• Carregando...
Nobel de Economia foi dado nesta segunda-feira aos americanos Thomas J. Sargent e Christopher A. Sims | AFP
Nobel de Economia foi dado nesta segunda-feira aos americanos Thomas J. Sargent e Christopher A. Sims| Foto: AFP

Dois norte-americanos, Thomas Sargent e Christopher Sims, ambos de 68 anos, ganharam o Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas por sua "pesquisa empírica sobre causa e efeito na macroeconomia", anunciou o comitê do Nobel nesta segunda-feira.

Veja mais alguns fatos sobre os ganhadores:

* THOMAS SARGENT:

-- Sargent nasceu em julho de 1943 e se formou bacharel em 1964 na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e tornou-se PhD em 1968 da Universidade Harvard.

-- Ele se especializou no campo da macroeconomia, economia monetária e econometria de séries temporais. Ele é conhecido como "um dos líderes da revolução de expectativas racionais" e autor de numerosos artigos que romperam barreiras.

-- Em uma série de artigos escritos durante os anos 1970, Sargent mostrou como os modelos macroeconômicos estruturais podem ser construídos, resolvidos e estimados. Sua abordagem acabou sendo particularmente útil na análise de política econômica, mas também é utilizada em outras áreas de macroeconometria e pesquisa econômica.

-- Sargent mostrou como a macroeconometria estrutural pode ser utilizada para analisar mudanças permanentes na política econômica. Esse método pode ser aplicado para estudar relações macroeconômicas quando famílias e empresas ajustam suas expectativas simultaneamente com os desenvolvimentos econômicos.

-- Atualmente, ele é professor de Economia e Negócios na Universidade de Nova York.

* CHRISTOPHER SIMS:

-- Sims nasceu em outubro de 1942 e tornou-se PhD em Economia em 1968 na Universidade de Harvard. Ele foi professor em Harvard, na Universidade de Minnesota, Universidade de Yale e, desde 1999, em Princeton.

-- Sims é membro da Academia Nacional de Ciências (desde 1989) e da Academia Americana de Artes e Ciências (desde 1988).

-- Em seu artigo "Macroeconomia e Realidade" (1980), Sims introduziu uma nova maneira de analisar dados macroeconômicos. Ele também concordou com Sargent na ênfase da importância das expectativas.

-- Sims propôs um novo método de identificar e interpretar choques econômicos em dados históricos e analisar como tais choques são gradualmente transmitidos para diferentes variáveis econômicas.

-- Sims desenvolveu um método baseado na chamada auto-regressão vetorial para analisar como a economia é afetada por mudanças temporárias na política econômica e outros fatores.

-- Atualmente, ele é Professor de Economia e Bancos na Universidade Princeton.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]