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| Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

Obstáculo

Com falta de mão de obra, grupo "importa" contingente de Antonina

Para driblar a escassez de mão de obra, o Condor passou a trazer pessoas de Antonina, no litoral do estado, para trabalhar nas lojas da rede. Todos os dias ônibus da Graciosa exclusivos para o grupo trazem e levam empregados que moram no município. "Foi uma parceria que fizemos com a prefeitura, quando houve o problema de enchentes em Antonina", lembra Pedro Joanir Zonta, presidente do grupo. Com o programa, o grupo já contratou 3,5 mil pessoas.

Segundo ele, a alta rotatividade é um dos principais problemas do setor. O Condor emprega hoje 10 mil pessoas, número que deve chegar a 12 mil com os planos de expansão. Atualmente a empresa tem 300 vagas abertas.

O empresário Pedro Joanir Zonta, fundador da rede de supermercados Condor, tem planos ambiciosos para o aniversário de 40 anos do grupo, que será comemorado em 2014. Vai investir R$ 500 milhões nos próximos três anos em expansão e abrir a primeira loja fora do Paraná.

O projeto inclui aumentar o número de lojas de 36 para 45 até 2016. Ao todo serão nove hipermercados, entre eles uma loja em Joinville (SC), cidade escolhida para começar a expansão para o estado vizinho. "É um cidade com bom potencial de consumo, terceira maior do Sul, ao superar Londrina", diz um sorridente Zonta na sede da empresa, no bairro Pinheirinho, em Curitiba. De acordo com ele, a ideia é abrir também em Londrina. "Os projetos estão prontos, só estamos aguardando a liberação dos alvarás."

Segundo ele, o varejo vai bem e deve continuar a crescer nos próximos anos. Embora a inflação seja uma reclamação de nove entre dez consumidores, ele diz que os pilares que fizeram o consumo crescer nos últimos anos estão mantidos: aumento da renda, desemprego baixo. "A classe C é uma coisa sem fim. Todo mundo quer consumir mais", diz.

Do suco em pó que foi substituído pelo de caixinha ao vinho popular que perdeu lugar para versões mais sofisticadas, a classe C tem apetite, segundo o empresário.

Zonta diz que "o céu é o limite" para o grupo nos próximos anos, mas diz que a ideia é dar um passo de cada vez.

Em 2013, o grupo deve alcançar um faturamento de R$ 3,03 bilhões, 14% mais que no ano passado. O objetivo é chegar a R$ 4 bilhões até 2016. No ano passado, a empresa passou de nono para sétimo lugar no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Parte dos R$ 500 milhões vai para a ampliação do centro de distribuição de Curitiba, de 28 mil metros quadrados para 42 mil metros quadrados. Ainda está em estudo a instalação de um outro centro de distribuição no Norte do Paraná. "Quando alcançarmos seis, sete lojas na região será viável um CD no local", afirma. A empresa também vai reformar lojas já existentes. Do total de recursos, 60% virão do BNDES.

Natal

O Condor espera um crescimento de 30% nas vendas de Natal neste ano, embalado por produtos tradicionais, como aves, suínos, panetones e vinhos em geral. Apesar do reajuste de preços de alguns itens, como eletroeletrônicos, por conta da alta do câmbio, Zonta diz que aposta no crédito, com parcelamento até 20 vezes, para impulsionar as vendas.

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