• Carregando...

Bola rolando na Copa do Mundo: pelo grupo F, Argentina e Holanda se enfrentam nos gramados alemães e por aqui o jogo é passado na televisão... às quatro da tarde. Já que o país realmente pára somente nos jogos do Brasil, o que fazer para acompanhar os lances de outras grandes partidas em pleno horário de expediente? Como no Mundial de 2002, a cobertura online deve ser a grande saída para os torcedores ávidos em saber o que ocorre lance a lance na Alemanha.

É o que pensa o editor-executivo de esportes do portal UOL, Alexandre Gimenez. Para ele, o grande diferencial da cobertura pela internet é oferecer a "temperatura" da Copa do Mundo aos leitores. "Nos jornais tradicionais, como o impresso, o leitor se informa umas 12 horas após o acontecimento, o que faz com que a cobertura perca um pouco desta temperatura", acredita.

De fato, assim como na Copa da Coréia e do Japão, a internet tem a chance de se destacar como grande fornecedora de informações do mundial. Na competição passada, os jogos eram transmitidos aqui no Brasil de madrugada, um sofrimento para quem tem o sono pesado. Mas quem não ficasse acordado para acompanhar as partidas poderia se informar consultando a internet, logo pela manhã. Já na Alemanha, com os jogos passando no horário de trabalho, o torcedor poderá acessar a internet para saber o que ocorre no mundial.

Credenciais

O Uol se destacou em 2004 por confrontar a Confederação Olímpica Brasileira (COB), que se negou a credenciar os jornalistas de internet na cobertura das Olimpíadas de Atenas, naquele ano, argumentando que estes veículos são poucos representativos. Na Copa da Alemanha, a credencial é feita diretamente com a Federação Internacional de Futebol (Fifa) que, segundo Gimenzes, utiliza critérios mais "jornalísticos" para fazer o cadastro.

Velocidade

O dono do site Futeboltotal, Leonardo Scheinkman, destaca a multimídia da internet como outra vantagem sobre os veículos convencionais. "Você pode ter a notícia, o áudio e o vídeo ao mesmo tempo e instantaneamente", empolga-se. Outro fator é a possibilidade de se informar o que ocorre no mundo todo. Leonardo mora em Miami, nos EUA, e criou o site em 1998 para acompanhar os resultados dos jogos do Campeonato Brasileiro. Atualmente o site cobre vários campeonatos e vai enviar três jornalistas credenciados para o mundial da Alemanha.

Para Leonardo, a principal vantagem é a velocidade das informações. O exemplo foi na convocação da seleção brasileira, que ocorreu nesta segunda-feira (15). "Quando foi confirmada a lista, sete jogadores me enviaram emails comentando sobre a convocação. Pouco tempo depois, os leitores já estavam informados", orgulha-se.

Olhar Paranaense

No Paraná, o destaque para a cobertura de internet da Copa do Mundo fica para a Gazeta do Povo Online. O site vai colocar o tempero paranaense no Mundial da Alemanha, buscando destacar os atletas do nosso estado.

Além disso, o acompanhamento simultâneo das partidas vai possiblitar ao torcedor paranaense (no PC do trabalho ou de casa) não perder nenhum lance dos jogos da Copa.

A interatividade da internet também tem a sua versão na cobertura da Copa do Mundo pela Gazeta do Povo Online. Fóruns de discussão e enquetes estão disponíveis aos torcedores que gostam de pôr a boca no trombone.

O blog da Copa trará textos dos jornalistas da Gazeta do Povo e da Gazeta do Povo Online. Os enviados à Alemanha vão mandar informações fresquinhas sobre a campanha brasileira e de outras seleções.

Dê sua opinião sobre a convocação de Parreira, no Fórum da Copa

Você acredita que o Brasil será hexa? Participe da enquete

Comente os textos do Blog da Copa

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]