• Carregando...

Começa nesta terça-feira uma série de relatos de brasileiros que vivem no exterior em tempos de Copa. São diversos depoimentos de cidadãos tupiniquins que moram em países participantes da Copa do Mundo. Como deve ser controlar a euforia verde-amarela estando na casa do "inimigo" enquanto o Brasil batalha na Alemanha? A série começa com a história da estudante Luíza, que mora nos Estados Unidos.

Luiza Lenardt Quadrado tem 23 anos e estuda jornalismo na UFPR em Curitiba. Chegou aos Estados Unidos em janeiro deste ano para estudar inglês e conhecer uma outra cultura. Escolheu o programa Au Pair, em que mora com uma família e cuida das crianças, assim recebe salário e bolsa de estudos. Atualmente Luíza está em Boston, Massachussetts, e é de lá que a estudante vai acompanhar os jogos do Brasil na Copa do Mundo. Fala aí Luíza:

"Estar nos EUA em tempo de Copa é como estar no Brasil em tempo de campeonato de beisebol: ninguém sabe de nada, ninguém comenta nada, não há propaganda alguma a respeito, absolutamente nada que lembre o evento em lugares públicos. A propósito, os americanos estâo muito mais preocupados com os jogos de beisebol - se o Red Sox vai bater os Yankees pela quarta vez consecutiva ou não -, do que com a Copa do Mundo de futebol, que eles sequer sabem quando começa.

Eu estou preocupada em achar lugares onde eu possa assistir aos jogos, porque os canais de TV daqui podem não transmitir todas as apresentações do Brasil. Ainda não sei como vai ser isso, mas vou ter que dar um jeito de encontrar um restaurante brasileiro, algum lugar onde alguém saiba dar um jeitinho pra assistir tudo. Às vezes dá uma saudade de simplesmente conversar sobre a Copa ou sobre futebol numa roda de amigos, mas aqui o esporte não é nada popular, não há times famosos, então ninguém se importa. Eu ainda tenho sorte de morar com uma hostfamily italiana, pois consigo comentar alguma coisa sobre futebol com quem entende e sempre discute o assunto na hora do jantar, junto das crianças que são loucas pelo esporte e pela seleção da Itália. Mas durante a Copa vou ter que me enturmar com a comunidade brasileira, já que os americanos parecem não dão a mínima pra isso e também porque assistir à Copa do Mundo na casa de italianos não tem como ser uma boa idéia..."

Deixa também sua história no exterior em tempos de Copa na página do blog

Próxima história: Na terra dos arquiinimigos - Argentina, nesta quarta-feira (17/05).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]