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Bob Wolheim: “Consumidor já colocou as marcas nas mídias sociais” | Divulgação
Bob Wolheim: “Consumidor já colocou as marcas nas mídias sociais”| Foto: Divulgação

Com os brasileiros cada vez mais aderindo às mídias sociais, a necessidade de pensar esse meio como uma importante ferramenta de comunicação e marketing para o mundo corporativo aumenta. Algumas das discussões do Curitiba Social Media, evento realizado no último fim de semana em Curitiba, trataram justamente de como e por que usar as mídias sociais.

Bob Wollheim, idealizador do evento paulista YouPix, explica que a entrada das marcas nesse mundo é inevitável, mas deve ser bem pensada e planejada. "O consumidor já colocou as marcas nas mídias sociais. Ela fala bem, ou fala mal delas. Portanto, as empresas já estão lá. O que fazer com isso? Só ouvir, interagir ou fazer promoções? Essa é a questão", explica.

O evento contou com seis painéis de discussão sobre diversos tópicos com os profissionais José Luiz Martins (Agência África), Bob Wollheim (Youpix), Marcio Borges (Lomadee), José Manuel Barbosa (Salsa MobiOn), Rafael Coimbra (agência Iungo), Bia Granja (youPIX). Per­so­nalidades da web, como PC Siqueira (Mas Pôxa Vida/MTV), Alexandre Inagaki (Pensar Enlouquece/ Techtudo) e Rosana Hermann (R7).

Todas as 370 inscrições para o evento foram vendidas cerca de dez dias antes do prazo final – o que prova que não faltam interessados no assunto na capital curitibana, embora eles sejam escassos. Os eventos de mídias sociais, como YouPix, Social Media Brasil, são comuns e até recorrentes no eixo Rio – São Paulo. No entanto, Curitiba sofre com a falta desse tipo de discussão.

Foi essa constatação que motivou a criação do Curitiba Social Media, promovido pelo Centro Europeu. Além dele, a capital paranaense já contava anualmente com o Fórum de Mídias Sociais Digitais (FMDS), que é organizado em grande parte por agências e voluntários do setor. "Curitiba tem um grande potencial no setor. A cidade tem grandes profissionais e personalidades das mídias sociais. Há a necessidade de algo pelo menos anual sobre o assunto para atualizar todos sobre as últimas tendências, sobre ‘o que está rolando’", diz o gerente de marketing Sandro Rodrigues, que também é diretor do curso de Marketing do Centro Europeu.

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