com exclusividade para a Gazeta do Povo indica que o eletrônico mais desejado é o microcomputador, escolha de 9,03% do total de entrevistados, seguido de perto pelo aparelho de DVD, com 8,82%.

Ou seja: pela primeira vez após quatro anos, o celular – que hoje alcança quase 80% dos moradores da cidade – corre o risco de não liderar as compras de Natal. O aparelho aparece em terceiro lugar na preferência dos consumidores, com 6,67%. Empatadas em quarto lugar, estão a câmera fotográfica digital e a tevê de 29 polegadas, com 6,24% cada uma.

"A pesquisa mostra que o computador passou a ser o grande objeto de desejo, principalmente entre as classes menos abastadas", diz Murilo de Oliveira, diretor da Paraná Pesquisas.

A liderança dos computadores na intenção de compra reforça a opinião do diretor geral da Positivo Informática, Hélio Rotenberg. Na inauguração da nova fábrica da empresa, no início da semana passada, ele declarou que "2005 é o ano do microcomputador". O motivo, segundo Rotenberg, foi a aprovação da chamada MP do Bem, que isentou as máquinas de menos de R$ 2,5 mil da cobrança de PIS/Cofins, facilitando o acesso das classes mais baixas.

O notebook, mais caro que os computadores "de mesa", tem procura menor. Mas não chega a fazer feio: pouco mais de 3% dos entrevistados declararam que já compraram ou que pretendem adquirir um deles neste mês.

Na última sexta-feira, o estudante Pedro Formighieri Canto, de 14 anos, percorria as lojas do ParkShopping Barigüi pesquisando qual notebook conciliava melhor preço e qualidade. "Quero um que rode jogos mais pesados." A mãe, Consuelo Formighieri, explica que formou com o pai e a avó de Pedro uma espécie de "consórcio" para poder comprar um aparelho – que não costuma sair por menos de R$ 2 mil.

No comércio de rua, outro produto muito procurado é o DVD player, presente na casa de quase metade dos curitibanos, segundo a pesquisa. Um vendedor da Multi Loja conta que as vendas praticamente dobraram em relação ao Natal do ano passado, e que todos os dias são vendidas de 70 a 80 unidades do modelo mais barato, que custa R$ 199. Muito mais que os recursos tecnológicos, o que os moradores de Curitiba estão levando em conta é o preço – 74,41% dos entrevistados disseram que o que mais pesa na decisão de compra é do valor do produto.

O vendedor também revela que a opção favorita de quem compra um DVD player é o pagamento à vista. "O pessoal está evitando fazer dívidas no fim de ano", diz. Outro sinal de que o consumidor está mais preocupado com os gastos é a intenção de compra da tevê 29 polegadas. Ela já não é nenhuma novidade, pois quase 40% dos entrevistados têm uma em casa, e não enche os olhos como uma tevê de alta definição. Mesmo assim, a ainda ganha fácil das opções mais modernas – e caras.

Serviço Para contatar a Paraná Pesquisas: (41) 3363-5151.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]