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Freire, da CCZ, e Elaine, do Condor: “evolução” da família Feliz | Andre Rodrigues/ Gazeta do Povo
Freire, da CCZ, e Elaine, do Condor: “evolução” da família Feliz| Foto: Andre Rodrigues/ Gazeta do Povo

35 lojas...

...em 14 cidades do Paraná formam a rede de supermercados Condor. A primeira unidade fora do estado está sendo construída em Joinville (SC). A expansão física e a presença crescente na mídia influenciam no crescimento do grupo. A campanha publicitária, por exemplo, começou com 35 filmes em 2010, teve 42 em 2011 e 2012 e agora deverão ser 60.

  • A global Cininha de Paula, diretora dos novos comerciais da rede varejista

A rede paranaense de supermercados Condor – segundo maior anunciante do estado, perdendo apenas para o governo do Paraná – lança neste domingo, dia 31, a nova fase de sua campanha publicitária que traz bom retorno para a empresa desde 2010. As cenas do cotidiano retratadas pela Família Feliz agora passam a ser vividas por cinco núcleos familiares diferentes que moram no mesmo condomínio, além do porteiro, que também terá espaço nos filmes. A estreia será no intervalo do Fantástico, na Rede Globo, e também na Record, SBT e Bandeirantes.

Elaine Munhoz, diretora de Marketing do Condor, diz que a nova campanha vem sendo pensada desde o início do segundo semestre do ano passado. A ideia, completa, era ter mais modelos de famílias retratados nos comerciais: as grandes, do jovem casal, daquele que mora sozinho e do filho que continua na casa dos pais depois de adulto, por exemplo. Segundo ela, essa evolução da campanha não está relacionada com a morte, em novembro passado, do ator Samil El Halab, que fazia o papel do pai da Família Feliz. Mas esse núcleo familiar deixa de existir a partir da nova fase da campanha.

A agência responsável pelo trabalho é a CCZ, que atende o Condor há 15 anos. O diretor de Criação, Claudio Freire, afirma que a campanha publicitária da rede conseguiu, além de fomentar as vendas, construir a marca, o que não é comum. Segundo Elaine, a rede vem registrando crescimento de 20% ao ano, maior que a média nacional do setor, que é 11%. "É difícil atribuir o crescimento da empresa apenas às bem sucedidas campanhas. Ele é resultado também da ampliação da rede, modernização das lojas e das negociações que trazem vantagens para os clientes", completa.

O Condor não revela o volume de recursos investido em publicidade, mas tem inserções diárias na televisão, de manhã e à noite, além de estar presente nos veículos impressos, no digital e de produzir material de divulgação para os pontos de vendas. Nessa nova fase terá, ainda, um site específico para a campanha, disponível a partir de 1º de abril: www.familiascondor.com.br.

Os novos filmes – serão 60 durante todo este ano – são dirigidos por Cininha de Paula, diretora do humorístico Pé na Cova, exibido pela Rede Globo. Os 19 atores do núcleo principal são todos paranaenses. A convocação para seleção foi feita pelas redes sociais e meios de comunicação. Freire lembra que 667 pessoas passaram pela fase de testes.

Como funcionaMovimentos rápidos caracterizam publicidade para redes varejistas

O que diferencia as campanhas de marketing desenvolvidas para as empresas de varejo daquelas feitas para companhias de outros setores é "a dinâmica do processo", diz Zeh Henrique Rodrigues, diretor-presidente da Brainbox Design Estratégico. "Tudo deve acompanhar os movimentos rápidos do mercado. Uma semana é uma eternidade e, muitas vezes, agir rápido é sucesso de vendas", completa. Mas ele alerta que agilidade não deve ser confundida com pressa, que "pula etapas, ignora estratégia, abandona posicionamentos". O curto prazo, afirma, exige mais planejamento. Rodrigues confirma que o trabalho do Condor, de apostar na construção da marca, está no caminho certo. De acordo com ele, de um lado estão aqueles que só pensam em vendas e tendem a perder relevância perante seus consumidores. "Do outro lado estão as empresas que já entenderam que para se dar bem no varejo, tem que pensar em construção de marca a longo prazo, com diferentes estratégias e ações para hoje, amanhã e depois."

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