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Os direitos e deveres do consumidor fazem parte dos debates dos colégios de Curitiba, mais por serem um assunto do cotidiano dos alunos do que por fazerem parte de alguma disciplina específica. "Procuramos trazer o tema para discussão nas diferentes áreas do conhecimento. Geralmente é na geografia, quando se estuda o comércio, e na matemática, com encartes de supermercado, que os professores falam do consumo e dos fatores ligados a ele", diz a assessora pedagógica do colégio Bom Jesus, Alessandra Hartmann Machado.

A orientação sobre cálculos dos gastos, consumo consciente e cuidados com leitura de rótulos são os temas mais comuns trabalhados nas escolas. Os deveres também são lembrados. Nas 7.ª e 8.ª séries do colégio Expoente, CD pirata vai virar assunto de aula no segundo semestre. "Estamos montando um projeto nas disciplinas de Artes, Filosofia, Matemática e Inglês que vai discutir a indústria informal, o que está por trás das grandes gravadoras e a questão ética de usar o produto contrabandeado", conta a professora de matemática, Mônica Pinheiro da Silva. Já sobre os órgãos de defesa do consumidor e o Procon, normalmente só existe orientação quando surgem perguntas dos alunos.

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