• Carregando...

Um importante conselheiro econômico do presidente Barack Obama previu que o mercado de trabalho dos Estados Unidos continuará crescendo e criando empregos, marcando uma reviravolta na economia, mas alertou que ainda há "um longo caminho a percorrer".

"O processo da criação de empregos começou", disse hoje Lawrence Summers, diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, no programa "This Week", da emissora ABC. "Esperamos que irá acelerar".

Summers e Christina Romer, outra conselheira econômica de destaque do presidente, deram entrevista dois dias depois de um importante relatório do governo sobre o desemprego no país. Os dados do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos apontam a taxa estável em 9,7% em março, mostrando que o número de vagas - fora do setor agrícola - subiu 162 mil, o maior aumento em três anos.

Romer, presidente do Conselho Econômico Nacional, afirmou no talk show "Meet the Press", da NBC, que o relatório do Departamento de Trabalho mostrou "um crescimento de emprego bom e sólido." Já Summers, em uma aparição separada no programa "State of the Union", da CNN, alertou que muito trabalho ainda precisa ser feito para reduzir o desemprego. "A tendência virou, mas para voltarmos à superfície temos um longo caminho a percorrer".

Com a taxa de desemprego elevada, muitos norte-americanos relutam em gastar pesadamente, atitude que está dificultando a recuperação da economia após a recessão. Summers disse hoje que o governo tem se dedicado a ajudar o desempregado por meio de iniciativas domésticas, como a extensão do seguro-desemprego e incentivos fiscais para companhias de pequeno porte, além de esforços diplomáticos para expandir as exportações dos Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]